quinta-feira, 30 de setembro de 2010
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
CURIOSIDADE!

terça-feira, 28 de setembro de 2010
CENTRO DE TREINOS PARA ÁRBITROS - ÉPOCA 2010/2011
A Associação Futebol de Évora informa a todos os interessados que o seu Gabinete Técnico promove os Centros de Treino para Árbitros do Distrito. Como aconteceu na época anterior, os três núcleos existentes no Distrito (Vendas Novas, Évora e Estremoz), recebem os técnicos da AFE com finalidade de aumentar o nível qualitativo das intervenções dos árbitros nos jogos dos campeonatos distritais e nacionais. Mais informamos que todos os centros terão o apoio da comissão técnica da AFE, que juntamente com os Professores responsáveis para cada um dos Centros promovem treinos técnicos para todos os árbitros.
Os horários e locais dos treinos são os seguintes:
Centro de Treino | Hora e Local |
Centro de Treinos da Zona das Mármores | 3ª e 5ª feiras das 18h30 às 20h00 – Estádio Municipal de Borba |
Centro de Treinos Évora | 3ª feiras das 18h30 às 19h30 – Complexo Desportivo do Lusitano G.C. (Silveirinha) |
Centro de Treinos Vendas Novas | 4ª feiras das 18h30 às 20h00 – Estádio Municipal de Vendas Novas |
Sensibilizamos a todos os árbitros do Distrito que participem nos treinos e nas actividades promovidas pela comissão técnica.
CENTRO DE TREINOS DO NAFZM ARRANCA HOJE!

A direcção do NAFZM, na pessoa do seu Presidente João Letras conta com a tua presença.
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
RESULTADOS DA TAÇA DA AFE

- CORVAL 3 - 0 BORBENSE
- LUSITANO 1 - 1 CALIPOLENSE 3-4 (ap.g.p)
- ESCOURALENSE 1 - 2 ORIOLENSES
- BENCATELENSE 0 - 1 LUSO MORENSE
- ESTREMOZ 5 - 0 VALENÇAS
- PORTEL 5 - 0 GIESTERA
- S. CAMPO 0 - 3 REDONDENSE
- ARCOENSE 0 - 0 ARRAIOLENSE 3-4 (ap.g.p)
- CANAVIAIS 2 - 0 ST. MAIOR
- ALDEENSE 0 - 3 MT. TRIGO
- SP. VIANA 2 - 1 CABRELA
- S. MANÇOS 3 - 1 ROSARIO
- LAVRE 2 - 1 OUTEIRO
- F. CORTIÇO 2 - 0 VERA CRUZ
- BROTENSE 5 - 3 ALCAÇOVENSE (após prolongamento)
- ISENTO: PEROLIVENSE
domingo, 26 de setembro de 2010
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
IX ENCONTRO NACIONAL DO ÁRBITRO JOVEM

Estes encontros, iniciados em 2001, têm sido uma mais-valia no desenvolvimento intelectual, físico e cultural dos potenciais talentos da arbitragem, pretendendo igualmente ser um activo contributo para o enriquecimento da cultura desportiva dos participantes.
Este evento inclui-se no Programa Anual de Actividades da APAF, estando alinhado com um dos pilares estratégicos da actual Direcção – a Formação - e tem sido determinante na qualificação dos Jovens Árbitros Portugueses, ao mesmo tempo que os motiva a continuar e consolidar a sua presença no mundo da Arbitragem.
A delegação eborense será liderada por Jerónimo Oliveira e terá a presença dos árbitros jovens Carlos Ourives, Telmo Ramos e José Plácido.

terça-feira, 21 de setembro de 2010
LEONEL CRAVEIRO PÕE PONTO FINAL NA SUA CARREIRA COMO ÁRBITRO DE FUTSAL
Tudo na vida tem um princípio, um meio e um fim, disso ninguém duvida, também existem timings e certas conjugações de factores que nos levam a tomar decisões, algumas fáceis outras difíceis. A decisão que tomei foi muito difícil e ponderada. Conjugaram-se alguns factores para que chegasse à conclusão (e difícil decisão) de que não deveria continuar nesta actividade.
Os motivos principais são de ordem profissional e familiar. Existiram alterações nos horários no serviço onde me encontro, passando a integrar uma escala rotativa que abrange as 24 horas do dia e os 7 dias da semana, com folgas rotativas que nem sempre calham ao fim de semana, tornando-se assim muito complicado arranjar tempo para arbitrar quer a nível nacional quer a nível distrital. Esta alteração, que até se poderia, embora dificilmente, conciliar com a arbitragem, com muitas trocas e favores dos colegas, deixaria muito pouco tempo, ou quase nenhum, para a família, que sairia bastante prejudicada, como até aqui tem sempre sido. Como para mim a família está e estará sempre em primeiro lugar, a minha entidade patronal não pode ser prejudicada com as minhas actividades extra profissão e o tempo disponível para treinar e me manter actualizado diminuiria drasticamente, não me restou outra hipótese além do abandono da carreira de árbitro.
Como já disse foi muito difícil decidir, mas foi uma decisão madura e consciente.
Foram cerca de 10 anos de dedicação à causa da arbitragem, se mais não fiz foi porque não me foi possível. Atingi patamares que nunca pensei atingir, esforcei-me sempre por me manter actualizado e com um nível físico, no mínimo, aceitável para desempenhar a função, conheci muita gente e muitos locais que desconhecia, fiz amigos e creio que não criei inimigos, ajudei quando pude e pedi ajuda quando não sabia, passei por inúmeras peripécias e situações complicadas, enfim, um chorrilho de coisas muito boas e poucas más, felizmente.
Quero agradecer a todos aqueles que de alguma forma me ajudaram e fizeram crescer no mundo da arbitragem, agradeço também a todos aqueles com os quais tive o enorme privilégio de arbitrar e aqueles com quem formei equipa, agradeço à AFE e seu Conselho de Arbitragem como agradeço à FPF pelas oportunidades e condições que me proporcionaram para ser árbitro de futsal, agradeço ainda a todos os agentes desportivos, jogadores e dirigentes, com os quais me cruzei e sempre respeitei, sendo respeitado.
Sempre pautei a minha vida por valores dos quais muito me orgulho, respeito, sinceridade, honestidade, frontalidade e muito bom senso, entre outros, pedindo assim desculpa a todos aqueles que se possam ter sentido prejudicados por alguma decisão que tomei, no decorrer dos muitos jogos que arbitrei, quando o fiz foi por incompetência e nunca, mesmo nunca, de forma reiterada ou propositada com a intenção de prejudicar alguém ou algum clube.
Não gosto de despedidas, como tal, até um dia, pois espero um dia regressar a esta modalidade noutra qualidade qualquer.
Saudações Futsalistas.
domingo, 19 de setembro de 2010
RESCALDO DO IV TORNEIO DE FUTEBOL 11 DA ZONA DOS MÁRMORES
- S.C. Arcoense 3 - 0 S.C. Bencatelense
- Rosario 0 - 0 Calipolense (Juniores)
- S.C. Arcoense 1 - 2 Calipolense
- S.C. Bencatelense 0 - 3 Rosário
- Calipolense 3 - 0 Calipolense (Juniores)
- Rosário 1 - 0 Calipolense
- S.C. Bencatelense 3 - 4 Calipolense (Juniores)
- Rosario 0 - 1 S.C. Arcoense
- Calipolense 0 - 0 S.C. Bencatelense
- S.C. Arcoense 2 - 2 Calipolense (Juniores)
Classificação Final:
1º - S.C. Arcoense - 7 pontos
2º - Rosario - 7
3º - Calipolense (Juniores) - 5
4º - Calipolense (desclassificado)
5º - S.C. Bencatelense (desclassificado)
COMUNICADO "APITO DE LATA"
Venho através deste comunicado tentar explicar o porquê da ausência de noticias nestas duas ultimas semana. Não o tinha que fazer, mas sinto-me na obrigação de dar um explicação aqueles que por variadíssimos motivos frequentam este blog. Motivos de natureza pessoal e profissional estão na origem desta ausência de noticias e da não actualização das fotografias dos quadros de árbitros da Associação de Futebol de Évora que estão nos slides neste blog publicados.
Aqui fica o meu sincero pedido de desculpas e a esperança de vos continuar a "ver" por cá, pois são bem vindos!
sábado, 18 de setembro de 2010
domingo, 12 de setembro de 2010
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
NORMAS PARA CLASSIFICAÇÃO DOS ÁRBITROS AFE
ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE ÉVORA
CONSELHO DE ARBITRAGEM
ÉPOCA 2010/2011
NORMAS PARA CLASSIFICAÇÃO DOS ÁRBITROS E ÁRBITROS ASSISTENTES DO QUADRO DISTRITAL
(FUTEBOL ONZE)
NORMAS PARA CLASSIFICAÇÃO DOS ÁRBITROS E ÁRBITROS ASSISTENTES
As classificações dos árbitros e dos árbitros assistentes dos quadros distritais da Associação de Futebol de Évora serão atribuídas de acordo com as seguintes componentes:
1. As pontuações atribuídas em função dos relatórios dos Observadores aos jogos de avaliação, corrigidos através do coeficiente de cada Observador (factor de correcção do Observador), único para todas as categorias de árbitros classificados directamente pelo Conselho de Arbitragem da A.F.E.
2. Resultados dos testes escritos e físicos prestados pelos Árbitros ao longo da época.
PONTUAÇÃO DO RELATÓRIO TÉCNICO
A soma simples do relatório técnico será no máximo de vinte (20) pontos à qual será aplicado o coeficiente do Observador.
Durante a presente época o número de observações a que cada árbitro e árbitro assistente serão submetidos será as seguintes:
* Árbitros de primeira categoria do Grupo A e candidatos ao quadro de árbitros assistentes do nacional – cinco observações, sendo três na divisão de honra e duas na primeira divisão.
* Árbitros de primeira categoria do Grupo B com condições de acesso ao nacional em épocas posteriores – três observações, sendo uma na divisão de honra e duas na primeira categoria.
* Restantes árbitros da primeira categoria do Grupo B – duas observações em seniores.
* Árbitros de segunda categoria com condições de acesso ao nacional em épocas posteriores – três observações, sendo uma de seniores e duas nas categorias jovens.
· Restantes árbitros de segunda categoria – duas observações.
TESTE ESCRITO E PROVAS FÍSICAS
Os árbitros verão a sua pontuação (classificação) final corrigida, de acordo com as penalizações e bonificações aplicadas, em função dos resultados dos testes escritos e provas físicas a que foram submetidos, ao longo da época em curso, segundo as seguintes regras avaliativas:
TESTE ESCRITO – A realizar no início da época e nas provas intercalares
PENALIZAÇÕES
De
De
Menos de 60 pontos -------- 0,50 de penalização
BONIFICAÇÕES
De
De
De
TESTE ESCRITO – De resposta obrigatória para os árbitros da 1.ª Categoria, Grupo A, e para os candidatos ao quadro de árbitros assistentes do nacional. Será enviado mensalmente por email, nos meses de Outubro, Novembro, Dezembro, Fevereiro e Março, e terá de ser respondido até à data limite mencionada em cada um dos testes.
PENALIZAÇÃO – 0,15pontos por cada teste não respondido.
PROVAS FÍSICAS – Testes de velocidade e resistência de acordo com os realizados a nível dos árbitros dos quadros nacionais da Federação Portuguesa de Futebol.
A realizar no início da época e nas provas intercalares.
PENALIZAÇÕES
Teste 1 – Prova de velocidade
Uma corrida não realizada dentro do tempo – 0,15 pontos
Mais que uma corrida não realizada dentro do tempo – 0,50 pontos
Teste 2 – Prova de resistência
Uma corrida de
Mais que uma corrida de
BONIFICAÇÕES
Teste 1 – Prova de velocidade
Por cada corrida efectuada abaixo de 6 segundos – 0,01 pontos
Teste 2 – Prova de resistência
Por cada duas corridas de
Limite de 30 corridas de
Nota: Para efeitos de classificação final, as penalizações e bonificações atribuídas nos testes escritos e provas físicas serão directamente aplicadas à nota obtida, em função dos critérios constantes no ponto 1 das presentes normas para classificação dos árbitros.
Se algum, ou alguns, árbitro(s) não realizarem as provas com os mínimos exigidos e alguns não realizarem mesmo uma, ou mesmo as duas provas (escrita e física), esses mesmos árbitros não ficarão impedidos de actuar já que esse procedimento colocaria em risco as nomeações para os jogos a realizar em cada semana. No entanto, se os árbitros que não comparecerem às provas, e se faltarem de novo a uma segunda convocatória, não serão considerados para efeitos classificativo.
CASOS OMISSOS
Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Évora.
Estas normas revogam as anteriores.
Évora, 24 de Agosto de 2010
Pelo Conselho de Arbitragem
Bernardo Siquenique
(Presidente)
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
terça-feira, 7 de setembro de 2010
QUADROS DE ÁRBITROS DE FUTEBOL DE ONZE - AFE
1ª. CATEGORIA DISTRITAL, GRUPO A
1 – Bruno Miguel Martins
2 – David Manuel Calvino Bruno
3 – Flávio José Serrano Roques
4 – Gonçalo Luis Quintino Quintano Mendes
5 – Gonçalo Manuel Reto Freira
6 – Gonçalo Manuel Saraiva Grasina
7 – Joaquim Miguel Ludovico Rabasqueira
8 – Luis Miguel Branco Godinho
9 – Mário Jorge Pinheiro
10 – Nelson José Vale Gato Dias
11 – Nuno Gonçalo Eliseu Croino
12 –
13 – Pedro Miguel Torres Ramalho
14 – Ricardo Miguel Silva Ferreira
15 – Rui Duarte Gato
1ª. CATEGORIA DISTRITAL, GRUPO B
1 – Alberto Manuel Cotovio Silva
2 – Álvaro Augusto Coco Perico
3 – Carlos Alberto Vieira Rodrigues
4 – Diamantino Manuel da Silva Guerreiro
5 – Fernando Jorge Oliveira
6 – Hélder Manuel
7 – Hugo Miguel Lobato Quintino
8 – Jorge Manuel Ameixa Carretas
9 – João Carlos Mansos Marques
10 – José Francisco Carmo Rosado
11 – José Joaquim Amaro Pinto
12 – Nuno Miguel Henriques Mateus
13 –
14 –
15 – Pedro Filipe Barbosa Correia
2ª. CATEGORIA DISTRITAL
1 – Albertino
2 – Alexandre Miguel Barrigo Chapa
3 – André Filipe Silva Lopes
4 – António Joaquim Montes Butes
5 – António Manuel Candeias Caldeira
6 – Aurélio José Ferreira Batalha
7 – Bruno Emanuel Godinho
8 – Carlos Manuel Bibes Carola
9 – Carlos Manuel Clemente Vilelas
10 – Carlos Manuel
11 – Dina Nazaré Santos Oliveira
12 – Fábio Mauro Bilro Casadinho
13 – Fábio Daniel Caixeiro Coelho
14 – Francisco Manuel Caeiro Baião
15 – João Carlos Aldinhas Ezequiel
16 – João Carlos Roma Nunes
17 – João Manuel Frango Gomes
18 – João Maria Júlio Serra
19 – João
20 –
21 – Joaquim José Piteira Marques
22 – José Carlos Coelho Canaverde
23 – José Manuel Dolores Jacinto
24 – José Manuel Saramago Gonçalves
25 – Luis Alexandre Garcia Aires
26 – Luis Miguel Moura Caeiro
27 – Nelson António Briando Piteira
28 – Norberto Carlos
29 – Pedro Miguel Oliveira
30 – Ricardo Barata Monteiro
31 – Ricardo Filipe Marques Sousa
32 – Rui Emanuel Tareco Pais
33 – Sérgio Assis Cardoso Padeiro
34 – Telmo Alexandre Gonçalves Ramos
35 – Vasco José Boleto Nunes
ESTAGIÁRIO DISTRITAL
1 – André Alexandre Ribeiro Perdigão
2 – Fernando Manuel Mendes Lopes
3 – José Custódio Santos Plácido
4 – Jorge Manuel Carriço Falcato
5 – Jorge Miguel Crato Roque
6 – Luis Filipe Caraça Gato
7 – Luis Miguel Vicente Pé-Leve
8 –
ÁRBITRO JOVEM
2 – Carlos Miguel Ferro Ourives
3 – Ricardo Jorge Santos Cardos
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
AFE - CONVOCATÓRIA PARA ÁRBITROS
