quarta-feira, 14 de abril de 2010

HOJE FALO EU DE ARBITRAGEM (5) - BENJAMIM ESPIGUINHA

Gostaria de começar por referir que me parece que o nível da arbitragem, em termos gerais, tem registado melhorias. Hoje em dia é evidente que existe a preocupação de possibilitar boas condições de trabalho aos árbitros (de que é exemplo o Campo Municipal de Borba), e os próprios árbitros também estão mais conscientes da necessidade de “trabalharem”, durante a semana, especialmente a nível físico. Pelo que julgo saber, a nível teórico, também existe outro tipo de acompanhamento seguramente muito diferente daquele que existia quando eu tirei o Curso de Árbitro, no início da década de 90.
No entanto, por muito que se queira evitar, é evidente que o erro acontecerá sempre! Mas o mesmo acontece com todos os intervenientes desportivos, sejam jogadores, treinadores ou directores. O que é necessário, é que, de parte a parte, haja mais compreensão em relação ao trabalho de cada um. Tenho dito que, desde que voltei a apitar jogos no verão (Futsal), tenho vindo a ser mais sensível à questão da arbitragem (aqui e ali ainda com algum deslize…), porque tenho consciência que erro, ainda que sem intenção. O mesmo se deve aplicar também aos árbitros: se, por um período experimentassem a “outra parte” (como jogadores, treinadores ou directores), também perceberiam que às vezes, no “calor da luta” existe algum excesso, mas que, regra geral, até nem é com má intenção. Por isso, a melhoria na relação dos árbitros com os intervenientes desportivos, em meu entender, possibilitará uma melhoria da própria arbitragem.Por fim, quero referir a boa surpresa que tive esta época, ao verificar a presença de senhoras na arbitragem do nosso distrito: Em boa hora isso aconteceu, porque, principalmente, têm qualidade e, por outro lado, creio que são mais respeitadas por todos os intervenientes. Que este exemplo dê frutos!

Benjamim Espiguinha
(Presidente recém eleito do Sport Clube Borbense)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial