quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

"APITO DE LATA" ENTREVISTOU NELSON VALENTE

AL - Em jeito de balanço e fazendo uma retrospectiva da 1ª metade da época ja realizada, na tua opinião os árbitros do distrito de Évora ainda podem vir a estar melhor preparados fisicamente?
NV - Encontramo-nos a metade do período competitivo dos campeonatos. É nesta fase que é importante uma maximização das capacidades dos A e AA, para tal e em minha opinião, é muito importante uma elevada assiduidade de cada e A e AA aos centros de treinos para uma consequente melhoria da sua condição física e para que obtenha prestações ao seu melhor nível.
AL - Quais os aspectos positivos mais relevantes nos Centro de Treino?
NV - Penso que todos os aspectos são positivos. Em termos sociais, o convívio, a troca de informação, de opiniões, de conteúdos técnicos etc. E em termos físicos a melhoria da condição física geral, o trabalho de coordenação e técnica de corrida, a exercitação de deslocamentos específicos de A e AA, bem como as sessões de interacção com os elementos da comissão técnica.
AL - E os mais negativos?
NV - Não identifico aspectos negativos nos centro de treino. Relativamente aos aspectos a melhorar, acho que ano após anos, temos melhorado em termos de assiduidade, de qualidade nos treinos, da intervenção da comissão técnica… e penso que estes são os aspectos que devemos sempre melhorar e ambiciona-se novas sugestões/propostas para a melhoria destes aspectos.
AL - A arbitragem é um mundo muito complexo, demasiado fragilizado por vezes. Tu fazendo parte do "familia" da arbitragem, de certa forma levou-te a começar a pensar e agir diferente quando ves futebol no que toca aos árbitros?
NV - Claro. Para compreender a complexa tarefa do que é ser A nada melhor seria do que passar pela experiência. Imagino diversas vezes a complexidade que é em analisar um jogo, uma jogada, uma acção, que tipos de deslocamentos, que áreas de intervenção, que relacionamento entre os A e AA… e nunca podemos esquecer que todos estes aspectos que referi anteriormente estão contextualizados nas condicionantes que envolvem um jogo de futebol.
AL - Por fim uma mensagem aos árbitros do distrito de Évora?
NV - Para além de todas as mensagens/palavras importantes como ambição, empenho, perseverança, objectivo…, muito mais credível do que eu, deixo-vos umas expressões daquele que é considerado o melhor Árbitros de todos os tempos, num seminário internacional: O ex-árbitro italiano Pierluigi Collina:
“Não vejo grande diferença entre ser amador ou profissional para um árbitro, excepto na disponibilidade de tempo para a sua preparação, porque um árbitro, para estar em condições, não só físicas como na aquisição de conhecimento, precisa mesmo de muito tempo, dedicação, empenho e ambição.”
Pierluigi Collina, apontou três condições que considera essenciais para ser um bom árbitro:” Ser um decisor, um bom comunicador e ser um líder, o que implica não ter medo de decidir em meio segundo, onde nada é a preto e branco e tem muitas vezes grande complexidade”.

VOTOS DE BOAS ARBITRAGENS!
NELSON VALENTE

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial