quarta-feira, 23 de junho de 2010

O FACTOR PSICOLÓGICO - APLICA-SE DE IGUAL FORMA AO ÁRBITRO!

A psicologia terá influencia no desporto?
Para mim, claramente sim! E basta estar atento aos jornais desportivo diários para ver como eles referem o factor psicológico como algo que pode influenciar o resultado.
Costuma dizer-se que entre atletas iguais ganhara aquele que for mentalmente mais forte.
Quantas vezes não ouvimos que a capacidade de superação de uma equipa foi a causa da sua vitoria? a superação acontece porque o atleta excede o esperado, tem maior resistência ao sofrimento, á dor, melhor concentração, e ouvimos os jornalistas dizerem que grande capacidade psicológica desta equipa.
Dai a importância cada vez maior dos psicólogos no desporto, e hoje mesmo nos cursos de treinador esta vertente já está incorporada no curso.
A psicologia do desporto é um ramo da psicologia que trata dos fenómenos psicologicos inerentes ao desporto.
O controle emocional, o auto controle, autodominio, conhecimento de nós próprios, são factores importantes para se obter uma boa performance desportiva.
Um aspecto muito referido no desporto como agora se viu na nossa selecção nestes dias que antecederam a sua estreia os jogadores a falarem da ansiedade que sentiam para a estreia, é o chamado stress pre-competitivo e que pode vir a ter influencia no seu desempenho como se viu hoje em campo no jogo de Portugal com Dany, claramente um jogador ansioso.
Mas existe muitos factores onde a psicologia intervém como dinâmicas de grupo, gestão de resultados, recuperações de lesões, resolução de conflitos, gestão do fim de carreira entre outros aspectos.« uma mente bem preparada para todas as situações está mais próximo da vitoria».

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial