terça-feira, 14 de outubro de 2008

ILUSTRE CONVIDADO - CARLOS BACALHAU (BLOGMASTER)

Ora cá estamos nós novamente para mais uma entrevista a um Ilustre Convidado, a quem o Apito de Lata conhece bem. Carlos bacalhau é blogmaster de um dos blog's mais participativios do futebol distrital (http://www.forcaazulborbense.blogspot.com/), e aceitou o convite endossado pelo Apito de Lata a ser entrevistado, visto e aproveito para clarificar mais uma vez que todos os convidados desde espaço estão relacionados directamente com o futebo, e arbitragem e quem mais de direito como o Bacalhau. O Apito de Lata agradece o tempo dispendido e deseja as melhores felicidades a este grande amigo do nosso futebol.

(AL) – Como blogmaster de um blog muito participado e relacionado com futebol mais directamente com um clube, que medidas colocavas em pratica para combater a desertificação na arbitragem?
(CB) - O problema da falta de árbitros é um problema muito sério e que não é fácil de resolver, pois os árbitros continuam a ser vistos no futebol como os culpados de tudo. Se uma equipa perde, ninguém se lembra dos golos que a equipa falhou ou das falhas defensivas que permitiu o adversário marcar, mas sim do erro que o árbitro teve neste ou naquele momento do jogo. Com estes gestos e atitudes por parte das gentes do futebol, os árbitros acabam por se cansar e querer abandonar a actividade. Para isto mudar penso que deveriam ser tomadas varias medidas, como criar mais benefícios para os árbitros, não só monetariamente mas também prémios ou brindes facilmente arranjados pela Federação e Associações de Futebol. Depois penso que deveriam fazer-se campanhas para adesão á arbitragem no Ensino Superior e Secundário com cursos de desporto, fazendo-se boas apresentações aos jovens, promovendo a arbitragem e mostrando as vantagens que se poderiam ter em caso de adesão. Era também necessário fazer-se mudar as mentalidades dos clubes contra os árbitros e começarem a perceber que está tudo no mesmo barco em prol do futebol distrital, ambos são importantes para a continuidade deste. Quando entram em campo as 3 equipas, são 25 atletas que vão tentar fazer o melhor. Só havendo mais respeito entre estas partes, acabam as inúmeras polémicas e a arbitragem começa a ser vista de uma forma mais positiva e atraente para os jovens.

(AL) – Na tua opinião quais são os campos de futebol no distrital que achas que tem maior índice de dificuldade para os árbitros distritais?
(CB) - A mim parece-me que há-de ser bem mais difícil arbitrar no distrital do que nas grandes ligas devido á proximidade dos adeptos. Aqui a nível distrital existem vários campos que deve ser muito complicado, lembro-me por exemplo do campo em Torre Coelheiros em que o bar está mesmo atrás, talvez a uns 3 ou 4 metros do fiscal de linha. Outro campo que ajuda muito a equipa da casa e pressiona muito a arbitragem é o Campo de Monte Trigo com a bancada bem juntinho ás 4 linhas e depois o corredor para o balneário que também dá historias para contar, tal como o de Reguengos em que a bancada também está muito próxima do campo. Enfim ainda há muitos campos em que os adeptos estão a pouco mais de um metro do fiscal de linha como por exemplo Redondo, São Mancos, Bencatel, Arcos, entre outros, mas também é verdade que com o arrelvamento que está a acontecer nos campos de futebol do distrito, os campos ganhem mais condições para os atletas fazerem melhor o seu trabalho, tanto os jogadores como o trio de arbitragem.

(AL) – Na tua opinião o que é que um árbitro deve ter em conta num jogo de futebol?
(CB) - Eu penso que um árbitro quando entra para um jogo de futebol deve tentar fazer com que quando o jogo acabe ninguém se lembre do seu trabalho, pois ele está lá apenas para ajuizar e fazer cumprir as leis do futebol, nada mais do que isso, e o que deve ficar na memória de quem vive um jogo de futebol são as jogadas e os golos. Um árbitro quando entra em campo, seja ele onde for, deve ser respeitado por todos e quem não o respeitar deve ser castigado. Na minha opinião pessoal gosto de ver um árbitro que consegue estar a fazer o seu trabalho e estar tranquilo para explicar aos jogadores o que está a arbitrar, e lembro-me por exemplo aqui a nível distrital de um árbitro que eu admiro e que faz isso muitas vezes que é o Senhor Paulo Forca. Penso que um árbitro não pode ser arrogante nem provocante, pois isso desperta a ira nos jogadores e adeptos o que torna o jogo mais difícil. Em suma acho que o árbitro quando entra em campo não deve ter nada em conta, nem quem joga em casa, nem quem joga fora, nem os adeptos que há, nem o que o jogo decide. O árbitro quando entra em campo apenas tem de ter em conta que estão 11 jogadores para cada lado e que vai tentar fazer o seu trabalho da melhor forma possível sem lhe interessar minimamente o resultado final.

(AL) - Ultimo Desabafo?
(CB) - Quero desejar uma boa época desportiva a todos os árbitros, que consigam fazer bem o seu trabalho domingo após domingo. Espero que a época consiga correr toda bem em termos de nomeações até ao fim e que não haja falta de árbitros em nenhuma ocasião. Gostava também que conseguissem angariar mais árbitros, de forma a haver mais opções e permitir alguns descansos merecidos aos outros.
Por fim deixar uma palavra de agradecimento pelo convite, e de reconhecimento pelo excelente blog que a arbitragem distrital aqui tem, parabéns ao blogmaster Godinho.

Abraço e boa sorte

3 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Metam já as nomeações para este fim de semana, já estão nomeados...eu só sei os árbitros

Metam as nomeações....

14 de outubro de 2008 às 21:21  
Anonymous Anônimo disse...

Tem calma chefe! O blogmaster não tem todo o tempo do mundo!

15 de outubro de 2008 às 00:04  
Anonymous Anônimo disse...

Tem calma chefe! O blogmaster não tem todo o tempo do mundo!

15 de outubro de 2008 às 00:04  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial