quarta-feira, 31 de março de 2010

HOJE FALO EU DE ARBITRAGEM (3) - RUTE BALICHA

Como jogadora do Luso Futebol Clube Morense, considero que a arbitragem por vezes é justa e outras não, ou seja, por vezes os árbitros têm o conhecimento e não o aplicam, e noutras não têm qualquer conhecimento do que estão a fazer.
Ao reflectir sobre os meus jogos, e os que já vi, os árbitros já com bastante experiência ainda falham, o que é compreensível. Eu também falho como jogadora. Mas em determinadas alturas não consigo verificar se os árbitros apitam por apitar, ou se sabem mesmo o que estão a fazer, porque por vezes surgem faltas que só eles é que não vêm, mas tudo bem, não podemos “reclamar” porque quem decide são eles.
Falando agora dos estagiários que se encontram ainda no inicio de uma carreira, é aceitável os erros, pois ninguém nasceu ensinado e tudo o que sabemos tivemos claramente que aprender. Sabemos que a falta de compreensão por parte das jogadoras e treinadores leva a que estes se sintam pressionados, errando sucessivamente.
No entanto, não podemos esquecer que para os jogos importantes devem ser nomeados os árbitros com mais experiência, para que nenhuma das equipas saia prejudicada. Por vezes um “não apitar” ou até mesmo “apitar” em determinadas ocasiões, pode fazer a diferença da vitória de uma equipa. Não estou a querer dizer que com os árbitros mais experientes isso não aconteça, mas certamente acontece menos, ou assim deveria ser.
Contudo, também verifico que os praticantes e todos os envolventes desta modalidade preferem que o culpado do seu fracasso seja o árbitro, pois é mais fácil culpar o outro do que assumir a sua própria culpa.
Falar acerca deste tema não é muito fácil, pois todos erramos e todos culpamos. Tanto é culpado o jogador porque falha a baliza ou comete uma falta, como é culpado o árbitro porque não a assinala, factor determinante para o jogo.
Espero que para a próxima época já se verifique uma maior evolução tanto a nível de jogadores, como dirigentes, treinadores e ainda na equipa de arbitragem, pois com a ajuda de todos será mais fácil assistirmos a jogos justos e de qualidade.
Rute Balicha
(Jogadora de Futsal do Luso Morense)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial