segunda-feira, 15 de novembro de 2010

TUDO TEM UM PRINCIPIO, UM MEIO E UM FIM...ATÉ UM DIA DESTES!

Foi no dia 26 de Março de 2007, que decidi por iniciativa própria dar vida a um espaço na internet que tivesse como único e exclusivo objectivo a promoção da arbitragem eborense. Esse objectivo foi mais que alcançado, a arbitragem de Évora chegou aos quatro cantos de Portugal e ilhas inclusive.
Este espaço, para além do trabalho que sempre me deu, com imenso prazer claro, deu-me o privilégio de conhecer dezenas de pessoas, pessoas essas com quem hoje falo diariamente, pessoas essas que ficaram amigas, mais amigas que muitas outras que julgava eu conhecer.
Enfim, como tudo na vida, não podemos agradar a todos e na sequência disso, vem a desilusão, desilusão essa ao ter conhecimento de certas atitudes e conversas feitas por pessoas que considerava eu amigas.
Ao contrário do que muitos pensam, este blog foi criado inteiramente para a divulgação de todos os árbitros do distrito de Évora e dar a conhecer ao país o que de bom a arbitragem de Évora tem. Contam-se pelos dedos das mãos as vezes que aqui escrevi durante estes quase 3 anos para defender algo ou dar a minha opinião sobre assuntos dos quais eu achei que podia falar. Agora não se contam pelos dedos das mãos e certamente se fossemos contar, prediríamos a conta, de quantas horas dediquei à arbitragem eborense, sem nunca querer o protagonismo e sempre dando a "1ª página" a colegas meus.
Muitos dizem que defendem com unhas e dentes a arbitragem, pensava eu que assim era, agora neste momento não acredito que todos o façam, muitos a única coisa que defendem são os seus interesses, estando sempre disponíveis para "atropelar" seja quem for, onde for.
O mundo que eu imaginava ser a arbitragem, está muito longe do mundo onde eu aprendi a viver.
Não estou numa de vitimização, porque cada um é como cada qual, apenas estou a tentar justificar a quem por ventura quiser tentar perceber a atitude que decidi tomar, até porque nunca fui ensinado a viver da forma como muitos vivem, vivendo do mal dizer, da inveja, da difamação e da cusquíce.
Não sou mais nem menos que ninguém, não sou um exemplo a seguir, sou um ser humano como muitos outros, com muitos defeitos, mas sempre com uma grande virtude, SER AMIGO DO MEU AMIGO.
Este espaço irá ficar inactivo durante algum tempo, mas com a informação que nele está inserida e deixo à disposição de todos, fotografias, artigos e noticias que entendam retirar dele, pois ao longo deste tempo criei um arquivo fotográfico e de informação que até me arriscava a dizer que nem a Associação de Futebol de Évora dispõe.
Dou por interrompida mais uma fase da minha vida, fase essa que muito dei a arbitragem neste meu papel de blogmaster, numa média de 2 horas diárias para este espaço, mas julgo que se existe alguém que saiu prejudicado, esse alguém fui eu, pois deixei de dar a atenção a pessoas que me são queridas, a amigos, a família e chego à conclusão agora que certamente não valeu a pena.
Deixo na liberdade de cada um a criação de um novo espaço informativo pois o futebol eborense e não só, já tinham no Apito de Lata um blog de referência e de qualidade que visitavam diariamente.
Vou suspender este blog contra a minha vontade, é certo, mas neste mundo à forças contrárias com as quais é dificil "sobreviver", e eu sou um desses que me vejo hoje numa situação de fazer a vontade a muita gente, mas que julgo eu ser a opção certa, opção essa que vai fazer com que muitos fiquem satisfeitos.
O "Apito de Lata" despede-se de todos sem excepção e deseja a todos muitas felicidades e que os objectivos de cada um sejam alcançados.
Até um dia destes...
Luis Godinho

22 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Amigo Luís

É com muita estranheza que ao abrir a página do blog que aliás faço diariamente, me deparo com esta triste notícia.

Concordo com a tua decisão, apesar de ter a certeza que a arbitragem eborense ficou a partir de hoje mais pobre, no entanto à certas alturas na vida que temos de reflectir e pensar se valeu a pena o esforço que aqui dedicas-te, abdicando de grande parte da tua vida pessoal.

Para mim sem dúvida que prestaste um grande contributo à arbitragem eborense e até a nível nacional, divulgando todo o tipo de informações com interesse para quem anda neste ingrato mundo.

Mas como já deverias saber este é um "mundo de cão" onde os amigos verdadeiros vão escasseando.


Quero te deixar as maiores felicidades e o meu muito obrigado pelo serviço que prestaste.

Podes contar comigo

Abraço

Bruno Almeida

15 de novembro de 2010 às 10:16  
Blogger Dinis Gorjão disse...

Boas Luís.
Compreendo melhor que muitos o teu natural cansaço em termos de trabalho desenvolvido. É deveras desgastante.
No entanto...pondera ainda reactivar o blog...
Em todo o caso os meus parabéns de reconhecimento por este intenso esforço em prol da arbitragem eborense. O Apito de Lata já era um ícone nesta área e assim fico com menos um bom blog para visitar diariamente.
Abraço! dinis

15 de novembro de 2010 às 11:32  
Anonymous VITOR PIRES disse...

Amigo Luis

Talvez seja presunção da minha parte pensar que sou uma das pessoas que se tornou teu amigo ao longo dos tempos do blog. Como tu sabes geri até à pouco tempo o blog de um clube, o S.Maior. Sei perfeitamente o que sentes neste momento, toda a desilusão por haver pessoas que alem de não darem o devido valor a quem perde tempo em divulgar actividades que de outra forma não seriam divulgadas ainda se dão ao trabalho se as criticarem. Pior do que isso muitas vezes são pessoas perto de nós, com contacto directo, que formulam de forma cobarde, muitas vezes de forma anónima, criticas que tem como unico objectivo destruir algo que elas não tem capacidade para construir.Na tua actividade de árbitro encontras de certeza pessoas mal formadas e invejosas, nem que seja porque nunca serão capazes de ter a tua categoria como árbitro, mas sobretudo a tua forma correcta de abordar e entender o que é um jogo de futebol. Tenho a certeza que terás muitos mais admiradores do que detractores na consulta diária deste blog, por isso faz um favor aos teus detractores e continua o excelente trabalho aqui desenvolvido, atrevo-me a dizer que as pessoas que visitam o espaço o merecem.
Grande abraço

VITOR PIRES

15 de novembro de 2010 às 12:17  
Anonymous Luís Lobinho disse...

Bem Luís, compreendo a tua decisão e a tua revolta, pois tens razão quando dizes que á muita inveja do por parte das pessoas...não te deixes ir abaixo, se têm inveja é porque o teu trabalho é bem feito...Força e não desistas!! Abraço

15 de novembro de 2010 às 15:26  
Anonymous Anônimo disse...

Luis Godinho como adepto do futebol quero agradecer o fizeste por esta modalidade.Temos de ser fortes e não nos deixarmos abater por aqueles que nada fizeram nem farão.Como arbitro espero continuar a ver-te por estes campos do nosso distrito e que consigas atingir outro patamar no mundo da arbitragem. Um abraço com votos de muitas felicidades.

15 de novembro de 2010 às 17:32  
Anonymous Anônimo disse...

Olaa amigo Godinho.
É com imensa tristeza e pesar que li esta tua noticia. Este foi um blog que desde o seu inicio tudo fez pela arbitragem eborense. Perdeste imenso tempo nele e todos nós louvamos o teu trabalho.

Compreendo perfeitamente esta tua decisão e tenho a certeza que foi uma decisão extremamente difícil porque tu tinhas um dedicação enorme.
Como tu dizes, esta vida está cheia de invejas, difamação, cusquice e por vezes quando mais bem se faz a uma pessoa, a queda e desilusão pela mesma é enorme.

Portanto resta-me desejar um enorme abraço, não de um colega árbitro, mas sim de um grande amigo

Espero que um dia este blog entre novamente no activo porque de facto faz muita mas muita falta há arbitragem.

Aquele abraço do amigo,

Pedro Ramalho

15 de novembro de 2010 às 18:11  
Anonymous Anônimo disse...

tenho pena que este blog encerre assim por cobardias e falta de personalidade de pessoas que se limitam a criticar em vez de ajudarem a construir algo. Acho que e triste para todos nos ver este blog onde muitos vinham actualizar-se atraves do teu trabalho que desde ja te digo que e excelente.

Abraço
Ate um dia destes...

carlos ourives

15 de novembro de 2010 às 18:21  
Anonymous Anônimo disse...

Foi c/enorme tristeza e um misto de surpresa, que li que o teu excelente trabalho no blog apito de lata ia acabar. Só tu saberás porque o fazes, mas conhecendo-te como te conheço, deves ter razões muito fortes, porque sei que és dos que não desistem fácilmente.
Eu sei que o meio onde estás inserido(arbitragem) é muito díficil onde a inveja se sobrepõe à razão, e tu quase sempre a tens,mas quando nos tocam na nossa dignidade aí já è diferente, mas que me fazia bastante falta estas tuas informações ai isso fazia, para além de me dar a ideia de estar a falar contigo, sempre que não temos possibilidade de beber o n/copo com os n/amigos Nifro e Albertino( não te esqueças da minha promessa mas tens que me avisar porque sem blog fico sem informação), mas tu é que sabes porque deixas de o fazer.
Chega de te aborrecer, um grande abraço do
VITOR RAMOS (DIRECTOR DO R.F.C.)

15 de novembro de 2010 às 18:39  
Anonymous Anônimo disse...

Amigo Godinho, surpreendentemente,pude constatar a tua decisão, confesso que não esperava e podes crer que é uma pena este espaço terminar na medida em que eram divulgados muitos assuntos de forte impacto para a própria motivação dum arbitro , era de facto um blog em que tu como administrador te entregavas de corpo e alma para publicares o melhor possível em prol da arbitragem Eborense, sei que te dava o maior prazer.

Luis, não percebi muito bem os motivos da tua decisão, presumo que fosse motivada por algumas opiniões de pessoas que contestam tudo e todos... Em minha opinião não devias de dar ouvidos a essas pessoas porque é assim é que esses tipos se chateiam.

Penso que ainda vais a tempo de reflectires e continuares a fazer aquilo que gostas e tão bem sabes fazer.

Contudo e qualquer que seja o futuro deste Blog, quero em meu nome pessoal agradecer-te toda a tua dedicação ao longo destes 3 anos em que tu abdicaste do teu tempo em prol da arbitragem eborense.

Reflecte bem

Abrço
Zé Canaverde

15 de novembro de 2010 às 20:13  
Anonymous Nelson Dias disse...

Sem palavras, nem sei por onde começar, Luis so tu podes saber os motivos que te levaram a tal decisao de devem ter sido fortes, pois para parares de fazer uma coisa que te dava gosto de fazer, sem se estar a espera.
Mas so estas a fazer o que essas pessoas queriam que tu fizesses pois devem ser tao pequeninas e sem moral nenhum e com inveja do que as outras pessoas conseguiram a conta do seu trabalho e dedicaçao , e nao merecem que lhes dês essa alegria, podera companheiro pois este teu blog faz imensa falta ao futebol do nosso distrito.

Cumprimentos e um forte abraço

Nelson Dias

15 de novembro de 2010 às 22:16  
Anonymous Anônimo disse...

Olá Luis.
Foi tambem com grande surpresa que recebo esta triste noticia. Não faço ideia do que se tenha passado para te levar a tomar esta decisão, mas o que quer se seja penso que não devias ligar, a arbitragem eborense precisa de um espaço como este.
Pedro Lopes

15 de novembro de 2010 às 22:28  
Anonymous Anônimo disse...

Como pessoa poderás ser muito bom, agora como árbitro deixaste influenciar demais e por isso erras.
No futebol pode haver erros mas sempre contra os mesmos não pode ser, aqui pagamos todos a mesma taxa por isso temos que ter os mesmos direitos.
Pondera bem os erros que cometeste e as pessoas que prejudicas em redor de todos os clubes desta associação. Fazes falta ao futebol mas com mais honestidade.
Com os melhores cumprimentos

15 de novembro de 2010 às 22:57  
Anonymous Anônimo disse...

Já percebi tudo.

Então as opiniões contrárias não se publicam?

Só os elogios e auto elogios são publicáveis?

Alguns são "lágrimas de crocodilo", senão a maioria.

Agora percebo, por que acaba.

16 de novembro de 2010 às 09:15  
Anonymous BiG BoRbEiRo disse...

Caro Amigo Luís Godinho!

Não estranho, não duvido e nem sequer discuto a tua atitude.
Eu próprio (e pela primeira vez escrevo algo do género num espaço da blogosfera) tive que tomar uma posição em relação ao meu futuro.
Acredito que te tenhas envolvido na arbitragem como hobbie, como algo que gostavas de fazer e de representar enquanto pessoa. O mesmo senti-a eu quando enverguei pelo futebol, e fui alvo de muitas críticas no início, tais como bocas em relação às minhas aptidões para treinar equipas de futebol uma vez que era do basquetebol.
Mas ia fechando os olhos e tapando as orelhas.
A partir do momento em que me abriram os olhos para me enfiarem os dedos decidi abandonar o comando da equipa técnica de Juvenis de "O Calipolense", não por interferência deste ou daquela "personagem" (pois são o que são e valem o que valem), mas abandonei porque os meus valores e as minhas crênças foram ultrajadas e corroídas pela podreza do futebol, assim como tu dizes, onde existe muita inveja, "mal dizer, difamação e cusquice".

Tudo isto para te dizer que tens todo o meu apoio para o que der e vier, e tens aqui um amigo com o qual podes contar, pois acima de tudo compreendo a tua frustração e indignação pelo sucedido!

Abraços e digo-te outra coisa para finalizar!
Mais vale 1 mês no nacional do que 10 anos no distrital!
Um dia vais lá chegar e aí vais-te lembrar disto!
Abraços

16 de novembro de 2010 às 13:51  
Anonymous Anônimo disse...

Como na vida existe sempre coisas boas e outras más, e isto não é so contigo.
Como um rapaz novo na vida, que és, vais ver isto durante a vida.
Quando nos dá gosto o que fazemos, embora as criticas, há que continuar, pois o nosso trabalho vai ser recompensado, nem que os tenhas que vencer pelo o cansaso.

Eu estou á pouco tempo na arbitragem,fins de semana perdidos em prole de.... sabesse lá o que, já vi como isto trabalha.
Falta muito ainda á arbitragem, mas é por isso que cá estamos para o mudar, e tu mudas-te algo, pois se não fosse, nem este blog existiria.

Não te esqueças que a familia vem sempre em primeiro, por isso não mudes nem disistas desta tua segunda.. familia.

Esta mensagem não é so para ti, mas para todos, pois se todos mudarmos um pouco, no final isto será muito.

Pensem nisto familia Arbitragem do Alentejo.......

Abraços

16 de novembro de 2010 às 22:45  
Blogger Apito de Lata disse...

Boas tardes a todos!

Por motivos pessoais so hoje consegui responder, ou seja, comentar os comentarios que aqui deixaram. Julgo ser suspeito ao dizer certas palavras, mas quem me conhece sabe que sao sinceras e verdadeiras.
Agradeço a todos as palavras confortantes e de incentivo que ao longo destes dias me foram deixando tanto aqui, no Apito de Lata, como no meu email pessoal. Para terem uma noçao dos que vos falo, recebi mensagens e email's de arbitros do Porto, Lisboa, Aveiro, Leiria, Braga, Faro, Beja, Funchal, Castelo Branco, Evora, enfim centenas de mensagens de apoio e de incentivo para demoverem da minha cabeça esta ideia de terminar com este espaço.
Ja tinha a certeza, mas estes dias fizeram-me ver a grandeza que este espaço tem a nivel nacional.
Esta minha decisao apenas quer que muitas consciencias se toquem e vejam o mal que andam a fazer a arbitragem, devido a interesses mesquinhas que tanto eles querem promover.
Vou pensar e ver se realmente valera a pena voltar a dar de mim o que ate agora dei a arbitragem...dedicacao e tempo!
O mes de Dezembro trara novidades seguramente!

Cumprimentos a todos, sem excepçao, mesmo aqueles que me criticam neste espaço mas como sempre fiz, vou continuar a respeitar essas "pessoas" que se escondem detras de um anonimato e dar-lhes o devido valor, porque eu fui ensinado a viver assim!

Nota: Peço desculpa o texto nao ter acentos mas o teclado estava marado :)

Luis Godinho

18 de novembro de 2010 às 18:29  
Anonymous Anônimo disse...

Ora bom dia amigo Godinho.

É pá eu nunca comentei neste blog, sempre achei que não devia pois como simples adepto há outros espaços onde o faço;

No entanto depois de ler o que escreves-te as respostas que tiveste não posso ficar indiferente pois, talvez como tu, não posso pactuar c/injustiças;
As injustiças p/mim, por vezes vindas de pessoas que não esperamos, criam em mim um sentimento de revolta que só eu sei;
Não sei o que te fizeram nem me interessa MAS SEI, pelo que já conheço de ti, teve que ser forte, pois até se te lembras na ultima vez que falámos ( Uii...), revelaste que a arbitragem era mais que uma paixão para ti;

O meu apelo é o seguinte:

Este blog FAZ FALTA?
Claro que faz e muita;

Mas quem faz mais falta faz na arbitragem ÉS TU;
Sabes porquê?
É de pessoas HONESTAS E INTEGRAS QUE A AERBITRAGEM PRECISA, fossem todos assim e ela, arbitragem, seria MUITO MELHOR;

Força rapaz, já passaste por "coisas piores " seguiste em frente, ERA LÁ AGORA QUE ALGUÉM TE IA "DERRUBAR";

Abraço
F.Frade

19 de novembro de 2010 às 09:41  
Anonymous Anônimo disse...

Boa Noite , passei aqui apenas para dizer ao amigo godinho que pelo texto que acabei de ler ate tou todo arrepiado , quem escreve assim so pode ser UM GRANDE HOMEM ..
Nao te DEIXES abater por aqueles que sao mais fracos!!
Abraço Espanhol 84 ( jogador do calipolense )

20 de novembro de 2010 às 02:42  
Blogger Leonel Craveiro disse...

Grande abraço

Estou sem palavras, ou talvez não, como até já conversámos, se bem te lembras, existem mesmo muitos intereses neste mundo da arbitragem e nem sempre as pessoas utilizem os melhores meios para atingir os fins.

Por aqui me fico.

Leonel Craveiro

21 de novembro de 2010 às 23:42  
Anonymous Pipoca14 disse...

Ola Amigo Luís ! Passei por aqui para te dar Força para continuares com o teu trabalho e deixares as criticas e as mesquiçes para trás porque quem o faz é porque quer ser igual a ti e não consegue, por isso não faz sentido parares um trabalho a meio.Força e para a frente é que é o caminho, terás o meu apoio.um abraço.

22 de novembro de 2010 às 23:02  
Anonymous Anônimo disse...

Amigo Luis Godinho:
Quando abri o blog, pensei sinceramente que ia "falar contigo" e qual não foi o meu espanto que estive mesmo a falar só que com algum atraso (19.11,2010)mas fiquei bastante satisfeito porque li que vais reflectir e penso eu, que naturalmente irás voltar, porque toda esta onda de amizade e solidariedade que estás a sentir não só neste blog como através de vários pontos do País deixam-me esperançado que assim vai suceder, porque penso que sabes o ditado "os cães ladram e a caravana passa" e tenho a certeza que és superior a isso tudo.
Um grande abraço do teu amigo Vitor e que voltes depressa porque as paixões não se deixam a meio.
VITOR RAMOS (DIRECTOR DO REDONDENSE F. CLUBE)

23 de novembro de 2010 às 18:23  
Blogger Unknown disse...

É com profunda tristeza que vejo este espaço de muita utilidade para a arbitragem e para os arbitros interrompida.
Mas nao posso deixar de aproveitar este espaço para enaltecer a arbitragem de Joao Letras no Jogo de ontem entre o 1º e 2º da Serie E - 1º Dezembro-Caldas, com uma arbitragem exemplar, de um grande valor da arbitragem Evorense. Parabens ao trio de Arbitragem. Dignificaram a arbitragem nacional do Distrito de Évora.
Faço aqui um apelo para continuar com o seu excelente blog e siga o ditado do do povo "Os caes ladram e a caravana passa"
Um Abraço

29 de novembro de 2010 às 11:59  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial