sábado, 30 de junho de 2007

2º CONGRESSO DE TREINADORES DE LINGUA PORTUGUESA

Irá realizar-se, nos dias 6 e 7 de Julho, o 2º Congresso de Treinadores de Lingua Portuguesa, cuja organização pertence à Confederação Portuguesa das Associações de Treinadores.Destaca-se o facto de ter sido convidado um árbitro internacional de futebol de onze, Olegário Benquerença, para falar sobre o tema ´O que os árbitros e juízes esperam dos treinadores´.Consulte o programa completo no ficheiro em anexo.

Anexo - Programa do 2º Congresso de Treinadores de Lingua Portuguesa

CENSURA DO ÁRBITRO QUE EXPULSOU JOÃO PINTO NO MUNDIAL DE 2000

Angel Sanchez, o árbitro argentino que expulsou João Vieira Pinto no Mundial da Coreia e Japão, arrancou o microfone das mãos de Jorge Martinez, jogador do Olimpo, quando este prestava declarações à televisão no intervalo do jogo com o River Plate. A sua justificação para tal atitude foi que "de hipócritas está o mundo cheio e nós, árbitros, estamos fartos que falem mal de nós". Já o jogador do Olimpo considera que a atitude do árbitro foi rídicula uma vez que ele, jogador, nem estava a falar da arbitragem!

sexta-feira, 29 de junho de 2007

CONVITE - FESTA DE ENCERRAMENTO DA ÉPOCA 2006/2007 DA A.F.E.

PROGRAMA - FESTA DE ENCERRAMENTO DA ÉPOCA 2006/2007 DA A.F.E.

MAPA - FESTA DE ENCERRAMENTO DA ÉPOCA 2006/2007 DA A.F.E.

LEIRIA TEM FALTA DE ÁRBITROS

A Associação de Futebol de Leiria (AFL) precisa de mais 100 árbitros para garantir o normal funcionamento dos seus campeonatos, ontem hoje à Agência Lusa o presidente da AFL, Júlio Vieira.
Em Leiria, há actualmente cerca de duas centenas de árbitros para os jogos do campeonato distrital, número insuficiente para que os mais de duzentos encontros que se realizam em cada fim-de-semana tenham juízes nomeados pela AFL.
A situação agravou-se esta época com o abandono de 40 árbitros jovens, na sequência da alteração do regime tributário aplicado aos prémios de jogo - entre 20 e 30 euros - e subsídios de deslocação e alimentação.
Para o presidente da AFL, a situação da arbitragem da associação "é muito grave", porque "não é normal perderem-se tantos árbitros de uma época para a outra".
A crise de árbitros de futebol não é inédita em Leiria. Em 1999, um campeonato de juvenis chegou ao fim sem que um único jogo tivesse árbitros oficiais.
Para recrutar novos árbitros, a AFL vai contactar os clubes com maior número de atletas federados, de modo a sensibilizar alguns deles para a arbitragem.

quinta-feira, 28 de junho de 2007

CURSO DE CANDIDATOS A ÁRBITROS DE FUTEBOL “JOSÉ TORRES”

O Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Santarém levou a efeito no passado dia 23 de Junho, em Alcanena (Estádio Municipal e Escola Secundária) as provas finais referentes ao Curso de candidatos a árbitros de futebol “José Torres”, tendo sido aprovados 27 novos árbitros. No mesmo dia tiveram lugar as provas para promoção à 1ª. Categoria Distrital – Grupo B, tendo sido aprovados quatro árbitros dos quadros distritais da A.F.Santarém.

ARBITRAGEM EUROPEIA BEM REPRESENTADA

A FIFA nomeou quatro árbitras e oito assistentes europeias para a equipa de juízes oficiais do Campeonato do Mundo Feminino, que decorrerá em Setembro, na China.
As árbitras do Velho Continente são Christine Beck (Alemanha), Gyöngyi Gaál (Hungria), Jenny Palmqvist (Suécia) e Nicole Petignat (Suíça), enquanto Susanne Borg (Suécia), Miriam Draeger (Alemanha), Corinne Lagrange (França), Irina Mirt (Roménia), Yolanda Parga (Espanha), Hege Steinlund (Noruega), María Luisa Villa (Espanha) e Karine Vives (Espanha) desempenharão as funções de assistentes. A juíza checa Dagmar Damkova e as assistentes Cristina Cini (Itália) e Inka Müller (Alemanha) estão de prevenção.
O Comité de Arbitragem da FIFA escolheu 12 árbitras e 23 assistentes de todo o mundo para a prova a disputar na China, estando mais dois trios de reserva para salvaguardar qualquer imprevisto. A lista de eleitas resulta das observações realizadas nas últimas três edições da Taça do Algarve (2005, 2006 e 2007), num estágio de trabalho nas Ilhas Canárias e no período final de preparação e treino realizado no mês passado, no quartel-general da UEFA, em Zurique.
A exemplo do que se passou com os seus homólogos do sexo masculino antes do Mundial de 2006, as árbitras vão completar um programa de treino intensivo destinado a optimizar os respectivos desempenhos. Durante estas sessões, árbitras e assistentes participarão em aulas de treino prático e serão chamadas a testes teóricos sobre as regras do futebol, bem como a exames médicos, físicos e uma prova de língua inglesa. O Campeonato do Mundo terá como palco as cidades de Chengdu, Hangzhou, Xangai, Tianjin e Wuhan, na China, entre 10 e 30 de Setembro.

quarta-feira, 27 de junho de 2007

ARBITRAGEM ALGARVIA PERDE REPRESENTATIVIDADE A NIVEL NACIONAL

A arbitragem algarvia, no rescaldo à temporada 2006/2007, viveu, senão a mais negra, pelo menos uma das mais nebulosas fases da sua história.
Do Regional para o Nacional não caminha nenhum árbitro e, com a descida de Nuno Almeida à 2ª Categoria Nacional, o Algarve deixa de estar representado na Liga Profissional. As penalizações são muitas, registando-se, no que aos árbitros diz respeito, três descidas e apenas uma promoção, a de Paulo Filipe da 3ª à 2ª Categoria, de resto um regresso do juiz de Portimão a um patamar onde já militou há quatro épocas. Nos árbitros assistentes, vulgarmente conhecidos como fiscais de linha, Filipe Pereira, o único algarvio na Liga, também desceu. Quanto aos observadores da 2ª Categoria, as ascensões de Natálio Silva e Andrelino Pena não compensam as despromoções de José Augusto Almeida, Fernando Mendes e Manuel Montes. Convidado a fazer um balanço à época, o presidente do Conselho de Arbitragem António Coelho Matos não conseguiu esconder o seu desencanto, sendo notória a falta de palavras para explicar o sucedido. «O Algarve tem bons árbitros e, quem acompanha regularmente os jogos na televisão, apreciou que o nosso árbitro Nuno Almeida não teve desempenhos que justificassem esta descida. Houve mais e piores arbitragens de outros que não o nosso árbitro». «A única explicação que encontro não tem nada a ver com a qualidade dos nossos árbitros, mas muito provavelmente com a conjuntura nacional em termos económicos e que já atingiu o futebol», acrescentou António Matos, em entrevista ao «barlavento». «A situação geográfica da nossa região não favorece os árbitros. Quer queiramos quer não, é acima do Tejo que está a maior força e, para chegar ou sair do Algarve, há um espaço grande a percorrer, o que aumenta os custos. Se a carga financeira puder ser aliviada, acredito que esta seja uma boa opção, reduzir custos a partir do Algarve», acrescentou o líder da arbitragem algarvia, lembrando que o trabalho desenvolvido junto da arbitragem na região «é igual ao empenhamento das demais associações», por isso, avança, «sentimo-nos prejudicados com estes resultados».Se a nível nacional o Algarve deu um passo atrás, no que concerne ao regional as nuvens continuam negras. João Valentim, o primeiro classificado, não atingiu os mínimos para ascender ao nacional, Sérgio Piscarreta, o suplente, não entrou em nenhuma das vagas e, no futsal, Ruben Guerreiro, 14º nas provas, aguarda por vaga para integrar o quadro nacional. A finalizar, Jorge Nunes, primeiro nos árbitros assistentes, vai continuar no regional.

QUADRO DE ÁRBITROS FEMININOS PODE ARBITRAR CAMADAS JOVENS

Ana Raquel Brochado na foto, 1ª Mulher Árbitro a ingressar nos quadros masculinos, foi 55º Classificado no Quadro de Árbitros de 3ª Categoria. Na próxima época não será a única a poder arbitrar camadas jovens masculinas.

Alteração ao Regulamento de Arbitragem - Artigo 59º, a partir da época 2007/08



Comunicado Oficial nº 436

"Quadro de Árbitros Femininos é constituído nos termos definidos, no início de cada época pelo plenário do Conselho de Arbitragem. Para além dos jogos do Campeonato Nacional Feminino e da Taça de Portugal de Futebol Feminino, o Conselho de Arbitragem poderá, também, nomear árbitros deste quadro para os jogos dos Campeonatos Nacionais das Camada Jovens (Juniores 'A' - II Divisão, Juniores 'B' e Juniores 'C'), com excepção dos jogos de Juniores 'A' da I Divisão."

ROMÉNIA: «LIMPEZA» NA ARBITRAGEM AFASTA 10 JUIZES

Seis árbitros principais e quarto árbitros auxiliares foram afastados do escalão principal do futebol romeno, na sequência de «actuações inaceitáveis» ao longo da última época, anunciou a federação daquele país. Além destas sanções, também quatro árbitros do escalão secundário conheceram o mesmo destino.
A medida, que se enquadra na tentativa de acabar com os escândalos de arbitragem no futebol romeno, ao longo dos últimos anos, foi anunciada no site da federação, cujo director-geral, Ioan Lupescu, tinha já apontado o dedo a diversas «arbitragens inaceitáveis» no balanço do último campeonato, ganho pelo Dínamo Bucareste.

terça-feira, 26 de junho de 2007

ANDERS FRISK «SR. MOURINHO DEVE SER RESPONSABILIZADO»

O ex-árbitro sueco Anders Frisk, que abandonou a função depois da polémica envolvendo a sua prestação num Barcelona-Chelsea, em 2005, a contar para a Liga dos Campeões – e das subsequentes ameaças de morte que recebeu... –, não esquece aquele que considera o principal responsável pela sua decisão: o português José Mourinho, manager dos blues, que o acusou de ter falado no intervalo do referido encontro com Frank Rijkaard, técnico blaugrana.
“O sr. Mourinho deve ser responsabilizado pelas suas acções. Devia, talvez, analisar o que sucederia se fizesse as coisas de forma diferente. Se ele mudasse, estou certo que teria encontros mais simpáticos do que aqueles que tem agora”, afirmou Frisk numa entrevista ao site feelfootball.com, citada pelo tablóide britânico “The Sun”.
Má imagem
Para o antigo juiz sueco, “há muitos técnicos que se portam bem”. Mas, acrescenta, “há uma tendência que foi estabelecida nos últimos três anos por alguns managers que não é boa para o futebol, para a imagem do futebol”.
“E eu sofri por causa disso. Muitas pessoas sofrem por causa disso, pois todas as semanas podemos vê-los a construir conflitos antes de um jogo de futebol. É como se houvesse um combate de boxe a seguir...”, referiu o sueco, que gostaria de ver “esse tipo de comunicação longe da modalidade”.

ÁRBITROS PORTUGUESES EM COMP. INTERNACIONAIS

Os árbitros portugueses, Pedro Paraty (AF Porto) e João Carlos Almeida (AF Lisboa), foram nomeados para participarem em duas importantes competições internacionais.

Assim, o juiz portuense viajará até à Eslováquia, país onde decorrerá o Campeonato Europeu Universitário de Futsal, entre os dias 23 e 29 de Julho.

Já João Carlos Almeida estará na África do Sul, entre 3 e 8 de Julho, para dirigir algumas das partidas da Taça do Mundo de Futebol de Praia.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

ANA PAULA OLIVEIRA AFASTADA DA LISTA DE ELITE DA FIFA!!!

Ana Paula Oliveira, a árbitra assistente que foi notícia por aceitar uma proposta para posar nua para uma revista masculina, vai ficar afastada da lista de elite da FIFA onde estava inscrita desde 2004, anuncia o jornal brasileiro O Globo.
A bonita auxiliar, de 29 anos, não vai entrar nas contas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a eleição dos seus árbitros para o ano de 2008, nem estará na lista a entregar à Confederação sul-americana de futebol (Conmebol) para a reunião da FIFA marcada para o final de Outubro em Zurique.
Nessa reunião o órgão máximo do futebol mundial vai definir, entre as propostas das confederações, a lista dos árbitros de elite para o ano seguinte. «Enquanto ela estiver mais preocupada com a visibilidade, parece mais desligada e distante das suas funções, como comprova o seu desempenho este ano», destacou um membro do Comité de Arbitragem da CBF ao referido jornal.
A decisão de Ana Paula oliveira em posar nua para a Playboy provocou intensa polémica no futebol brasileiro. Apesar de contar com o apoio da Comissão de Arbitragem da federação paulista, dirigentes, treinadores e jogadores torceram o nariz. A juíza foi afastada este ano dos jogos da primeira divisão depois de uma polémica actuação na meia-final da Taça do Brasil entre o Botafogo e o Figueirense. Os erros da auxiliar tiraram dois golos à equipa carioca que acabou por ser afastada da final.
Indignado, o presidente do Bota, Carlos Augusto Montenegro, criticou a presença de mulheres nas equipas de árbitros nas competições brasileiras. «No Campeonato do Mundo não há árbitras. Na Taça Libertadores também não. No campeonato italiano, alemão, na Europa não há nenhuma mulher. Só inventaram essa porcaria aqui, no Brasil», atirou o dirigente indignado.

HUGO QUINTINO NO "LOPES DA SILVA"

Hugo Quintino, Árbitro dos quadros da Associação de Futebol de Évora, recém admito á III Divisão Nacional, representa o Conselho de Arbitragem da A.F.E., no Torneio Inter-Associações "Lopes da Silva" para formações Sub-14, que irá ter lugar no Complexo Desportivo do Jamor de 24 a 30 de Junho de 2007.
Aqui ficam os jogos que o nosso representante irá ter:
Árbitro Principal
A.F. Ponta Delgada 0 vs. 1 A.F. Coimbra - 24/06/07
A.F. Portalegre 1 vs. 1 A.F. Madeira - 28/06/07
Árbitro Assistente
A.F. Algarve 0 vs. 1 A.F. Vila Real - 24/06/07
A.F. Portalegre 1 vs. 0 A.F. Bragança - 25/06/07
A.F. Castelo Branco 0 vs. 1 A.F. Porto - 25/06/07
A.F. Coimbra 3 vs. 0 A.F. Aveiro - 28/06/07
A.F. Portalegre 3 vs. 1 A.F. Angra Heroísmo - 29/06/07
4º Árbitro
A.F. Bragança 1 vs. 2 A.F. Angra Heroísmo - 26/06/07
A.F. Viseu 0 vs. 1 A.F. Ponta Delgada - 28/06/07
A.F. Beja 3 vs. 0 A.F. Guarda - 29/06/07

CALENDÁRIO E RESULTADOS DA A.F. ÉVORA!!!

  1. Jogo N 01 - 24/07/07 - 09.30h - A.F.Évora 0 vs. 3 A.F.Viseu - Campo 5
  2. Jogo N 12 - 25/07/07 - 09.30h - A.F.Vila Real 1 vs. 0 A.F.Évora - Campo 4
  3. Jogo N 24 - 26/07/07 - 09.30h - A.F.Évora 1 vs. 4 A.F.Santarém - Campo 3
  4. Jogo N 36 - 28/07/07 - 09.30h - A.F.Algarve 2 vs. 0 A.F.Évora - Campo 4
  5. Jogo N 47 - 29/07/07 - 09.30h - A.F.Madeira 2 vs. 0 A.F.Évora - Campo 1
  6. Jogo N 56 - 30/07/07 - 08.00h - A.F.Horta 4 vs. 0 A.F.Évora - Campo 5 (Jogo de apuramento do 21º e 22º lugar)

"LOPES DA SILVA" JÁ ARRANCOU!!!

Começou, este domingo, a edição 2007 do Torneio Inter-Associações Lopes da Silva para formações Sub-14, que está a ter lugar no Complexo Desportivo do Jamor.

Perto de quatro centenas de atletas estão envolvidos na competição que, ao final da primeira jornada, tem na Associação de Futebol de Lisboa o seu líder, em virtude da superior diferença entre golos marcados e sofridos.

Nota, ainda, para o “hat-trick” apontado por Mikael Rodrigues, que apontou todos os golos da vitória da AF Viseu diante da sua congénere de Évora.

Consulte aqui todos os resultados, classificações e outras informações sobre o Torneio Inter-Associações Lopes da Silva.

domingo, 24 de junho de 2007

MULHER ARBITRA NA 2.ª BUNDESLIGA

Bibiana Steinhaus será a primeira mulher a arbitrar jogos de futebol na 2.ª Budesliga, segundo escalão na Alemanha. Bibiana, tem 28 anos, é polícia e nos últimos seis anos ganhou experiência na III divisão alemã.
Hoje foi apresentada pela federação alemã, em Frankfurt, que a integrou na lista de árbitros disponíveis para a 2.ª Bundesliga.
"Acho que ser polícia dá-me vantagem porque as duas actividades são, de cocerto modo, parecidas", disse.

PEDRO PARATY E ABÍLIO BESSA APITAM BENFICA VS. SPORTING EM FUTSAL

A dupla Pedro Paraty e Abílio Bessa, da AF Porto foi a nomeada pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para o segundo jogo da grande final do play-off, entre Benfica e Sporting, sábado na Luz a partir das 21h00.
Como 3º árbitro foi escolhida Filipa Santos.
Se for necessário disputar o terceiro jogo, domingo às 19h30, a FPF nomeou a dupla António Cardoso e Gustavo Sousa (AF Coimbra), com Ricardo Eufrásio como 3º árbitro.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

ENTREGA DE PRÉMIOS NA 1ª GALA DA A.F.E

Estes foram os prémios entregues no Teastro Garcia de Resende:
  • Melhor Arbitro da 1ª Categoria - Hugo Quintino
  • Melhor Arbitro da 2ª Categoria - António Fernandes
  • Melhor Arbitro Assistente - Diamantino Guerreiro
  • Melhor Observador - Nuno Branco
  • Melhor Jogador Divisão Honra - Carlos Lourinho (Calipolense)
  • Melhor Treinador Divisão Honra - Luis Perdigão (U. Montemor)
  • Melhor Jogador 1ª Divisão Séria A - Manuel Foito (Cabrela)
  • Melhor Treinador 1ª Divisão Série A - Duarte Pinelas (Viana do Alentejo)
  • Melhor Jogador 1ª Divisão Série B - Jorge Balixa (Santiago Maior)
  • Melhor Treinador 1ª Divisão Série B - Nuno Gaspar (S. Manços)
  • Prémio Mérito - Dinis Vital
  • Campeão Distrital da Divisão de Honra - União de Montemor
  • Taça Distrital - G.D. Monte de Trigo
  • Prémio Fair Play Divisão de Honra - Oriolenses
  • Campeão da 1ª Divisão - Viana do Alentejo
  • Prémio Fair Play 1ª Divisão - S. Romão
  • Campeão Distrital de Escolas - Juventude de Évora
  • Campeão Distrital de Infantis - Estrela de Vendas Novas
  • Campeão Distrital de Iniciados - Juventude de Évora
  • Campeão Distrital de Juvenis - Lusitano de Évora
  • Campeão Distrital de Juniores - Lusitano de Évora
  • Campeão Distrital de Futsal Feminino - S.L. Évora
  • Campeão Distrital de Futsal Masculino - S.L. Évora
  • Taça Distrital de Futsal Masculino - Casa Benfica de Viana do Alentejo

PAULO PARATY E BRUNO PAIXÃO NOMEADOS PARA TAÇA INTERTOTO

O árbitro internacional portuense, Paulo Paraty, foi nomeado para dirigir um jogo da Taça Intertoto, que se irá realizar a 7 de Julho, na Bélgica.
Terá como seus árbitros assistentes Serafim Baia Nogueira e Alfredo Braga.


O árbitro internacional setubalense, Bruno Paixão, foi nomeado para dirigir um jogo da Taça Intertoto, que se irá realizar a 21 de Julho, na Alemanha.
Terá como seus árbitros assistentes Serafim Tiago Trigo e Sérgio Serrão.

quarta-feira, 20 de junho de 2007

E JÁ PASSOU...

«VITOR PEREIRA NÃO DEVE AFRONTAR OS ÁRBITROS»

O árbitro do ano não tem “papas na língua” a apitar e a apontar o que vai mal no reino da arbitragem. E não se coíbe de deixar um recado ao “seu” presidente.
Leia a entrevista de João Cartaxana a Pedro Proença, hoje, na edição impressa de Record.

terça-feira, 19 de junho de 2007

NOMEAÇÕES PARA 23 E 24/06/07

Fase Final do Torneio Inter-Freguesias de Évora

A Disputar no Campo Estrela, em Évora

Dia 23 de Junho de 2007
1ª Meia-Final (17:00h): Ricardo Ferreira/Ricardo Monteiro
2ª Meia-Final (18:30h): Carlos Rodrigues/António Caldeira

Dia 24 de Junho de 2007
3º e 4º Lugar (17:00h): António Fernandes/Nuno Croino
Final (18:30h): João Barrigó/Bruno Rebocho

«PROFISSIONALIZAÇÃO DOS ÁRBITROS VAI MESMO AVANÇAR», GARANTE PRESIDENTE DA APAF

António Sérgio, presidente da Associação Portuguesa de Árbitro de Futebol, garantiu nesta segunda-feira que a «profissionalização dos árbitros vai mesmo avançar». O dirigente esteve reunido na sede da Liga de clubes e informou os presentes que os árbitros portugueses vão passar a ser profissionais muito em breve.
Para 29 de Junho, ficou marcada nova reunião para discutir os regulamentos de arbitragem e disciplina.

NAF MARQUES BOM- TORNEIO DE NÚCLEOS

O Núcleo de Árbitros de Futebol Marques Bom (Coimbra) enviou para a APAF uma notícia sobre a sua participação no Torneio Inter-Núcleos de Futsal.Convidamos a ler o documento em anexo, agradecendo ao Núcleo o seu envio e convidando todos os outros Núcleos a fazerem o mesmo.

ANA PAULA DE OLIVEIRA SERÁ CAPA DA 'PLAYBOY' EM JULHO!!!

A assistente Ana Paula de Oliveira assinou hoje contrato para ser capa de julho da Playboy. O anúncio foi feito pela própria revista masculina.Ana Paula já havia posado em fotos sensuais, porém sem estar nua para a revista VIP, em 2005. A assistente tem uma conduta diferenciada no meio da arbitragem: aparece constantemente em ensaios fotográficos, programas de TV e é patrocinada pela Umbro empresa de material esportivo.Na vida profissional, a assistente vive momento turbulento. Ela foi afastada dos jogos da Série A do Campeonato Brasileiro pelo diretor do departamento de arbitragens da CBF, Édson Resende, devido à atuação polêmica na segunda semifinal entre Botafogo e Figueirense, pela Copa do Brasil.Na ocasião, Ana Paula anulou dois gols dos cariocas e provocou a revolta do vice-presidente de Futebol botafoguense, Carlos Augusto Montenegro, que sugeriu que ela fosse banida da arbitragem.No Paulista deste ano, Ana Paula também foi criticada por anular um gol legítimo do santista Jonas no empate por 1 a 1 com o São Paulo. Ela é a quarta colocada no ranking dos assistentes da Federação Paulista de Futebol na categoria Ouro A e também é integrante do quadro internacional da Fifa.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

FPF - CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO PARA ÉPOCA 2007/2008

A Federação Portuguesa de Futebol divulgou as datas dos cursos de aperfeiçoamento para a época 2007/2008.Consulte, em anexo, o Comunicado Oficial da FPF, n.º394 de 16 de Maio, para ficar a par de todas as datas.

Anexo - C.O. n.º394 da FPF - Arbitragem - Cursos de Aperfeiçoamento

sexta-feira, 15 de junho de 2007

VITOR PEREIRA AFIRMA QUE A CLASSIFICAÇÃO NÃO FOI SURPRESA!!!

O lisboeta Pedro Proença foi ontem confirmado, pelo plenário de arbitragem, como o melhor árbitro de 2006/07, tal como O JOGO adiantara. É a terceira vez que o juiz atinge o primeiro lugar, desta feita seguido de Lucílio Batista e Olegário Benquerença, todos juízes internacionais. Nuno Almeida, Carlos Duarte e Hélio Santos descem de categoria, embora a posição do segundo dependa de um processo disciplinar, como Paulo Batista, enquanto João Ferreira e Paulo Costa aguardam decisão do Conselho de Justiça da Federação. Duarte Gomes não teve classificação, pois está lesionado e não fez as provas físicas e teórica. É internacional e, assim, fica na 1ª categoria, à qual se juntam agora Marco Ferreira (AF Madeira), João Capela (AF Lisboa) e Luís Reforço (AF Setúbal).
À saída da reunião, o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, Vítor Pereira, demonstrou-se tranquilo quanto às possíveis reacções dos dirigentes dos clubes, e que a lista não surpreendeu os juízes. “Todos estavam à espera, pois os árbitros recebem as suas classificações e as dos colegas e vão acompanhando o seu ranking”. Sobre uma possível impugnação da classificação, por parte dos árbitros, Vítor Pereira foi claro: “Vivemos num país de direito e, se isso acontecer, competirá à justiça desportiva o exercício das suas funções.” A concluir, um comentário acerca de Pedro Henriques, juiz que gera consenso no mundo futebolístico, mas que acabou no sétimo posto. “É um “case study” e um árbitro de grande categoria. Mas as avaliações são feitas segundo critérios técnicos e muitas vezes há diferença entre o que é o senso comum e aquilo que é específico e técnico”, concluiu.

PEDRO PROENÇA É O NUMERO UM!!!

Pedro Proença, reconhecido hoje como o melhor árbitro português na época 2006/07, acredita que a profissionalização do sector vai contribuir para uma maior credibilização dos juízes, sem abdicar das suas convicções benfiquistas.
"Basta de falta de seriedade intelectual. Sou árbitro, mas não deixei as convicções políticas, religiosas e, claro, clubísticas. O Pedro Henriques é sportinguista, toda a gente tem um clube. Dizer que não se tem ou que se é do Carcavelinhos é enganar as pessoas. Acho que todos deviam assumir", disse Pedro Proença à agência Lusa.
Assumindo a sua condição de sócio do Benfica, o árbitro afasta qualquer cenário de dúvida em relação às suas actuações quando apita jogos do clube da Luz "porque quando no exercício das funções, as convicções são postas de parte e a causa é, exclusivamente, a arbitragem".
Aos 36 anos, o lisboeta, director-financeiro de uma empresa de gestão de resíduos, treina diariamente "cerca de hora e meia", após o trabalho, algo que considera "muito difícil", apenas descansando aos sábados, antes dos encontros, por norma disputados ao domingo.
"Estou crente no projecto (de profissionalização da arbitragem) liderado por Hermínio Loureiro e Vítor Pereira", respectivamente, presidentes da Liga e da Comissão de Arbitragem daquele organismo, "pois os árbitros têm que possuir melhores condições para terem melhores prestações", defendeu Proença.
Sobre as suspeitas de corrupção no sector, Proença afirma "nunca" ter assistido a alguma coisa suspeita, até porque, "independentemente de reconhecer erros de julgamento", considera ter "um capital de seriedade" que impede abordagens menos correctas por parte de alguém mal-intencionado.
"De forma geral, acredito muito neste meu mundo. Conheço as pessoas, mas, como em todas as actividades, pode haver algumas maçãs podres. Estes desenvolvimentos deixam toda a gente de bem e que acredita na justiça mais tranquila, sabendo que as coisas avançam", disse, referindo-se aos processos do "Apito Dourado".
Proença ressalva, contudo, que "qualquer cidadão é inocente até prova em contrário", desejando apenas a "celeridade" dos processos e que "os inocentes sejam inocentados e os culpados culpabilizados para maior credibilização do futebol".
O árbitro, a exercer desde 1988/89 e na primeira categoria há sete anos, já foi o melhor classificado noutras duas ocasiões e é internacional há cinco temporadas, tendo conseguido em 2006/07 uma pontuação de 9,863, dirigindo 13 encontros da Liga principal e 10 da Liga de Honra, enquanto Lucílio Baptista, segundo classificado, obteve 9,808.
"Estou absolutamente lisonjeado, mas tenho a noção de sou apenas um rosto de um trabalho colectivo e que qualquer outro colega, que tivesse tido esta estrelinha da sorte, teria todo o valor por estar nesta posição", reconheceu, elogiando os seus assistentes Tiago Trigo, Ricardo Santos, Pedro Garcia e José Lima.
Pedro Proença destacou como momentos altos da época as suas designações para os jogos Sporting-FC Porto e Benfica-FC Porto, além de outras actuações, mas sobretudo a nomeação para a sua primeira final da Taça de Portugal (Belenenses-Sporting), no Estádio Nacional, onde caiu "uns 20 lanços de escada", já depois de receber na tribuna a medalha de participação.

SUBIDAS DOS ARBITROS DA A.F.E

DESCIDAS DOS ARBITROS DA A.F.E

ALTERAÇÕES ÁS LEIS DO JOGO 2007

Para conhecimento dos sócios Ordinários, Clubes e SADs e demais interessados, se informa que a FIFA, através da sua circular 1088, divulgou as alterações às Leis do Jogo 2007, que se transcrevem em anexo por tradução.

Anexo - Documento

CLASSIFICAÇÕES DOS ARBITROS DE FUTSAL DA A.F.E. NO NACIONAL 2006/07

CLASSIFICAÇÕES DOS ARBITROS DE FUTEBOL DA A.F.E. NO NACIONAL 2006/07

CLASSIFICAÇÕES DOS A.ASSISTENTES DA A.F.E. NO NACIONAL 2006/07


CLASSIFICAÇÕES DOS OBSERVADORES DA A.F.E. NO NACIONAL 2006/07

quarta-feira, 13 de junho de 2007

ÁRBITROS PREPARADOS PARA IMPUGNAR CLASSIFICAÇÕES

Carlos Duarte, árbitro do Porto e um dos quatro que subiram na época passada, vai apresentar uma exposição ao Plenário de Arbitragem, remetendo a mesma para Carlos Carvalho, presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da AF Porto, denunciando irregularidades cometidas pela CA da Liga. O pedido de impugnação das classificações relativas a 2006/07, que serão decididas amanhã à tarde em Plenário, seguirá depois para o Conselho de Justiça da FPF. No Plenário, que ratifica as denominadas tabelas de todos os agentes da arbitragem (árbitros, assistentes e observadores), participam o CA da FPF, presidido por Carlos Esteves, e a CA da Liga, liderada por Vítor Pereira.
Ao que O JOGO apurou, Carlos Duarte é um dos três árbitros que vão descer de categoria (os outros dois poderão ser o algarvio Nuno Almeida e o vila-realense Rui Silva, tudo dependendo das diferenças de décimas que os separa dos lisboetas Hugo Miguel e Hélio Santos) e, antes que sejam públicas as classificações, o árbitro do Porto terá entendido apresentar matéria que considera suficiente para impugnar as classificações.
O primeiro argumento reside na falta de habilitações de três observadores para exercer o cargo. Carlos Matos, ex-assistente internacional e instrutor da UEFA (tal como também é Vítor Pereira), fez observações quando não está habilitado para tanto, atendendo a que apenas está credenciado para ser observador de II categoria; apesar de estar a colaborar com a Comissão de Arbitragem desde o tempo de José Luís Tavares - responsável por aquele órgão da CD da Liga antes de Luís Guilherme, antecessor de Vítor Pereira -, Amorim Silva nem sequer tem essa mesma habilitação. A este lote de argumentos, acrescentar-se-á também o nome de José Pratas que, embora sendo assessor da Comissão Técnica, cumpriu a função de observador em alguns jogos dos campeonatos profissionais.
O outro argumento relaciona-se com a realização dos dois testes teóricos. Para além de ser anti-regulamentar foram verificadas várias irregularidades. Um árbitro internacional fez o teste no segundo dia do curso de Viseu, realizado em Abril, tendo conhecimento no dia anterior do teor das perguntas, facto admitido entre colegas, tendo a CA validado o mesmo. E, mais ainda, Vítor Pereira terá chamado "batoteiros" a Carlos Duarte e a Olegário Benquerença por alegadamente estarem a conversar, uma acusação que terá motivado a reacção colectiva dos árbitros e assistentes, levantando-se estes em uníssono, questionando o presidente da CA da Liga que tipo de atitude era aquela. Não tendo sido anulados os testes, foi decidido repeti-los mais tarde (no Porto, Leiria e Lisboa), não tendo Olegário Benquerença e Carlos Duarte acesso ao primeiros testes realizados, ao contrário do que aconteceu com os restantes.

AGRESSÃO A ÁRBITRO VIRA JOGO DE INTERNET!!!

A empresa «KathArt Interactive» criou um jogo na Internet sobre o incidente que ocorreu durante o Dinamarca-Suécia, após a agressão de um adepto ao árbitro da partida, o alemão Herbert Fandel.
No jogo, intitulado «O Imbecil do Futebol», o utilizador faz de árbitro, que tem como objectivo evitar as agressões do internacional dinamarquês Christian Poulsen e do adepto que saltou da bancada para o agredir.
Herbert Fandel tem como arma de defesa os cartões vermelhos, que deve atirar ao jogador dinamarquês e ao adepto. Vista o equipamento do árbitro alemão e jogue
Aqui.

MULHER VENCE PRÉMIO PARA MELHOR ÁRBITRO NO GANA

Pela primeira na história do futebol do continente africano uma mulher foi eleita o melhor árbitro da temporada. Mercy Tagoe Quarcoe, de 29 anos, foi reconhecida como a melhor árbitro do campeonato de Gana, informou hoje a imprensa local.
A eleição foi feita pela Associação de Futebol de Gana (GFA, na sigla em inglês), na capital do país, Accra.A juíza, árbitro internacional reconhecida pela FIFA, superou dois homens na eleição: Cecil Fletcher e Daniel Offei.

De referir que em Abril passado, na África do Sul, Deirdre Mitchell tornou-se na primeira mulher a dirigir um encontro da I Divisão no continente africano.

RICARDO PINHO FOI O MELHOR ÁRBITRO DO DISTRITO DE AVEIRO

Ricardo Pinho entrou no mundo da arbitragem aos 18 anos de idade, ali permanecendo há oito anos. “Sou adepto do futebol, mas como jogador não tinha grande qualidade. Conheci, então, um árbitro assistente que, actualmente, está na Liga, Marcílio Pinto, que me deu algumas indicações tirei o curso e daí para a frente dediquei-me à arbitragem”.De árbitro assistente… ao quadro nacionalEntrou nos quadros da Associação de Futebol de Aveiro como árbitro assistente, sucessivamente de Jorge Pinho, André Portal e Sérgio Silva. Há quatro anos, Ricardo Pinho decidiu deixar de ser árbitro assistente e formar a sua própria equipa. Como assistentes conta com João Cabo, que o acompanha desde a entrada na arbitragem, e Eduardo Bastos, o seu parceiro como assistente da equipa chefiada por Sérgio Silva. Com a desistência deste árbitro, Eduardo Bastos passou a ser o segundo assistente da equipa chefiada por Ricardo Pinho que conta ainda com um terceiro, um jovem com 16 anos de idade, Bruno Pinheiro.Chegar aos quadros nacionais da arbitragem era um objectivo que Ricardo Pinho perseguia. Por isso, há três anos que vinha a preparar-se afincadamente para tentar subir de divisão. “O primeiro e o segundo anos foram para ganhar experiência como chefe de equipa. No ano passado, apostei, mas fiquei em quarto lugar. Esta época voltei a apostar e consegui os meus objectivos”.
"Tentar dar o máximo"
Quando fala em apostar, Ricardo Pinho que, profissionalmente, é técnico de distribuição postal, diz que “é tentar treinar o máximo, ir às formações para estar sempre actualizado”. Assim, embora durante o dia esteja absorvido pela actividade profissional, duas a três vezes por semana treina entre uma hora e meia a duas horas a componente física, enquanto à sexta-feira faz a preparação teórica no Núcleo de Árbitros de S. João da Madeira, onde desempenha as funções de vogal da direcção.Aos 27 anos de idade, Ricardo Pinho admite que “um ou outro clube exerce pressão sobre este ou aquele árbitro, mesmo quando dizem apenas para não os prejudicarmos, embora saibamos que a intenção é ganhar. Este ano, não a senti, talvez por já ter uma imagem criada e até porque sou insensível a isso”.Não é fácil ser árbitroPor outro lado, não acredita que haja proteccionismo a este ou aquele árbitro. “Hoje em dia, um árbitro tem de possuir qualidade e saber. Há testes escritos e físicos que nos obrigam a estar bem preparados e actualizados. Depois há as observações em campo e, todos estes factores, em conjunto, ditam a nossa classificação”.Por outro lado, afirma sem pruridos que “não é fácil ser árbitro. Custa muito ouvir nomes e insultos, andar ao sol e à chuva, mas quem corre por gosto não cansa. Tenho sido bem tratado em todo o lado, procuro deixar uma boa imagem, de seriedade e de competência, nos locais por onde passo”.
"Objectivo claro será assegurar a manutenção"
Na estreia na terceira categoria nacional da arbitragem, o objectivo primeiro de Ricardo Pinho é claro. “O principal objectivo é a manutenção. Contudo, vou dar, como sempre, o meu melhor e se vier mais alguma coisa será bem-vinda, mas se não acontecer, a manutenção já seria óptimo”. Questionado se não pensa em chegar ao topo da arbitragem nacional, Ricardo Pinho diz que “neste momento, quero apenas subir um degrau de cada vez. Todos sonhamos com isso, mas vamos com calma”.Na próxima época, Ricardo Pinho formará equipa com os actuais assistentes, porque, justifica, “se trabalhámos os quatro todo o ano, é justo que os três assistentes continuem a fazer parte da minha equipa. Aliás, esta subida não é só minha, também é deles”.Grato e, naturalmente, feliz com a promoção, Ricardo Pinho agradece aos seus três assistentes “e a todos os que me ajudaram, ao Núcleo de Árbitros de S. João da Madeira, nas pessoas do Augusto Costa, Jorge Saramago e Joaquim Pinheiro, por todo o apoio que me deu.

CD PROMETE AGIR ASSIM QUE O «APITO DOURADO» ESTIVER CONCLUÍDO!!!

O processo «Apito dourado», o caso de corrupção desportiva que está a ser investigado pela justiça portuguesa, tem o nome «Apito final» na Comissão Disciplinar, apontou o presidente do organismo no programa «Trio d¿ataque», da RTPN. Isto porque, segundo o responsável, «quando a Liga for chamada a falar será para pôr um ponto final» nesta questão.
Ricardo Costa explicou que este foi um processo herdado, mas que isso não leva a que a equipa que está na Liga se demita de responsabilidades, pelo contrário. «A credibilidade passa por resolver estas situações», apontou, acrescentando que o órgão quer «decidir e decidir bem». Por isso, existe «uma cooperação» com o Ministério Público, que se traduz «no envio de documentação».
O presidente da Comissão Disciplinar acredita que «tudo será esclarecido», nesse tal «Apito final», «sem ser em praça pública». Ricardo Costa aposta na celeridade de processos e ainda na discrição: «Os inquéritos processuais ou disciplinares obedecerão ao segredo processual, porque assegura e preserva os agentes envolvidos. Quanto mais serenos e fora dos holofotes estivermos melhor. Há grande interesse ver isto resolvido para libertar os agentes de julgamentos em praça pública, por isso somos discretos.»

terça-feira, 12 de junho de 2007

CLASSIFICAÇÕES DOS ÁRBITROS SÃO APROVADAS ESTA QUINTA-FEIRA!!!

O Conselho de arbitragem da FPF reúne-se esta quinta-feira, em plenário, para aprovar as classificações de todos os agentes ligados à arbitragem, o que inclui árbitros, assistentes e observadores. Estas notas dizem respeito à performance destes elementos durante a temporada 2006/07, informa o site oficial da FPF.
Depois deste encontro serão conhecidas então as classificações dadas aos juízes.

SERÁ POSSIVEL ERRAR DESTA FORMA???

ALGARVE VAI TER NOVOS ÁRBITROS!!!

21 candidatos a árbitros de futebol e 15 no futsal, realizaram no passado fim-de-semana os exames finais, e todos foram aprovados. Numa altura de crise no sector, o Algarve vai passar a contar na próxima temporada com novos árbitros. “Foi o melhor de uma época que não se revelou positiva”, explicou António Matos, presidente do CA.
A análise à época 2006/2007 na arbitragem algarvia já havia sido feita pelo líder dos homens do apito na região ao considerar que no futebol dificilmente o Algarve colocaria um novo árbitro no nacional, e quanto ao futsal, Ruben Guerreiro aguarda chamada. Se tal acontecer, será ele o único elo positivo da temporada. Contudo, e numa fase em que a arbitragem nacional se sente seriamente afectada pelo rigor da fiscalidade, jamais poderá deixar de ser relevante a região ter um somatório de 21 novos árbitros, até porque neste grupo existem candidatos de vários extractos sociais e das mais diversas actividades profissionais, desde estudantes universitários a agentes das forças de segurança. “É gratificante saber que o quadro de árbitros aumentou, no entanto, é bom que todos saibam, a entrada destes novos árbitros não resolve as carências no sector, sobretudo se atendermos ao crescimento das competições e à desistência de vários filiados devido às regras fiscais aplicadas à actividade”, alerta António Coelho Matos. No futuro, e para que o futebol na região possa continuar a evoluir com a responsabilidade de todos, a Associação de Futebol do Algarve apela a todos os agentes ligados à modalidade “para que contribuam na sensibilização de elementos com gosto pela arbitragem no propósito de levar a que nos próximos cursos o número de inscritos supere a marca registada este ano”.

sexta-feira, 8 de junho de 2007

ÁRBITRO SUSPENSO UM ANO POR ANULAR MAL UM GOLO!!!

O árbitro senegalês Badara Diatta foi suspenso por um ano pela Confederação Africana de Futebol, por ter invalidado mal um golo ao Uganda num encontro com a Nigéria (os nigierianos ganharam por 1-0), realizado em Março último.
"Vimos as gravações do encontro (de apuramento para a Taça das Nações Africanas, em 2008) com representantes da Confederação e todos entenderam ter havido um erro por parte do árbitro", afirmou o presidente da Federação de Futebol do Uganda, Lawrence Mulindwa.
Por seu lado, o seleccionador do Uganda, mostrou-se satisfeito com a decisão, sublinhando, no entanto, que a selecção não ganhará qualquer ponto com esta decisão.
"Foi transmitida uma mensagem forte para os árbitros. Não ganhamos o ponto, mas acreditamos que as arbitragens podem melhorar com a decisão", realçou.
Entretanto, o Uganda bateu (2-1) no sábado a Nigéria, e ocupa agora a segunda posição do Grupo 3, com sete pontos, menos dois que os nigerianos.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

15ª GALA DO DESPORTO DA RÁDIO CASTRENSE

Os três nomeados para a categoria de "Melhor Árbitro do Distrito de Beja" - Ano 2007, a qual acabou por vencer Dinis Gorjão (do lado direito), que também esta época subiu aos quadros nacionais.
Os nossos sinceros parabéns!!!

AGRESSOR DINAMARQUÊS PEDE DESCULPAS PÚBLICAS!!!

O adepto dinamarquês que atacou o árbitro alemão Herbert Fandel, durante o encontro entre a Dinamarca e a Suécia, fez um pedido de perdão em entrevista concedida ao jornal Ekstra Bladet.
"Peço desculpa a todos os dinamarqueses", declarou o homem de 29 anos, cuja identidade não foi revelada.
Em entrevista dada ao Aftonbladet, jornal sueco, o adepto também pediu desculpas ao árbitro pela atitude que lhe pode dar até três meses de prisão.
O dinamarquês, que tinha o cadastro limpo, indicou este domingo quando presente ao juiz, que bebeu entre 15 a 18 cervejas, pelo que julgou ter visto um cartão vermelho na mão do árbitro quando este assinalou a grande penalidade.
"Nem acredito que isto aconteceu, sou culpado em todos os sentidos, sou um verdadeiro idiota", admitiu o adepto à imprensa.
Tanto os media suecos como dinamarqueses condenaram o acto, pelo que foi o primeiro episódio deste tipo contra um árbitro na história do desporto dinamarquês.

terça-feira, 5 de junho de 2007

SÓ VISTO, PORQUE CONTADO, NIGUÉM ACREDITA!!!

JORGE SOUSA NOMEADO

O árbitro portuense Jorge Sousa foi escolhido para dirigir a partida Croácia-Grécia, no dia 6 de Junho, respeitante à fase de qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-21, em 2009.
A acompanhá-lo estarão os árbitros-auxiliares José Ramalho e Serafim Nogueira e ainda Carlos Xistra, este último como quarto árbitro.A fase de apuramento para este Europeu decorre de 2 de Junho de 2007 até 10 de Setembro de 2008. Recorde-se que Portugal faz parte do Grupo 3, juntamente com Inglaterra, Bulgária, República da Irlanda e Montenegro.

segunda-feira, 4 de junho de 2007

DINAMARCA VS. SUÉCIA NÃO CHEGA AO FIM!

Acabou em polémica o jogo de sábado passado entre a Dinamarca e a Suécia, a contar para o Grupo F da fase de apuramento para o Euro 2008. A partida foi interrompida no período de descontos, depois de o árbitro Herbert Fandel ter sido agredido por um adepto dinamarquês, que invadiu o relvado e acertou correu na direcção do juiz alemão.Fandel tinha acabado de assinalar um penálti a favor da Suécia e de expulsar um jogador da Dinamarca, numa altura em que o resultado registava uma igualdade a três golos. A Suécia chegou a estar a ganhar por 3-0, mas permitiu a igualdade aos anfitriões, num jogo electrizante, disputado em Copenhaga. A UEFA aguarda, agora, o relatório do árbitro para decidir o que fazer, sendo provável que puna a Dinamarca com uma derrota, dando os três pontos à Suécia.

Nota: O adepto que agrediu árbitro Herbert Fandel, saiu em liberdade.

NCAF SANTIAGO CACÉM - ENCERRAMENTO DE ÉPOCA

O Núcleo de Confraternização dos Árbitros de Futebol de Santiago de Cacém efectuou a sua festa de encerramento de época, no dia 1 de Junho, com a realização de um almoço convívio entre os seus associados.