segunda-feira, 10 de setembro de 2007

ÁRBITROS JA PREPARAM NOVA ÉPOCA

Os melhores árbitros e árbitros assistentes da Europa reúniram-se este fim-de-semana (8 e 9 de Setembro), de modo a prepararem mais uma nova e importante temporada.

Encontro em Nyon

Os juízes vão encontrar-se na Casa do Futebol Europeu, em Nyon, Suíça, de terça a quinta-feira para o 5º Encontro de Verão dos Árbitros de Elite da UEFA, bem como para o 7º Seminário de Árbitros Assistentes. Os principais objectivos do encontro são o reforço dos pontos essenciais das Regras do Jogo para a época 2007/08, a preparação de todos os candidatos para estarem presentes na fase final do UEFA EURO 2008™, na Áustria e na Suíça, e a cooperação e trabalho de equipa com os árbitros assistentes.

Os assistentes e o fora-de-jogo

Os árbitros assistentes irão concentrar as suas actividades do seminário, cujo tema será o fora-de-jogo e o trabalho de equipa, e vão ainda participar numa sessão de treino prática que se concentrará nas decisões do fora-de-jogo. O treino foi concebido para ajudar os árbitros assistentes na sua capacidade de decisão, especialmente nas muitas situações de fora-de-jogo milimétricas que surgem durante os jogos.

Sistema de comunicação

No futebol moderno, os árbitros de topo precisam de aliar a força psicológica à boa forma física, mas as discussões também se concentrarão na preparação mental, contando para tal com o aconselhamento de Mattia Piffaretti, especialista suíço em psicologia desportiva, e no avanço do sistema de comunicação dos árbitros, que continuará a ser testado esta época. O Comité Executivo da UEFA seguiu recentemente uma recomendação do Comité de Arbitragem no sentido de ser feito um esforço no melhoramento do sistema para a presente temporada, após um bem-sucedido período experimental em jogos europeus.

O valor do sistema

Num estudo realizado em Fevereiro deste ano, os melhores árbitros da UEFA - árbitros de elite e de primeira categoria que tinham testado o sistema desde o último Outono - realçaram o valor do sistema que envolve um microfone e um auricular, e que permite ao juiz e aos seus assistentes comunicarem durante os jogos. Os melhores árbitros e assistentes continuam a trabalhar em conjunto com a UEFA e os fabricantes no melhoramento e desenvolvimento de elementos como a fiabilidade, o peso e as dimensões dos aparelhos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial