quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O TREINO DE RECUPERAÇÃO, A SUA IMPORTÂNCIA!

Este é um dos muitos aspectos de extrema importância no trabalho semanal de uma equipa, como tal deve-se ter em atenção a sua planificação.
Quando fazer? em que dia? em que situação?
Existem diversos tipos de recuperação, a recuperação após jogo, das cargas de treino semanais, dos exercícios durante os treinos, tudo isto no aspecto físico, mas também existe o aspecto mental, a sua fadiga. Falo do após jogo,
como tal a preparação do microciclo deve ser bem preparada e equilibrada nos seus aspectos técnicos, físicos, tácticos e psicológicos.
No meu microciclo, o trabalho de recuperação activa está incluído na terça-feira, 48h após o jogo, em termos físicos, não será o mais correcto, a segunda-feira é o dia mais correcto, mas e o aspecto mental? não é esse bem estar que nos levas a ter uma predespozição maior para treinar?
A minha opção por fazer o treino incidido na recuperação activa a terça-feira tem a ver com a parte mental!alguns aspecto merecem-me interrogações, em clubes de segundas e terceiras divisões em que a maioria dos atletas está longe da família, não será mais benéfico a seguir ao jogo seguir para junto dela? seria benéfico em termos mentais o atleta, nalguns casos fazer uma longa viagem para fazer um treino que a maioria considera chato logo após o jogo? está o atleta disponível mentalmente para falar do jogo? na minha opinião não, dai preferir a terça-feira, a fadiga mental do jogo já foi ultrapassada, a capacidade de raciocínio é maior, e a disponibilidade para o treino também é diferente e poderá ser aproveitado de forma diferente.
Na maioria dos desportos colectivos encontramos grupos heterogéneos e o futebol não foge à regra. Temos atletas de várias idades, aptidão física diferente, posições de campo que exigem treinos diferentes, tempo de recuperação diferentes, enfim, necessidade de treino individualizados em certos momentos, respeitar o potencial fisiológico de cada um é importante para que os excessos não ocorram e para que o jogador chegue ao domingo na sua plenitude.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial