quarta-feira, 15 de outubro de 2008

ARTIGO DE OPINIÃO DE JOSÉ GUERRA (2)

AFINAL JÁ NÃO ESTOU SOZINHO

Ainda na continuação do artigo da semana passada, dos árbitros de Évora para os jogos Reguengos-Lusitano e Juventude-Lusitano da 3ª divisão nacional, não vou citar, desta vez, o que a imprensa escrita, as rádios e os adeptos disseram mas sim outro aspecto que se prendeu com os comentários feitos lá mesmo. Foi pena os senhores dirigentes não estarem presentes para ouvirem os elogios que lhes fizeram. Ouvi-os eu, e não foram poucos.
Fui novamente ao meu álbum reler o que a imprensa escreveu antes do arranque do Apito Dourado, no dia 21/04/2004 e encontrei este pequeno artigo de 06/01/2004, escrito pelo colega e comentador desportivo Jorge Coroado, que guardei pois já sabia que, mais tarde ou mais cedo, ele me faria falta. Serviu para me ajudar no meu artigo da semana passada, em que não estive de acordo com as nomeações dos árbitros de Évora para estes dérbies. Com a devida vénia, publico-o aqui no blogue “Apito de Lata”, para que os ábitros e todos os desportistas que aqui clicam, o leiam com atenção.
Este artigo é escrito por um “parvo”! Vou explicar.
Quando digo aos meus colegas que "o Coroado diz que é assim", eles respondem que ele é parvo. Comigo é o mesmo! Há árbitros que dizem que "o Guerra diz que é assim", e a resposta é logo "o Guerra é parvo". Eles têm razão! Eu gasto dinheiro com a arbitragem enquanto eles ganham-no e são os espertos.

8 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Tal como fiz no artigo postado a semana passada..e que rebati algumas das afirmações contidas no mesmo..o mesmo o farei neste:

1ºUm arbitro internacional como Pedro Proença ainda não está preparado para apitar um derbie?Pergunto-me..então..quem estará?

2ºUm arbitro como Jorge Sousa que na altura estava em evolução e seria porventura o melhor árbitro da AF Porto como Jorge COroado refere..não seria a melhor opção para o jogo em causa..?é pena..para um sector que se deseja profissional ficarmos afastados de certos e determinados jogos não por incompetência ou falta de preparação..mas sim porque temos azar de viver na freguesia de umas das equipas..
3ºNunca vi o autor do artigo do jornal o JOGO queixar-se de apitar um Sporting - Benfica..então mas afinal ele não é de Lisboa também?Afinal ele não é um sportinguista confesso?..ah..mas afinal ele sempre esteve preparado e foi competente para tal função..
4ºAfirmo e reafirmo quantas vezes forem necessárias..numa actividade que se procura profissionalizar, os arbitros, as suas nomeações deverão ter em conta a competência do árbitro no desempenhar do seu papel e não a localidade ou a proximidade do local onde habita..a isenção e a imparcialidade do arbitro deverão ser valores intrinsecos ao mesmo..
Mas esta é só a minha humilde opinião..

15 de outubro de 2008 às 11:03  
Anonymous Anônimo disse...

Boa. Se quiserem ler o artigo melhor consultem http://www.evora.net/ideiad/arbitragem/Artigos/Comooscompreendo.pdf na página do Guerra.

15 de outubro de 2008 às 12:47  
Anonymous Anônimo disse...

nao consigo ampliar a imagem...

15 de outubro de 2008 às 15:24  
Blogger JR disse...

Só dizer uma coisa: o Coroado não é, jamais foi e nunca será Sportinguista. É, sim, um dos "velhinhos" do Restelo, pois corre-lhe Belenenses nas veias...

Quanto a mim que sou árbitro, só uma coisa a dizer: adoro o Coroado, como árbitro que foi e como conhecedor daquilo que faz e diz!

Parabéns pelo blog que TODOS os dias visito. Continua assim, Godinho, que é excelente!!! Já agora, posso colocar no meu (do meu núcleo) blog o link deste teu blog?

Visita o nosso (www.nafbeiraserra.blogspot.com) e responde à minha pergunta pff.

Um grande abraço,
José Carlos Rodrigues
(Coimbra)

15 de outubro de 2008 às 16:29  
Anonymous Anônimo disse...

Ao amigo José Carlos Rodrigues..e eu que também sou árbitro..uma coisa..não pense pela cabeça dos outros..pense pela sua..desenvolva as suas próprias opiniões e cresça com a sua imagem de marca e os seus valores, não com os dos outros..quanto ao facto de ser sportinguista..provavelmente ter-me-ei enganado..ele sempre teve foi uma estranha fobia ao vermelho..não duvido minimamente da sua cor ser a azul do Restelo..mas tal como a minha..a sua é mais uma opinião..que terá com certeza todo o valor para mim e para quem a ler!

15 de outubro de 2008 às 16:47  
Anonymous Anônimo disse...

Ao amigo e colega Anónimo:

Antes mais agredecer-lhe pelo conselho que me deu, que muito respeito.

Para ir de encontro à sua confusão, dizer-lhe que não penso pela cabeça dos outros, uso a minha e trabalho para a melhorar, não caindo na tentação de um dia vir a ter um pensamento viciado e incapaz... Quanto às opiniões, tenho-as minhas e propriamente pensadas; tenho a minha imagem e os meus valores.

Agora que clarifiquei aquilo que sou, afirmo que não tenho qualquer tipo de problema em aprender com quem sabe. Repare: eu precisei que me dessem um curso; preciso que me corrijam e ensinem; preciso de aprender mais e mais e mais para aperfeiçoar e melhorar. Quem é que me ajudaria se não fossem aqueles que já por lá andaram? Como conseguiria eu ser assim ou assado se não tivesse um modelo, por muito básico que seja, como ponto de partida? Não será isto usar da sabedoria e experiência dos mais vividos, capazes e batidos? Comigo é, com a maioria dos árbitros também, consigo não sei, pelos vistos...

Uma coisa que me desagradou quando li a sua resposta foi o facto de ter dito que o tal ex-colega tinha uma estranha fobia ao vermelho. Vermelho de quê? De cartões certamente não era, já que ele tinha a mão bem quente, seria de algum clube? Se foi essa a sua intenção, desculpe-me Caro Colega, mas foi muito viciada. Não compreendo como é que o Sr., sendo árbitro, consegue suspeitar de um (ex)colega. Dessa forma parece-me que quem não pensa pela sua cabeça é o Sr., que usa a cor clubistica (a imagem que o seu clube, seja ele qual for (...), tem sobre si), que tem uma opinião perfeitamente banal (senso daqueles que cresceram a pensar que o árbitro era o culpado de todas as derrotas de x ou y) de desconstrução e acusação e tem valores de desconsideração pelos colegas e critica barata...

Quanto à validade das opiniões, refiro apenas que é tão válida a minha, como a sua, como a de qualquer outra pessoa que a queira dar. Não imponho, jamais o faria, a minha ideia. É apenas aquilo que EU penso.

Para terminar, porque não quero monopolizar o espaço, fazer-lhe, se me é permitido, um pequeno reparo, Sr. ANÓNIMO: os árbitros têm, entre outros requisitos que já dei conta o Sr. possuir, CORAGEM. É mais fácil esconder-se atrás do anonimato? Use o seu nome, diga quem é, é sempre bonito. Pense nisso...

Muitas felicidades para si e para a sua carreira.

Um abraço,
JCR

16 de outubro de 2008 às 21:09  
Anonymous Anônimo disse...

Ao amigo José Carlos Rodrigues..primeiro que tudo dir-lhe-ei que todo é importante dizer quem sou, não é um acto de coragem ou deixa de ser, é uma opção que a blogosfera me permite, e tendo em atenção que não estou aqui para ofender ninguem, apenas para deixar as minhas opiniões..e para isso não preciso de me identificar..mas isto são formas de pensar..se achar que devo..com certeza me identificarei!
A minha opinião acerca de determinado arbitro é de uma pessoa isenta..não me identifico com o corporativismo da arbitragem nem com a cega confiança nos meus colegas..ao longo dos ultimos anos tem.se visto que os arbitros por vezes são os inimigos dos proprios arbitros..a minha sincera opinião, é que o Sr.Jorge Coroado..não prejudicou x ou y, mas invariavelmente teve azar com os jogos do benfica, chamando as coisas pelo nome..azares a favor e azares contra..não percebo contudo como me consegue acusar a mim de julgar determinado arbitro, quando o sr.jorge coroado o faz ou fazia semanalmente e de forma publica..analisando de forma escrupulosa os lançes do jogo não se coibindo de criticar aqueles que já foram os seus colegas..sinceramente..nisso não compreendo como a mim me critica e com ele se identifica.
Não quis de todo dizer que nascemos ensinados..não nasçi..nem nunca nascera arbitro algum com tamanhas faculdades que não tenha de aprender e olhar para alguem como modelo..eu preferi ter vários modelos..afinal é sempre mais proveitoso tirar um bocadinho de cada um..do que aprender tudo da mesmo..
Não deconsidero colegas..mas certamente não meto as mãos no fogo por ninguem..tenho a minha quota parte de desilusões neste mundo..apenas vejo o futebol como adepto e como árbitro..
Sei que poderiamos ficar aqui eternamente a discutir o sexo dos anjos..provavelmente tenho parte da minha opinião tolhada devido ao facto de na mais pura das verdades nunca ter sido apreciador da forma de ser e de apitar do Sr.Jorge COroado..apesar de lhe dar imenso valor..mas..continua a ser a minha opinião..um forte abraço ao colega..

16 de outubro de 2008 às 22:39  
Anonymous Anônimo disse...

Parece que nos entendemos caro Colega!

É verdade que não é necessário identificar-se, porém, fazê-lo seria, em minha opinião, interessante, pois saberia com quem estava a conversar...Não o quer fazer, eu compreendo perfeitamente!

Quanto à "critica" que lhe lancei, apenas tem o sentido clubistico. O Coroado critica de uma forma isenta de clubismos, logo, apenas nas matérias de arbitragem e com elas. Era aqui que eu queria chegar: o facto de ele criticar com base na arbitragem e o Sr. tê-lo criticado a ele com base no clubismo. Esclarecer-lhe que não me identifico com esta critica dura que ele faz, mas que em algumas coisas contribui para o enriquecimento de quem o ouve e do próprio criticado, não há dúvida. Identifico-me sim em ter sido um bom árbitro, na minha opinião, que tudo fez o que tinha a seu alcance para levar além fronteiras o silvo luso do apito...

Quanto ao ter vários modelos para a construção do um modelo próprio, aplaudo-o pelo que disse: "afinal é sempre mais proveitoso tirar um bocadinho de cada um..do que aprender tudo da mesmo". É bem verdade, é isto que o Sr. fez, que eu faço e que a grande maioria dos colegas o faz. Eu costumo dizer que até o mais fraco (se é que me pode ser concedido tal atrevimento afirmar) dos árbitros tem sempre algo com que possamos aprender. O Coroado foi, para mim, um desses modelos, como tantos outros.

Quanto aos colegas, ao acreditar neles, não digo que metamos a mão no fogo por eles mas, se não forem os próprios colegas a acreditar, a compreender, a defender, quem o fará? É certo que o maior inimigo do árbitro é o colega árbitro mas, penso eu, devemos todos contribuir para contrariar este proverbio e passar em sincronizar os corações para quem batam em uníssono pela mesma causa, pela mesma paixão, pelo mesmo amor: A ARBITRAGEM.


Para terminar dizer-lhe que me parece termos opiniões parecidas acerca da mesma coisa, porém, com divergências aqui e ali, normais entre as pessoas e influenciadas por este método de comunicação que estamos a usar - a escrita - em que não conseguimos dizer completamente tudo, senão teríamos texto para ler o dia todo...

Um grande abraço de estima e consideração, com votos de um bom fim-de-semana e bons jogos,
JCR

17 de outubro de 2008 às 09:01  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial