sexta-feira, 28 de setembro de 2007

PERGUNTA Nº 16 (FUTEBOL 11)

Um atacante está em posição de fora-de-jogo. Ao ver que um seu colega se encontra numa posição favorável, sai pela linha de baliza, próximo da baliza adversária.
O colega remata à baliza e o guarda-redes defende a soco para o lado.
O primeiro atacante reentra no terreno, corre para a bola e com um pequeno toque
marca golo.
Que decisão deverá tomar o árbitro?

PEDRO HENRIQUES SEM PRESSÃO PARA O DERBY

Nomeado pela Comissão de Arbitragem da Liga para dirigir o «derby» entre Benfica e Sporting do próximo sábado, Pedro Henriques diz que não sente mais pressão pelo erro ontem protagonizado por Duarte Gomes.
Pedro Henriques até foi o quarto árbitro da partida em que Duarte Gomes assinalou uma grande penalidade inexistente a favor do Benfica diante do Estrela da Amadora.«Já estou habituado a viver com a pressão. Sabemos que, na existência de momentos menos felizes, olha-se sempre para a arbitragem com um pouco mais de desconfiança. Mas isso não aumenta a pressão», afirmou o árbitro de Lisboa, em declarações à Antena 1. Garantindo estar «tranquilo» para o grande jogo de sábado, para o qual foi nomeado pela terceira vez consecutiva, Pedro Henriques fala ainda num «sentimento misto»: «Por um lado, há a enorme responsabilidade que acarreta um jogo destes, deixando o árbitro motivado, concentrado e empenhado para fazer um jogo com arbitragem positiva; por outro lado um sentimento de satisfação, pois trabalhamos sempre no sentido de sermos escolhidos para estes jogos e, por isso, só posso estar satisfeito.»

EQUIPAS PORTUGUESAS NA UEFA JÁ TÊM ÁRBITROS

Já são conhecidos os árbitros que vão dirigir, no dia 4 de Outubro, os jogos de Sp. Braga, Belenenses, Paços de Ferreira e União de Leiria relativos à segunda mão da primeira eliminatória da Taça UEFA.
Os quatro representantes portugueses estão obrigados a corrigir as derrotas averbadas na primeira mão, para garantirem a qualificação para a fase de grupos. O Paços de Ferreira, única equipa que disputou o primeiro joigo em solo luso, desloca-se ao reduto dos holandeses do AZ Alkmaar com desvantagem de 0-1. O Belenenses recebe o «poderoso» Bayern depois da derrota na capital da Baviera (0-1), enquanto o Sp. Braga vai procurar dar a volta ao surpreendente desaire na Suécia frente ao Hammarby (1-2). O União de Leiria recebe o Bayer Leverkusen com a missão de corrigir a derrota por 1-3, na Alemanha.


Árbitros:
  • AZ Alkmaar-P. Ferreira, Dan Tudor (Roménia)
  • Belenenses-Bayern, Jacek Granat (Polónia)
  • Sp. Braga-Hammarby, Iain Brines (Escócia)
  • U. Leiria-B. Leverkusen, Costas Kapitanis (Chipre)

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

HORÁRIO MUDA A PARTIR DE DIA 30/09/2007

"De acordo com o estabelecido no nº13 - 19º capítulo do C.O. nº1, a Federação Portuguesa de Futebol informa que os horários dos jogos dos séniores, a praticar a partir do dia 30.09.07 inclusive, passam a ser os seguintes:


  • Continente: 15h00
  • Açores: 15h00 (locais)
  • Madeira: 16h00

OLEGÁRIO BENQUERENÇA DESTINGUIDO!

"O Plenário do Conselho de Arbitragem da FPF decidiu, por unanimidade, aprovar um voto de congratulação ao árbitro internacional Olegário Benquerença e respectivos assistentes, pela participação na fase final do Campeonato do Mundo de Futebol de Sub-17, na Coreia do Sul.Esta decisão vem no seguimento da reunião realizada no dia 19 de Setembro, e premeia o elevado mérito da equipa de arbitragem comandada pelo juiz leiriense, que contribuiu para o elevado prestígio alcançado pela arbitragem portuguesa a nível internacional.Recorde-se que Olegário Benquerença e os árbitros-assistentes Bertino Miranda e José Cardinal estiveram presentes em 4 jogos, incluindo o de atribuição do 3º e 4º lugares."

NOMEAÇÕES PARA 6ª JORNADA DA BWINLIGA

Sábado (29/09)
Benfica – Sporting, Pedro Henriques (Lisboa)
FC Porto – Boavista, Artur Soares Dias (Porto)

Domingo (30/09)
E. Amadora – Marítimo, Bruno Paixão (Setúbal)
V. Setúbal - U. Leiria, Carlos Xistra (Castelo Branco)
Nacional – Naval, Hugo Miguel (Lisboa)
Belenenses - P. Ferreira, Augusto Duarte (Braga)
V. Guimarães - Sp. Braga, Olegário Benquerença (Leiria)

Segunda-feira (01/10)
Académica – Leixões, Paulo Paraty (Porto)

DUARTE GOMES ASSUME O ERRO!

Duarte Gomes reconhece que beneficou o Benfica. O árbitro do jogo com o E. Amadora assume em declarações ao site da Liga o erro que permitiu aos encarnados chegar ao 1-1 já após os 90 minutos na sequência da marcação de uma grande penalidade que não existiu."Perante as evidências que resultam do visionamento das imagens televisivas, reconheço que houve um claro erro de arbitragem” diz Duarte Gomes, admitindo que “pelo momento do jogo em que aconteceu e pelas características da competição, teve consequências que fazem com que pese ainda mais sobre a equipa de arbitragem”.O árbitro lembra que a decisão “foi tomada pela equipa de arbitragem” e que na qualidade de "chefe dessa equipa” deve “assumir o erro cometido”. Duarte Gomes frisa que “é tempo de todo os intervenientes do jogo perceberem que não somos seres infalíveis e estamos em campo durante 90 minutos a tomar dezenas de decisões em fracções de segundo”. “Esconder-me atrás de erros não faz parte da minha forma de viver esta actividade. Por isso quero, sem rodeios, apresentar as minhas desculpas, em nome da equipa de arbitragem, aos clubes envolvidos no jogo e sublinhar também a atitude de respeito revelada por todos os dirigentes e equipas técnicas para com a nossa equipa, apesar do erro cometido”, finaliza.

OLEGÁRIO E PEDRO HENRIQUES ENCABEÇAM LISTA

Do quadro de 12 árbitros que fazem parte dos que, segundo Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, estão em condições de apitar jogos de risco elevado, apenas três não estão disponíveis para dirigir o Benfica-Sporting: Duarte Gomes, Bruno Paixão e Paulo Costa. No entanto, o lote de prováveis nomeados está reduzido a seis nomes, dos quais se destacam os de Olegário Benquerença, por ser árbitro "top class", e de Pedro Henriques, pelo consenso que reúne. Os outros disponíveis são os setubalenses João Ferreira e Lucílio Baptista e os portuenses Paulo Paraty e Jorge Sousa. Em relação ao dérbi do Porto, são três os internacionais que, por terem arbitrado as duas equipas nas duas últimas jornadas, não podem ser nomeados: Paulo Costa, Benquerença e Lucílio Baptista. Também Xistra, por ter estado ontem no Fátima-FC Porto, não pode ser incluído no lote de nomeáveis. Se se confirmar a tendência de designar árbitros do Porto, Jorge Sousa e Paulo Paraty são, naturalmente, os candidatos.

PERGUNTA Nº 15 (FUTEBOL 11)

O guarda-redes acaba de fazer uma defesa.
Ainda com a bola nas mãos, estica a perna e dá um pontapé num adversário que entretanto, por acção do jogo, caíra dentro da baliza.
Como deve proceder o árbitro?

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

NOMEAÇÕES DE 29/09/2007 A 30/09/2007

CAMPEONATO DISTRITAL DE SENIORES DA 1ª DIVISÃO
SERIE A
29/09/2007 - 17:00 - GRUPO DE AGUIAR x LUSO FUT.C.MORENSE
Árbitro:MARIO CARRASCO
29/09/2007 - 17:00 - .D.F.CORTIÇO x G.UNIDOS
Árbitro:PAULO LARGA
29/09/2007 - 17:00 - SPORT C. BROTENSE x CASA POVO CABRELA
Árbitro:LUIS GODINHO
29/09/2007 - 17:00 - LUS.C. ARRAIOLENSE x S. C. ALCAÇOVENSE
Árbitro: JOSÉ CANAVERDE
29/09/2007 - 17:00 - GDR CANAVIAIS x F C SANTANA CAMPO
Árbitro:BRUNO REBOCHO
CAMPEONATO DISTRITAL DE SENIORES DA 1ª DIVISÃO
SERIE B
30/09/2007 - 17:00 - SPG. C. ARCOENSE x UNIÃO PEROLIVENSE
Árbitro:VITOR REGO
30/09/2007 - 17:00 - GD AMIEIRA x ALDEENSE FUT.CLUBE
Árbitro:BRUNO ALMEIDA
30/09/2007 - 17:00 - G.U.AZARUJENSE x BAIRRO STO.ANTONIO
Árbitro:FERNANDO OLIVEIRA
30/09/2007 - 17:00 - F.C.VERA CRUZ x SP. C. S.ROMÃO
Árbitro:MARIO CARRASCO
30/09/2007 - 17:00 - A. SANTIAGO MAIOR x G.D.R.ROSARIO
Árbitro:SERGIO PADEIRO

CAMPEONATO DISTRITAL DE SENIORES DA DIVISÃO DE HONRA
30/09/2007 - 17:00 - G.D.C. ORIOLENSES x O CALIPOLENSE CD VV
Árbitro:CARLOS RODRIGUES
30/09/2007 - 17:00 - GRUPO DESP PORTEL x SPG.VIANA ALENTEJO
Árbitro:JORGE CARRETAS
30/09/2007 - 17:00 - REDONDENSE F.C. x SC BORBENSE
Árbitro:MARIO BELMONTE
30/09/2007 - 17:00 - G. E. ESCOURALENSE x JUV. ALANDROALENSE
Árbitro: JOAO LETRAS
30/09/2007 - 17:00 - ATLETICO SPORT C x CLUBE F. ESTREMOZ
Árbitro:RUI RUSSO
30/09/2007 - 17:00 - G.D.C.T.COELHEIROS x GD MONTE TRIGO
Árbitro:NELSON DIAS
CAMPEONATO DISTRITAL DE JUVENIS
29/09/2007 - 17:00 - SC BORBENSE x LUSITANO GIN CLUBE
Árbitro:PEDRO LOPES
29/09/2007 - 17:00 - ATLETICO SPORT C x GRUPO DESP PORTEL
Árbitro:JOAQUIM ROSADO
29/09/2007 - 17:00 - ESTRELA FC x SL EVORA
Árbitro:JOAO NUNES
30/09/2007 - 11:00 - JUVENTUDE SC x G D S. PEDRENSE
Árbitro:JOAO BARRIGO
30/09/2007 - 15:00 - GDR CANAVIAIS x RIO DE MOINHOS
Árbitro:CARLOS VILELAS

NOVO DESAFIO AOS NOSSOS VISITANTES...

QUEM SERÃO OS TRÊS MELHORES ÁRBITROS DA ÉPOCA 2007/08???

Vote e diganos por ordem do pódio, quais árbitros (incluindo assistentes) que para si, na sua opinião e saber irão ficar nas três primeiras posições da classificação da Associação de Futebol de Évora, no final da época de 2007/2008.

PERGUNTA Nº 14 (FUTEBOL 11)

Já sabemos que, na marcação de pontapés da marca de grande penalidade para se achar o vencedor de uma partida, o guarda-redes, colega do executante, deve permanecer fora da área de grande penalidade onde decorre a execução, junto da intercepção da linha de baliza com a linha da área de grande penalidade.
Pretende-se saber se deve estar fora ou dentro do terreno de jogo. Explicite com exactidão.

DUARTE GOMES NA TAÇA UEFA

O árbitro Duarte Gomes foi nomeado para dirigir o jogo entre os dinamarqueses do FC Copenhaga e os franceses do Lens, da 2ª mão da 1ª pré-eliminatória, a 4 de Outubro.A acompanhar Duarte Gomes vão estar os assistentes José Ramalho e Tiago Trigo, bem como Pedro Henriques, na qualidade de 4º árbitro.

UEFA CONTRA AS BOLAS FORA PARA ASSISTÊNCIA A LESIONADOS

A UEFA decidiu colocar uma pedra sobre uma das mais antigas polémicas no futebol ao recomendar que as equipas não coloquem a bola fora quando há um jogador lesionado no relvado. Segundo o órgão máximo do futebol europeu, terá de ser sempre o árbitro a avaliar a situação e a optar pela interrupção do jogo.
Uma recomendação que segundo Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, foi feita na semana em que se iniciaram as competições em Portugal e que tem sido passada às equipas pelos árbitros antes do início de cada jogo. «São instruções da UEFA e, como tal, têm sido passadas às equipas», destacou o dirigente sem querer comentar os objectivos da nova medida.
Apesar da recomendação já estar bem clara nas leis de jogo, quando há um jogador lesionado em campo, são os jogadores que, na maioria das vezes, optam por interromper a partida para que o adversário possa receber assistência. Mas a UEFA alerta que, nestas situações, a equipa não deve, depois, esperar que o adversário devolva a bola como ditam as «leis» do fair-play.
A UEFA recomenda, assim, que seja o árbitro a decidir interromper o jogo, para que o jogador lesionado possa receber assistência e que o lesionado só regresse ao jogo depois deste ter sido reatado. Uma recomendação que fere o sentido de solidariedade entre os jogadores e que vem dar razão a treinadores como Jorge Jesus que, recentemente, qualificou o «fair-play», nestes casos, como uma «treta».

terça-feira, 25 de setembro de 2007

PERGUNTA Nº 13 (FUTEBOL 11)

Num jogo de carácter particular, cada equipa apresenta-se com 18 jogadores. Nesse jogo quantas substituições podem ser feitas por cada equipa?

NOMEAÇÕES PARA A CARSBERG CUP (TAÇA DA LIGA)

O encontro Vitória de Guimarães-Sporting, considerado o mais importante da terceira eliminatória da Carlsberg Cup (Taça da Liga) a disputar esta quarta-feira, vai ser dirigido pelo árbitro Bruno Paixão, da AF de Setúbal.
O jogo, a decorrer no estádio D. Afonso Henrique, na cidade-berço, tem início agendado para as 20:45, sendo transmitido em directo pela RTP1. Na Amadora, na direcção da partida entre Estrela e Benfica, estará Duarte Gomes enquanto a partida entre Fátima e FC Porto terá a dirigi-la Carlos Xistra.

Nomeações para Taça da Liga:
  • Beira Mar-Paços de Ferreira: João Vilas Boas
  • V. Setúbal-Sp. Braga: Elmano Santos
  • Leixões-União de Leiria: Cosme Machado
  • Penafiel-Nacional: Paulo Costa
  • Portimonense-Belenenses: Hugo Miguel
  • Fátima-FC Porto: Carlos Xistra
  • Est. Amadora-Benfica: Duarte Gomes
  • V. Guimarães-Sporting: Bruno Paixão

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

PERGUNTA Nº 12 (FUTEBOL 11)

O n.º 8 da equipa visitante remata à baliza.
O n.º 11 dessa mesma equipa está em posição de fora-de-jogo, mas não tem influência na trajectória da bola, nem influencia a acção dos seus adversários. A bola é defendida pelo guarda-redes que a soca na direcção do n.º 11, o qual remata de imediato e mete-a na baliza.
O golo é válido? Porquê?

sábado, 22 de setembro de 2007

ARBITROS E OBSERVADORES DA A.F.E EM ACÇÃO

ARBITROS:

TAÇA DE PORTUGAL - 2.ELIMINATÓRIA-SÉRIE B
  • AD PONTASSOLENSE VS. C.F.OLIVEIRA DOURO - JOSE GODINHO
CAMP. NACIONAL DE JUNIORES-A 2 DIVISAO - 1ªFASE-SERIE C
  • CF ELVENSES VS. SC UNIÃO TORREENSE - HUGO CARDOSO

1ªFASE-SERIE D

  • MOURA ATLET CLUBE VS. GRUPO DESP. FABRIL - JOAQUIM GATO
CAMPEONATO NACIONAL DE INICIADOS - 1ªFASE-SERIE F
  • DESPERTAR SPG C VS. INTERNACIONAL C. A. - HUGO QUINTINO
OBERVADORES:
  • A.DESP.FAZENDENSE VS. SERTANENSE FC - JOSE COELHO

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

A.F.E. ESTEVE NO VI ENCONTRO NACIONAL ÁRBITRO JOVEM

NAF SETÚBAL ORGANIZA COLÓQUIO

Este evento terá lugar no dia 28 de Setembro, pelas 21h00, no salão nobre da Câmara Municipal de Setúbal.
O tema deste colóquio será "Contributos da alta competição para a captação de novos árbitros: A profissionalização e a Escola Nacional de Arbitragem".

FUTSAL - CARDOSO E PARATY NOMEADOS

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou os árbitros internacionais portugueses, António Cardoso e Pedro Paraty, para os jogos de carácter particular que a Selecção Nacional de Futsal vai realizar, a 25 (14h15) e 26 de Setembro (21h30), no Pavilhão das Travessas, em São João da Madeira.Com António Cardoso estarão também, a 25 de Setembro, o segundo árbitro, Ricardo Silva, sendo António Sousa o cronometrista. Pedro Paraty estará acompanhado por Abílio Bessa, com Ricardo Coutinho a exercer as funções de cronometrista.Estes jogos entre lusos e “canarinhos” inserem-se no plano de preparação da nossa Selecção com vista à participação na fase final do Campeonato da Europa Portugal2007, que vai decorrer entre 16 e 25 de Novembro, em Gondomar e Santo Tirso.

PERGUNTA Nº 11 (FUTEBOL 11)

Um atacante, com a bola em seu poder, é empurrado por um adversário. O árbitro dá a lei da vantagem porque um colega do atacante se apoderou da bola. Este avança com ela e remata à baliza, mas a bola saiu ao lado do poste.
Que decisão deve tomar então o árbitro? Porquê?

OS ESTREANTES NA LISTA DA FIFA

Carlos Xistra e Rui Costa em cima nas fotos são as caras novas nos nomes indicados para árbitros internacionais de Futebol de 11. Da lista dos 9 internacionais saiu Paulo Paraty que completará 45 anos brevemente e saiu também Paulo Pereira, que estava em 10º lugar, tendo sido apenas pré-internacional.

LISTA DE INTERNACIONAIS PARA 2008 SERÁ APRESENTA Á FIFA

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, reunido em plenário, fez chegar à Direcção da FPF a sua proposta relativa à indicação da lista de árbitros internacionais para o ano de 2008, que será apresentada à FIFA. Eis os árbitros indicados:

Árbitros Internacionais:
  • Olegário Manuel Bartolo Faustino Benquerença
  • Lucílio Cardoso Cortez Batista
  • Pedro Proença Oliveira Alves Garcia
  • Bruno Miguel Duarte Paixão
  • Paulo Manuel Gomes Costa
  • João Francisco Lopes Ferreira
  • Duarte Nuno Pereira Gomes
  • Manuel Jorge Neves Moreira de Sousa
  • Carlos Miguel Taborda Xistra
  • Rui Manuel Gomes Costa
Árbitros Assistentes:
  • Bertino Cunha Miranda
  • José Manuel Silva Cardinal
  • João Ferreira dos Santos
  • Paulo Jorge Januário Leite Ribeiro
  • José Tiago Garcia Bolinhas Trigo
  • Sérgio Manuel Lacroix Pimenta
  • José Carlos Neves Ramalho
  • Sérgio David Gouveia Serrão
  • Serafim Baía Nogueira
  • Alfredo Augusto Fernandes Braga
Árbitros de Futsal:
  • Francisco José Seca Parrinha
  • José Pedro Gomes F. Paraty da Silva
  • António José Fernandes Cardoso
  • Eduardo José Fernandes Coelho

Árbitras:

  • Sandra Braz Bastos
  • Berta Maria Correia Tavares
  • Márcia Monteiro Pejapes
Árbitros de Futebol de Praia:
  • João Carlos Azevedo António Almeida
  • Carlos Ferreira Oliveira Frazão
  • Carlos Pedro Carvalho Francisco

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

NOMEAÇÕES DE 22/09/2007 A 23/09/2007

22/09/2007 - 14:00 - LUSITANO GIN CLUBE x ESTRELA FC
Árbitro: VITOR MANUEL CARVALHO REGO

22/09/2007 - 17:00 - G D S. PEDRENSE x LUSO FUT.C.MORENSE
Árbitro: JOSE CARLOS COELHO CANAVERDE

22/09/2007 - 17:00 - SL EVORA x JUVENTUDE SC
Árbitro: MARIO JORGE PINHEIRO CARRASCO

22/09/2007 - 17:00 - GRUPO DESP PORTEL x GDR CANAVIAIS
Árbitro: RUI FILIPE DIAS RUSSO

23/09/2007 - 15:00 - RIO DE MOINHOS x SC BORBENSE
Árbitro: FERNANDO JORGE OLIVEIRA

PERGUNTA Nº 10 (FUTEBOL 11)

Como último recurso, um defesa sobre a linha de golo, defende a bola com as mãos. Esta ressalta para jogo e um avançado faz a recarga e consegue obter golo.
Como deve agir o árbitro?
Note que a bola veio directamente de um lançamento lateral em que se entrasse o golo não seria válido.

LEICESTER MOSTROU GRANDE FAIR-PLAY

Os relvados ingleses voltaram a ser palco de mais uma história de fair-play, com o futebol a ser o grande vencedor do Nottingham Forest-Leicester. O jogo contava para a Taça da Liga, e fora interrompido, há três semanas, devido a Clive Clarke, defesa dos visitantes, ter desmaiado no balneário, ao intervalo do jogo. As suspeitas de um problema cardíaco levaram a Liga a remarcar a partida para esta terça-feira.Há três semanas, o Forest vencia por 1-0, mas no jogo de repetição, o resultado teve de voltar ao 0-0. No entanto, o Leicester teve um grande gesto de fair-play, pela «magnífica reacção do Forest ao incidente de Clarke», e deixou a equipa da casa voltar à vantagem, com um golo aos 23 segundos, apontado pelo guardião Paul Smith, que foi avançando pelo relvado sem ser perturbado pelos adversários.«Informámos o Nottingham sobre nossas intenções 20 minutos antes do começo da partida. O guarda-redes foi o escolhido para marcar o golo, para evitar qualquer suspeita de apostas», explicou o técnico do Leicester, Gary Megson, que é também o ex-treinador do Forest.O gesto já mereceu o aplauso da Liga. «O presidente Lord Mawhinney contactou esta manhã o director-executivo do Leicester, Tim Davies, congratulando-o pelo acto de desportivismo frente ao Nottingham Forest. Os gestos do Leicester são uma demonstração do futebol no seu melhor, reflectem-se extremamente bem no jogo», declarou o director de comunicação da Liga, John Nagle.Apesar de ter permitido a vantagem ao Forest, o Leicester não foi tão simpático no resto do desafio e acabou por vencer 3-2 e passar à eliminatória seguinte.

OLEGÁRIO "LANÇADO" PARA O EURO-2008

Olegário Benquerença é apontado pelos seus pares como o principal candidato para recolocar a arbitragem portuguesa nas grandes provas internacionais.
O árbitro da AF Leiria representou, recentemente, o nosso País no Campeonato do Mundo de sub-17, na Coreia do Sul, tendo dirigido o encontro de apuramento dos terceiro e quarto classificados, entre Alemanha e Gana. José Cardinal e Bertino Miranda foram os seus auxiliares. No último dia da acção de formação para árbitros jovens que teve lugar em Rio Maior, no passado fim-desemana, Benquerença foi alvo de uma homenagem por parte da APAF e dos jovens árbitros presentes.
«Foi uma forma de lhe agradecermos pelo modo como dignificou a arbitragem portuguesa», explica António Sérgio. No mesmo registo, Cunha Antunes aponta Olegário Benquerença como «um sério candidato a estar presente no Euro-2008».

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

PERGUNTA Nº 9 (FUTEBOL 11)

Pontapé de saída para início da 2.ª parte. O executante chuta a bola directamente para a baliza adversária onde, sem oposição a bola acaba por entrar. Nesse instante o árbitro apercebe-se que o guarda-redes se encontra junto à linha lateral a solicitar a sua reentrada, pois a sua equipa apenas tem dez jogadores em campo.
O que deve fazer o árbitro?

JUVENIS "ESTREIAM" OFICIALMENTE A ÉPOCA 2007/08


1ª. Jornada do Campeonato Distrital de Juvenis (Dia 22/09/2007 - 17 horas):

  • Montoito vs. União;
  • São Pedrense vs. Luso Morense;
  • Sport Lisboa e Évora vs. Juventude;
  • Lusitano vs. Estrela;
  • Rio de Moinhos vs. Borbense;
  • Portel vs. Canaviais;
  • - Descansa o Atlético de Reguengos;

VÍTOR PEREIRA: «DEVE-SE ESTAR AGRADECIDO A PAULO PEREIRA»

Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, comentou as queixas do Sporting. "Se Paulo Pereira fez referência a uma instrução interna foi no sentido de clarificar, de ajudar. O que se deve estar é agradecido a Paulo Pereira por ter sido preventivo", referiu à TSF.
Segundo Vítor Pereira, o Sporting não tem razão na reivindicação de ver a nota interna da CA da Liga sobre os atrasos para os guarda-redes porque "aquele é um comunicado para equipa de arbitragem". "Por que é que há-de ser tornada pública? Nós assistimos às palestras dos treinadores?", questionou Vítor Pereira.

NOMEAÇÕES PARA 5ª JORNADA DA BWINLIGA

21/09/2007 - Sexta-Feira
  • Boavista – Académica, Lucílio Baptista (AF Setúbal)

23/09/2007 - Domingo

  • Paços Ferreira - FC Porto, Olegário Benquerença (AF Leiria)
  • Marítimo – Belenenses, Cosme Machado (AF Braga)
  • U. Leiria - E. Amadora, Vasco Santos (AF Porto)
  • Sporting - V. Setúbal, Paulo Baptista (AF Portalegre)
  • Sp. Braga – Benfica, Paulo Costa (AF Porto)
  • Naval - V. Guimarães, Elmano Santos (AF Madeira)

24/09/2007 - Segunda-Feira

  • Leixões – Nacional, João Ferreira (AF Setúbal)

TAÇA UEFA: ÁRBITROS DOS JOGOS DOS PORTUGUESES

A UEFA divulgou esta manhã os árbitros para os jogos de quinta-feira da Taça UEFA, que conta com a participação de quatro equipas portuguesas. Árbitros para jogos das equipas portuguesas:
  • Bayer Leverkusen - U. Leiria, Vladimir Hrinak (Eslováquia)
  • Paços de Ferreira - AZ Alkmaar, Peter Rasmussen (Dinamarca)
  • Bayern - Belenenses, Stefan Johannesson (Suécia)
  • Hammarby - Sp. Braga, Oleh Oriekhov (Ucrânia)

terça-feira, 18 de setembro de 2007

"APITO DE LATA" PREPARADO PARA ÉPOCA 2007/08

Foi hoje, dia 18/09/2007 que o "Apito de Lata" se preparou com pompa e circustância para a nova Época Distrital em Évora que ai se avizinha. Decidi que era altura de mudar a cor do blog e dar-lhe uma nova cara, com mais energia e mais alegria para combater todas as adversidades que a arbitragem terá ao logo deste ano.
Queria com isto dar uma palavra de incentivo aos meus colegas, quer aqueles que estão no distrital, quer os que estão no nacional, e dizer-lhes que este blog também é vosso, que aqui estarei para noticiar qualquer acontecimento relacionado com voces, pois para isso mesmo é que este blog foi criado.
Fico por aqui e desejo a todos uma boa e grandiosa época, e que todos sem excepção consigam alcançar os seus objectivos.

PERGUNTA Nº 8 (FUTEBOL 11)

O árbitro apitou para o início do jogo. O executante toca a bola para o seu próprio meio campo, o que leva o árbitro a ordenar a repetição do pontapé de saída. Nesse momento o treinador de uma das equipas solicita a substituição de um jogador que se sentiu indisposto.
Poderá o árbitro consentir? Justifique a sua resposta.

CARTÃO A SÉRGIO RAMOS POR HOMENAGEM A PUERTA É ANULADO

O comité da competição da federação espanhola (RFEF) decidiu anular o cartão amarelo recebido pelo defensa Sergio Ramos, do Real Madrid, durante a goleada de 5 a 0 sobre o Villarreal, no último domingo, pela segunda jornada do Campeonato Espanhol. Sergio Ramos foi advertido pelo árbitro Luis Medina Cantalejo por ter, depois do terceiro golo do Madrid, marcado por Ruud van Nistelrooy, levantado a camiseta de jogo e exibido uma homenagem a Antonio Puerta, jogador do Sevilla morto na terça-feira anterior. "Puerta, irmão, D.E.P. (descanse em paz), nunca te esqueceremos" era o texto da mensagem do jogador madridista, que antes defendia o Sevilla.
O comitê de competição afirmou entender que o caso envolve "excepcionalíssimas circunstâncias" e que a atitude de Sergio Ramos foi "uma homenagem sincera, a recordação amistosa de um irmão, como ele mesmo chama, morto em plena juventude".
Ao saber da decisão da RFEF, Sergio Ramos comentou: "Quando fiz a dedicatória, eu sabia do regulamento e entendi que o árbitro mostrasse o cartão, mas eu tinha de fazer a homenagem. Talvez, pela circunstância, poderia não ter havido o cartão, mas eu entendi. Agora, fico feliz e agradeço o detalhe da anulação. O comitê de competição compreendeu meus motivos".

ÁRBITROS PORTUGUESES NA TAÇA UEFA

  • Lucílio Baptista (José Ramalho e Serafim Nogueira como assistentes e Elmano Santos como 4º árbitro), no “FC Groningen - ACF Fiorentina”, a 20 de Setembro.
  • João Ferreira (Sérgio Serrão e Alfredo Braga como assistentes e Augusto Duarte como 4º árbitro) no “Dinamo Bucareste - IF Elfsborg”, a 20 de Setembro.
  • Bruno Paixão (Tiago Trigo e Paulo Ramos como assistentes e Carlos Xistra como 4º árbitro) no “FC Artmedia - Panathinaikos”, a 20 de Setembro.

ÁRBITROS PORTUGUESES NA CHAMPIONS LEGUE

  • Olegário Benquerença (auxiliado por Bertino Miranda e José Cardinal e com Paulo Pereira como 4º árbitro) vai dirigir o jogo Slávia Praga-Steaua Bucareste.
  • Pedro Proença (apoiado pelos assistentes João Santos e Sérgio Lacroix e com Vasco Santos como 4º árbitro) vai arbitrar o jogo PSV Eindhoven-CSKA Moscovo.

FANDEL NO ALVALADE XXI

O alemão Herbert Fandel foi o árbitro designado pela UEFA para dirigir o jogo entre o Sporting e o Manchester United, que assinala a estreia de «leões» e «red devils» na fase de grupos da Liga dos Campeões. Fendel viaja da Alemanha e tem 43 anos, este árbitro é pianista de profissão.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

PERGUNTA Nº 7 (FUTEBOL 11)

O guarda-redes, depois de controlar a bola com as mãos, passa-a a um colega situado dentro da sua área de grande penalidade. Este devolve-lha. Então o guardaredes toca a bola com uma só mão, mas não a agarra. Como proceder neste caso?

"EM 2011 HAVERÁ ÁRBITROS PROFISSIONAIS"

No decorrer do Encontro Nacional do Árbitro Jovem, a decorrer este fim-de-semana em Rio Maior, Vítor Pereira acrescentou que «ainda não é o momento» de divulgar o trabalho da Comissão de Arbitragem sobre a profissionalização dos árbitros, «um processo com várias etapas».
Vítor Baía, actual relações externas do FC Porto, esteve esta manhã em Rio Maior, tendo afirmado: «Um árbitro deve ter coragem, deve saber lidar com as pessoas e deve saber que vai errar muitas vezes, mas não deve permitir que isso condicione a arbitragem de um jogo.» «É uma falta de carácter colmatar um erro com outro erro», acrescentou Vítor Baía, ao mesmo tempo que criticou uma certa «mentalidade portuguesa» de «utilizar a figura do árbitro para branquear resultados menos conseguidos».

MIKE RILEY EM MILÃO E LUBOS MICHEL NO PORTO

O inglês Mike Riley é o árbitro do AC Milan-Benfica, jogo da primeira jornada do Grupo D da Liga dos Campeões que se realiza terça-feira em Itália, anunciou hoje a UEFA. Já a recepção do FC Porto ao Liverpool, encontro inaugural do Grupo A, também terça-feira, é dirigida pelo eslovaco Lubos Michel.O Sporting joga apenas quarta-feira, em Alvalade, frente ao Manchester United, em partida do Grupo F, com o nome do árbitro apenas a ser conhecido hoje.

sábado, 15 de setembro de 2007

ÁRBITROS E OBSERVADORES DA A.F.E EM ACÇÃO

ARBITROS:

CAMPEONATO NACIONAL 2ª DIVISAO - SÉRIE C

  • UD RIO MAIOR VS. SC UNIÃO TORREENSE - LUIS SILVA

CAMPEONATO NACIONAL 2ª DIVISAO - SÉRIE D

  • GRUPO DESP LAGOA VS. C.OPERARIO DESP - HUGO CARDOSO

CAMPEONATO NACIONAL 3ª DIVISAO - SÉRIE E

  • G. D. ALCOCHETENSE VS. SC ESTRELA - HUGO QUINTINO
CAMPEONATO NACIONAL DE JUNIORES-A 2ª DIVISAO - 1ªFASE-SERIE D
  • PORTIMONENSE SPG C VS. DESPERTAR SPG C - JOSE GODINHO

CAMPEONATO NACIONAL DE JUNIORES-C - 1ªFASE-SERIE F

  • LUSITANO GIN CLUBE VS. ESTRELA FC - JOAQUIM GATO

OBSERVADORES:

  • ATL. C. CACEM VS. S LX CARTAXO - JOSE SERRA
  • O ELVAS CAD VS. C.S.D.CAMARA LOBOS - AMÉRICO GONÇALVES
  • AMORA FC VS. SC M ALJUSTRELENSE - NUNO BRANCO
  • CD COVA PIEDADE VS. GD BEIRA-MAR - SEBASTIÃO FERNANDES

MARKUS MERK "DEFENDE" SCOLARI

O árbitro da partida Portugal-Sérvia, Markus Merk, defendeu o seleccionador nacional, Luis Filipe Scolari, corroborando a versão de que a atitude do treinador foi uma reacção a uma provocação e agressão do jogador sérvio dragutinovic.Segundo a edição online do semanário ‘Expresso’, o árbitro já terá enviado um relatório à UEFA onde dá razão a Scolari e justifica o cartão vermelho dado ao defesa sérvio. O relatório entregue UEFA deverá assim servir de atenuante para atitude do seleccionador nacional.

1.ª ÁRBITRA EM JOGOS DA BUNDESLIGA

Bibiana Steinhaus vai ser a primeira mulher da história a fazer parte de uma equipa de arbitragem num jogo do campeonato alemão. Com 28 anos, Steinhaus, polícia de profissão, vai ser a 4.ª árbitra no jogo da quinta jornada entre o Borussia Dortmund e o Werder Bremen."Estou bastante contente e confiante no meu papel, que tem de ser encarado com seriedade", declarou Bibiana Steinhaus ao Kicker.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

PERGUNTA Nº 6 (FUTEBOL 11)

Chove. Para defender uma bola rematada rente ao chão, o guarda-redes lança-se, consegue apanhar a bola, mas deslizando pela relva, vai sair fora da área de grande penalidade com ela bem agarrada entre os braços.
Deve o árbitro intervir ou não? Como? Porquê?

VI ENCONTRO NACIONAL DO ÁRBITRO JOVEM

Realiza-se no Centro de Estágios de Rio Maior nos próximos dias 14, 15 e 16 de Setembro. Esta é uma acção de formação para Jovens Árbitros, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos de idade, e que tem como objectivo a “construção do perfil do Árbitro ideal”, não pretendemos ensinar Leis do Jogo mas sim contribuir para o enriquecimento da sua personalidade e para estruturarem a sua carreira como Árbitros de sucesso. O que se pretende é a motivação dos nossos jovens Árbitros a prosseguirem na carreira da arbitragem, são a nossa Selecção de Esperanças.
Consulte o programa em anexo.

“VAMOS FALAR DE ARBITRAGEM”

O Núcleo de Árbitros da Costa Verde, sedeado na Póvoa, e a Associação de Futebol da Póvoa de Varzim, organizadora do Campeonato de Futebol Inter freguesias, levaram a efeito uma palestra sobre arbitragem, onde se abordaram as últimas alterações aprovadas para esta temporada. Foi moderador José Ribeiro, presidente do Núcleo poveiro e observador de árbitros da Liga Portuguesa de Futebol profissional, que explicou as dúvidas levantadas pelas dezenas de árbitros do referido campeonato.
José Ribeiro mostrou-se satisfeito por mais esta reciclagem, embora muito ficasse por abordar. "Aflorou-se um pouco das novas alterações às Leis de Jogo. Falamos dos takles, as entradas de carrinho, as cotoveladas e o uso indevido dos braços. É evidente que haviam muitas outras situações para falar, porque a arbitragem não se esgota numa sessão. Esta é uma acção contínua de formação e é pena que estas iniciativas não se façam mais vezes. É que o Inter Freguesias precisa destes encontros, pois só assim sai valorizado para que os jogos corram de outra forma".
Sobre os mais recentes casos que se prendem com os atrasos de bola para o guarda-redes, Ribeiro explicou que "a questão não foi falada". "Esta sessão centrou-se na apresentação de trabalhos feitos. Os árbitros presentes tiveram o privilégio de verem o que é feito na Liga Profissional, portanto, o Inter Freguesias está à frente de todos os outros campeonatos. Os árbitros da Póvoa demonstraram mais uma vez que gostam de arbitragem e numa sala cheia, as questões levantadas foram esclarecidas. Essas questões incidiram mais no fora-de-jogo e nas situações em que o jogador deve ou não ser punido".
Sobre a verdadeira função do Núcleo, José Ribeiro esclareceu que "está destinado para a formação" e, por isso, lembra que tem trazido "muito material para mostrar aos árbitros". "Desde que a Comissão Organizadora do Inter Freguesias esteja interessada em organizar mais vezes estes encontros, estaremos disponíveis".
Ainda sobre o desempenho de quem dirige uma partida de futebol, Ribeiro destaca o nível destes árbitros e ao facto de não haver "segurança, nem policiamento". "Este grupo tem que ter muita coragem para ir para dentro de um campo e arbitrar um jogo sem esses requisitos, o que não acontece a nível nacional. É, de facto, uma aventura".

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

PERGUNTA Nº 5 (FUTEBOL 11)

A equipa A acaba de marcar um golo. Nesse momento o árbitro apercebe-se que o golo foi obtido por um jogador suplente que se encontrava indevidamente em terreno de jogo.
Como deve agir o árbitro?

NOMEAÇÕES PARA 4ª JORNADA - BWINLIGA E VITALIS

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

PERGUNTA Nº 4 (FUTEBOL 11)

O árbitro interrompe o jogo para advertir um jogador que, de braços no ar, reclamava uma sua decisão. Ordena em seguida o recomeço do jogo através de um pontapé-livre, esquecendo-se de levantar o braço, o que induz o guarda-redes em erro, pois como a bola foi chutada directamente à baliza, em vez de se desviar, tenta defendê-la, mas, apesar de lhe tocar com a ponta dos dedos, não conseguiu evitar que ela entrasse.
Como deverá então agir o árbitro?

LIGA DISSE AOS ÁRBITROS QUE XISTRA ERROU

A Comissão de Arbitragem (CA) da Liga tem duas versões, contraditórias, da análise à polémica desencadeada pelo livre-indirecto que decidiu o FC Porto-Sporting da penúltima jornada. A discussão da decisão do árbitro Pedro Proença, que puniu assim um atraso de Polga para Stojkovic, teve como termo de comparação um lance semelhante, do Sporting-Belenenses, que Carlos Xistra optou por não punir. Perante a variedade de leituras da lei do jogo que se seguiram ao clássico, a CA, presidida por Vítor Pereira, decidiu, a 4 de Setembro, tornar público um “esclarecimento técnico” em que conclui que, “se um defensor efectua um pontapé que leve a bola no sentido da linha de baliza, seja esse pontapé um corte ou um passe, pode ser punido com pontapé livre-indirecto, no caso de o guarda-redes tocar a bola com as mãos”. Ao dizer que “pode” ser assim, a CA legitima a actuação de ambos os juízes. No entanto, contradiz-se num “esclarecimento interno” posterior. A 8 de Setembro, e porque vários árbitros, assistentes e observadores continuavam a reclamar uma explicação mais clara, a CA remeteu-lhes novo documento, este “exclusivamente de cariz interno” e que não deixa margem para dúvidas: “Mesmo admitindo outras interpretações, mas sendo absolutamente explícita e taxativa, é entendimento da CA que os lances ocorridos nos jogos FC Porto-Sporting e Sporting-Belenenses deveriam ter sido ambos sancionados com pontapé livre-indirecto”. Ou seja, Proença decidiu bem e Xistra devia ter mandado marcar o livre. Escreveu a Comissão de Arbitragem.

PLANIFICAÇÃO DOS CAMPEONATOS DA A.F.E.

Para mais informações, contacte os serviços da Associação de Futebol de Évora ou então vai a www.afevora.pt.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

PERGUNTA Nº 3 (FUTEBOL 11)

Inexplicavelmente, junto ao centro do terreno, um jogador dá um pontapé num colega de equipa. O árbitro viu e interrompe o jogo que no momento decorria a meio do meio campo dessa equipa.
Que procedimento deve tomar em seguida?

BENQUERENÇA NO JOGO DO 3º E 4º - SUB/17

O árbitro internacional português que esteve a representar a arbitragem lusa no Campeonato do Mundo de Sub/17, na Coreia, encerrou a sua participação nesta competição dirigindo o jogo de atribuição do 3º e 4º lugares.
Nesta partida, a selecção alemã levou de vencida a sua congénere do Gana por 2 a 1, tendo o golo da vitória sido obtido já nos descontos. O "Apito de Lata" felicita o árbitro leiriense Olegário Benquerença e os árbitros assistentes Bertino Miranda e José Cardinal pela brilhante prestação que tiveram neste campeonato do mundo de sub/17 onde tiveram a oportunidade de dirigir dois jogos da fase de grupos, um jogo dos 16º de final e, por fim, este jogo de atribuição do 3º e 4º lugares.

GUIA DO OBSERVADOR DE FUTEBOL 11

O Site da Federação Portuguesa de Futebol disponibilizou a Edição 2007 do Guia do Observador de Futebol 11. Esta edição foi compilada pelo Professor João Jorge Pombo e pode obtê-la através do seguinte link:

Guia do Observador

PORTUGAL COM CINCO EQUIPAS DE ARBITRAGEM NA UEFA

Portugal vai ter cinco equipas de arbitragem completas a dirigir jogos das competições da UEFA, revelou esta segunda-feira a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, acrescentando tratar-se de um recorde.
Não foram ainda tornados públicos os jogos em causa, mas já se sabe que Olegário Benquerença (auxiliado por Bertino Miranda e José Cardinal) e Pedro Proença (com João Santos e Sérgio Lacroix) vão arbitrar os desafios da ronda inaugural da Liga dos Campeões.Para a primeira jornada da Taça UEFA foram nomeados Lucílio Baptista (apoiado por José Ramalho e Serafim Nogueira), João Ferreira (auxiliado por Sérgio Serrão e Alfredo Braga) e Bruno Paixão (com Tiago Trigo e Paulo Ramos), para partidas a ocorrerem entre 18 e 20 de Setembro.Cada uma das equipas de arbitragem vai ser acompanhada por um quarto árbitro, também português, designado pela UEFA.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

PERGUNTA Nº 2 (FUTEBOL 11)

Um jogador, com a bola em jogo, atira uma bota, desde a sua área de grande penalidade, sobre um adversário situado fora dela, mas dentro do terreno de jogo.
O árbitro apitou. O que deve então fazer?

BERTA TAVARES NA BÓSNIA

Berta Tavares, árbitra internacional portuguesa, foi nomeada para dirigir um jogo do Grupo 6 de apuramento para o Campeonato da Europa Feminino Sub-19.
A fase de qualificação deste grupo vai realizar-se de 26 de Setembro a 3 de Outubro, na Bósnia. A acompanhar a juíza lusa vai estar a árbitra-assistente Célia Santos.

ÁRBITROS JA PREPARAM NOVA ÉPOCA

Os melhores árbitros e árbitros assistentes da Europa reúniram-se este fim-de-semana (8 e 9 de Setembro), de modo a prepararem mais uma nova e importante temporada.

Encontro em Nyon

Os juízes vão encontrar-se na Casa do Futebol Europeu, em Nyon, Suíça, de terça a quinta-feira para o 5º Encontro de Verão dos Árbitros de Elite da UEFA, bem como para o 7º Seminário de Árbitros Assistentes. Os principais objectivos do encontro são o reforço dos pontos essenciais das Regras do Jogo para a época 2007/08, a preparação de todos os candidatos para estarem presentes na fase final do UEFA EURO 2008™, na Áustria e na Suíça, e a cooperação e trabalho de equipa com os árbitros assistentes.

Os assistentes e o fora-de-jogo

Os árbitros assistentes irão concentrar as suas actividades do seminário, cujo tema será o fora-de-jogo e o trabalho de equipa, e vão ainda participar numa sessão de treino prática que se concentrará nas decisões do fora-de-jogo. O treino foi concebido para ajudar os árbitros assistentes na sua capacidade de decisão, especialmente nas muitas situações de fora-de-jogo milimétricas que surgem durante os jogos.

Sistema de comunicação

No futebol moderno, os árbitros de topo precisam de aliar a força psicológica à boa forma física, mas as discussões também se concentrarão na preparação mental, contando para tal com o aconselhamento de Mattia Piffaretti, especialista suíço em psicologia desportiva, e no avanço do sistema de comunicação dos árbitros, que continuará a ser testado esta época. O Comité Executivo da UEFA seguiu recentemente uma recomendação do Comité de Arbitragem no sentido de ser feito um esforço no melhoramento do sistema para a presente temporada, após um bem-sucedido período experimental em jogos europeus.

O valor do sistema

Num estudo realizado em Fevereiro deste ano, os melhores árbitros da UEFA - árbitros de elite e de primeira categoria que tinham testado o sistema desde o último Outono - realçaram o valor do sistema que envolve um microfone e um auricular, e que permite ao juiz e aos seus assistentes comunicarem durante os jogos. Os melhores árbitros e assistentes continuam a trabalhar em conjunto com a UEFA e os fabricantes no melhoramento e desenvolvimento de elementos como a fiabilidade, o peso e as dimensões dos aparelhos.

ASSISTENTE SERGIPANO PODE SER PROMOVIDO AO QUADRO DA FIFA

A arbitragem sergipana, que já teve Sidrack Marinho duas vezes seguidas como o melhor árbitro do Brasil, sempre lutou para ter novamente um árbitro no quadro da FIFA. Esse nome sempre foi o de Antonio Hora Filho, que se saiu muito bem nas avaliações as quais foi submetido, mas foi superado pelos apadrinhamentos e indicações de árbitros pertencentes à federações de maior peso político e com mais representatividade na CBF.
Agora, Sergipe pode ter nos próximos dias um assistente integrando o Quadro Internacional. O Árbitro Assistente Clériston Clay Barreto Rios, primeiro lugar na prova de avaliação da CBF, foi convidado pela Comissão de Arbitragem da CBF, para se submeter à avaliação física, para ingresso no quadro da FIFA. Terça-feira,(11), Cleriston Clay vai à cidade de São Caetano do Sul, na ABC paulista, onde na parte da tarde, terá reunião com a Comissão Nacional de Arbitragem e à noite, com a Comissão de Ensino da CBF. No dia seguinte, quarta-feira (12), no período da manhã, Cleriston Clay estará se submetendo a avaliação física.
Para o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, Romeu Silva Júnior, a oportunidade que se abre para Cleriston Clay é o resultado do trabalho e dedicação desse profissional, um dos mais bem preparados do quadra da FSF, que encara a profissão com dedicação e seriedade. “Clay é o assistente mais novo do quadro sergipano, possui apenas 28 anos, muito embora tenha demonstrado até aqui, muito talento e segurança em suas atuações nas competições nacionais. Ele tem tudo para ser aprovado e torcemos, para que isso aconteça”, afirmou Romeu Junior.
Além do seu desempenho dentro de campo, Cleriston Clay é um dos mais competentes profissionais do Departamento de Árbitros, pois além de ser graduado em Educação Fisica é detentor de duas Pós-Graduações, é ainda personal training e responsável pela preparação física dos árbitros, pertencentes ao quadro da Federação Sergipana de Futebol.

MARKUS MERK IRÁ DIRIGIR O PORTUGAL VS. SÉRVIA

O alemão Markus Merk, de 45 anos, vai ser na 4ª Feira o árbitro do Portugal - Sérvia.
Foi o árbitro mais novo a apitar na
Bundesliga, com apenas 25 anos, em 1988. Depois apitou nos Jogos Olímpicos de Barcelona e a partir daí começou a sua carreira internacional.
Merk ganhou o título de Melhor Árbitro do Mundo em 2004 e 2005, sendo que, além de ter apitado a final do EURO 2004, apitou a final da Liga dos Campeões em 2003.

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

PERGUNTA Nº 1 (FUTEBOL 11)

Já havia 10 minutos de jogo quando o árbitro se apercebeu que uma das equipas está a jogar com doze elementos.
O que deve fazer o árbitro?

DESAFIO DIÁRIO LANÇADO AOS VISITANTES

Aqui está mais um desafio do "Apito de Lata", que tenta a todo o vapor colocar este espaço a funcionar e a ser funcionável para todos aqueles que o visitam. Assim sendo, a partir de hoje e diáriamente (excepto ao Sábado e Domingo), será colocada uma pergunta sobre Leis de Jogo, ás quais podem responder e assim participar, fazendo também deste espaço, um espaço interessante do ponto de vista da formação. A resposta correcta, será publicada no dia seguinte na referida postagem, na sua caixa de comentários.
Agora "meu povo" é começar a participar para também mostrarem que este desafio vale a pena...

Obrigado e até já!!!

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

TESTES DE FUTEBOL 11 DE INICIO DE ÉPOCA DA FPF

A APAF disponibiliza no seu site, na área da formação, os testes escritos, bem como as respectivas respostas, realizados nos Cursos de Futebol de 11 de Início de Época da Federação Portuguesa de Futebol.

Siga o link associado para consultar os testes dos seguintes Cursos de Avaliação e Aperfeiçoamento:

  • - Curso de Árbitros de 2ª Categoria
  • - Curso de Árbitros Assistentes
  • - Curso de 3ª Categoria (Zona Sul)
  • - Curso de 3ª Categoria (Zona Norte)
  • - Curso de 3ª Categoria (Zona Centro) e Femininos

Link associado

METODOLOGIA DE TREINO PARA ÁRBITROS

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol divulgou a sua proposta de plano de treinos que árbitros e árbitros assistentes deverão seguir durante o mês de Setembro.
Esta metodologia de treino é da autoria do preparador físico, João Dias, e será actualizada todos os meses no Portal do Futebol.

Confira aqui o plano de trabalho

JOAQUIM GATO (A.F.ÉVORA), REPETE TESTE ESCRITO

Joaquim Gato (A.F.Évora), Edgar Gaspar (A.F.Beja), Eugénio Arez (A.F.Algarve), Luís Estrela (A.F.Lisboa) e João Bento (A.F.Santarém) estão convocados a estar no próximo dia 8.09.2007 (Sábado), pelas 14.30 horas, no Hotel dos Templários em Tomar, a fim de realizar o novo teste escrito. Estes 5 árbitros de 3ª Categoria efectuaram no passado dia 12 de Agosto o teste escrito não obtendo o mínimo de 75 pontos. Joaquim Gato terá agora uma nova e derradeira oportunidade para a sua época 2007/2008. Boa Sorte!

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

LIGA DÁ RAZÃO A PROENÇA

A Comissão de Arbitragem da Liga emitiu ontem um esclarecimento sobre a decisão de Pedro Proença no lance polémico que deu origem ao golo do F.C. Porto, no Dragão, frente ao Sporting. Segundo informa aquele organismo o árbitro decidiu bem mandar marcar livre indirecto."Ao contrário do que foi veiculado em diversos meios de informação, se um defensor efectua um pontapé que leve a bola no sentido da linha de baliza, seja esse pontapé um corte ou um passe, pode ser punido com pontapé-livre indirecto, no caso de o guarda-redes tocar a bola com as mãos", pode ler-se no comunicado assinado por Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga.
Recorde-se que a polémica ficou desde logo instalada depois do lance que envolveu Polga e Stojkovic [agarrou com as mãos a bola que vinha dos pés do central leonino], mas aumentou de tom esta jornada na sequência do Sporting-Belenenses, uma vez que Costinha, agarrou o esférico depois de este ter saído dos pés de um defesa do Belenenses em direcção à linha de fundo.

EURO SUB-17 (FEMININO): SANDRA BASTOS NOMEADA

A árbitra internacional portuguesa Sandra Bastos foi nomeada para actuar num jogo (a designar) da fase de apuramento para o Campeonato da Europa Feminino "Sub-17".
A fase de apuramento em questão vai realizar-se de 16 a 23 de Setembro. Juntamente com Sandra Bastos vai estar presente a assistente Nélia Freitas.

terça-feira, 4 de setembro de 2007

1º TORNEIO DE FUTEBOL 11 DA ZONA DOS MÁRMORES

Árbitros que estiveram presentes no torneio,

Dia 1 (Sábado):
  • João Nunes
  • José Gonçalves
  • João Letras
  • Fernando Oliveira
  • Luis Godinho
  • Pedro Ramalho
  • Joaquim Rosado

Dia 2 (Domingo):

  • João Nunes
  • José Gonçalves
  • João Letras
  • Fernando Oliveira
  • Luis Godinho
  • Pedro Ramalho
  • Pedro Lopes

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

PEDRO PROENÇA NO LETÓNIA VS. IRLANDA DO NORTE

O árbitro internacional português, Pedro Proença (AF Lisboa), vai dirigir o jogo entre a Letónia e a Irlanda do Norte, referente ao Grupo F de apuramento para o Campeonato da Europa Áustria/Suíça2008, que se disputará no próximo dia 8 de Setembro, em Riga.

Além do juiz lisboeta, a UEFA nomeou igualmente os assistentes Paulo Januário e Serafim Nogueira, sendo Duarte Gomes o quarto árbitro.