segunda-feira, 8 de março de 2010

EM PLENO SÉCULO XXI JÁ NÃO SE CONSEGUE ACEITAR!

Hoje decidi eu escrever um artigo de opinião sobre situações que me deparei este fim de semana e que ao longo da época têm sindo uma constante, a falta de condições em determinados complexos desportivos.
Marcava o termómetro 10ºC, tinha chuvido durante quase todo o encontro e estava um vento frio de inverno, quando chego ao balneário e pronto para tomar o meu merecido banho me deparo com água gelada, ou seja, não havia água quente na instalação. Interroguei os responsáveis pelo que se estava a passar, dos quais não obtive justificações nem acções no sentido de resolver a questão. O delegado da equipa forasteira veio ao meu balneário fazer a queixa que nos seu balneário também não havia água quente e que os jogadores estavam indignados com situação.
Eu mostrei a minha total solidariedade para com a equipa mas nada podia fazer, não estava ao meu alcance colocar água quente nas tubagens e fazer com que todos tomassem o seu banho de água no minimo temperada.
Conclusão da história, todos tomaram banho de água fria, incluindo a equipa de arbitragem, que por experiência própria constatei o quanto fria estava a água.
Agora eu pergunto...Em pleno século XXI isto é aceitável? É humano passar por esta situação? Afinal quem é a entidade fiscalizadora das instalações desportivas do nosso distrito? São os próprios clubes ou é a Associação de Futebol de Évora? De que vale nós árbitros escrever-mos no relatório se para a semana volta a acontecer a mesmissíma coisa?
Sinceramente há situações que por muito que me esforçe não compreendo! O mais "violento" desta questão, que se está a tornar uma constante no nosso futebol, é quando toca a crianças e a jovens com estruturas fisícas demasiado frágeis para aguentar uma crueldade deste tipo.
Começa a ser demais, começa a cansar, começa a massar, começa a ser desumano da parte de quem gere o nosso futebol o olhar tão desatento das condições ás quais todos nós somos sujeitos.
Luís Godinho

12 Comentários:

Anonymous Paulo Avó disse...

Olá.

Nesta questão concordo plenamente contigo.

Quando a situação deveria estar a melhorar (assim, deveria ser a evolução), a falta de "Água Quente" vai sendo cada vez mais comum neste distrito...

Abraço,

Paulo Avó

8 de março de 2010 às 02:41  
Anonymous Anônimo disse...

Estou de acordo com quase tudo o escreveste só não concordo é com o valer a pena escrever no relatório,porque o mal é não escreverem todos,porque se escrevessem isto começava a massar e algém tinha que fazer alguma coisa,se não teremos nós que fazer alguma coisa.
Também acho mal,permite-me a minha opinião,que não digas qual é o campo onde aconteceu essa situação.
Acho que devem ser faladas essas porque como tu dizes NÃO É ACEITÁVEL NESTE SÉCULO.

Um abraço desculpa discurdar de algumas coisas,um abraço do amigo GAUDENCIO

8 de março de 2010 às 12:14  
Blogger Apito de Lata disse...

Ora muito boas tardes!

Estou a ver que o facto de eu não dizer o nome do complexo desportivo está a geral alguma confusão.
Foi no Juventude, sábado á tarde, mas eu não falei no jogo em questão porque isso passa-se por todo o lado, cada vez mais, por exemplo nesse mesmo dia fui a cabeção em futsal e toma lá mais água fria...
Enfim mais um para a conta!

Um grande abraço pessoal!

Luis Godinho

8 de março de 2010 às 17:59  
Anonymous jogadora de futsal disse...

È triste estas coisas ainda acontecerem! Mas cada vez mais isto vai sendo um habito neste distrito. Acho mal qu os arbitros não escrevam nos relatórios, pois isso é um sinal do deixa andar e de estas situações voltarem cada vez mais. Falo isto porque, como jogadora de futsal, tambem nos ja por duas vezes tambem tivemos "direito" á aguinha fria. Não se pode admitir estas situações.

8 de março de 2010 às 20:26  
Blogger Leonel Craveiro disse...

Subscrevo na totalidade.

Sabes que isso acontece até a nível nacional e, se nós relatarmos, é o próprio Presidente do Conselho de Arbitragem da FPF que na primeira oportunidade, regra geral nos Cursos, discursa sempre da mesma forma, "no meu tempo - talvez há mais 30 anos, digo eu - tomei muitos banhos de água fria e estou aqui."
As condições e a evolução dos tempos não se coadunam com esse tipo dicurso e falta de melhoramentos.
Com este tipo de mentalidade é dificil mudar certas situações como esta, pois se os clubes sentirem falta de pressão por parte dos orgãos federativos e associativos estamos a chover sobre o molhado.
Abraço.

8 de março de 2010 às 22:59  
Anonymous Anônimo disse...

Bom dia companheiros!!

Mais um vez um assunto actual, pertínente e inaceitável...

Infelizmente é uma situação com que nos deparamos em todos os sitios e todos os distritos!!!

Mais grave se torna quando se trata de equipas que pertencem, ou, têm escalões a competir nas provas nacionais...

Mas esta situação deixa-me um pouco "revoltado", pois quando se tratam de jogos da FPF há sempre água quente, já quando são jogos de distrital há sempre um problema qualquer!

Leva-me a pensar que, quando se tratam de jogos da FPF poderá estar inerente, caso o árbitro mencione no seu relatório, uma multa de valor considerável e passível de reincidência aumentando o valor. Caso se tratem de jogos de competições distritais os clubes se sentem protegidos pelas associações não havendo em muitos casos nem uma repreensão por escrito.

Parabéns pelo artigo!!

Abraço

Gato

9 de março de 2010 às 10:49  
Anonymous Luis Papança disse...

E agora pergunto eu, é aceitável que os árbitros que arbitram jogos de futsal se estejam pura e simplesmete a cagar para as leis de jogo? É aceitável que haja um critério diferente em todos os jogos? É aceitável que alguns árbitros passeiem nitidamente nalguns jogos? É aceitável que não saibam a diferença entre um tackle e jogar no chão? É aceitável que não saibam que a partir da 5ª falta de uma equipa não há lugar á lei da vantagem ? É aceitável que não se saiba que o atraso ao guarda-redes tem regras? É aceitável que as barreiras que deviam estar a 5 metros fiquem muitas vezes a 3? É aceitavel que um árbitro se ande a pavonear orgulhoso pela sua terra dizendo que expulsou um gajo porque isto ou aquilo?É aceitável que um mau árbitro se esconda atrás dos cartões para ser respeitado?É tanta coisa aceitável e elas acontecem ciclicamente em todos os jogos, e muitas há para mencionar. Alguma coisa tem que melhorar e se os árbitros não querem saber das leis de jogo então nada vai mudar, ou vai? Sei perfeitamente que muitas vezes não ajo da melhor forma mas muitas vezes há arbitragens que tirão uma pessoa do sério e eu não sou mais nem menos que ninguém, aqui há uns tempos fiz uma critica talvez de uma forma pouco correcta e fui criticado o certo é que o árbitro que critiquei voltou a arbitrar-me mais duas vezes e em nenhuma das duas venci e não foi por isso que perdi os jogos, para os que dizem que reclamo porque perco estão enganados, reclamo porque neste momento as equipas evoluiram e os árbitros não, e não falo em nome de todos pois sabem o que penso sobre alguns.

9 de março de 2010 às 11:50  
Anonymous Anônimo disse...

Ó sr. dtr. engenheiro espero que não seja "SOCRATES" ,QUE SABE TANTO DE ARBITRAGEM DE FUTSAL não estará intressado em ajudar esta familia da arbitragem com o seu grande contributo?
O sr. se bem me lembro acho que tirou um curso de arbitragem ou estou enganado?
Já agora se tirou porque não seguiu?
Será por isso que o sr. está de acordo que os árbitros e as equipas que vencem a sua tomem banho de água fria?
Pois eu acho que sim, mas também lhe digo se vai por esse caminho acho que é um caminho errado permita-lhe que lhe diga,porque se trata de seres humanos, e já agora veja se modera um pouca essa linguagem baixa que o sr. já nos vai abituando porque se fala assim só por causa dos árbitros calculo o resto !!!
Esta situação vai acontecendo porque a associação por vezes passa ao lado destas situações, não digo que seja propositado e nem acredito nisso, acredito sim que seja distração, porque se eles tivessem que tomar um banho destes se calhar era um pouco diferente, mas continuo a dizer para os árbitros escreverm no relatório estas situações.
Mais havia para dizer mas fico-me por aqui, pensei bem se devia dizer alguma coisa a este sr. mas há limites para tudo!!!

O árbitro
PAULO GAUDÊNCIO

9 de março de 2010 às 19:10  
Anonymous ESTRELA FC disse...

SPORT TV

REPORT TV

A ESTRELA DO ALENTEJO

5ªFeira 22:00 (Sport Tv 2)
Repetições:
6ªFeira 19:30 (Sport Tv 1)
2ªFeira 13:00 (Sport Tv 2)

TVI 24 ( Canal 7 da ZON TV CABO )

MAISFUTEBOL

REPORTAGEM A EQUIPA PERFEITA E BOLA NA BARRA

6ªFeira a partir das 22:00, o horario do program estará condicionado devido ao congresso do PSD, o horario do programa custuma ser ás 22:00, a TVI 24 gostaria de começar o programa ás 22:30 mas já estabeleceu na sua grelha de programação o começa ás 23:00, de estar atento a partir então das 22:00.

9 de março de 2010 às 19:56  
Anonymous Luis Papança disse...

Ao PAULO GAUDÊNCIO

Não disse em parte alguma que concordava que alguém que exerce o seu esforço tivesse que tomar banho de água fria, lamentavelmente apenas leu o que te interessava ler, e como tenho uma linguagem baixa é melhor não falar mais

10 de março de 2010 às 11:37  
Anonymous BiG Borbeiro disse...

Concordo plenamente com o Post colocado!
Gostaria de dizer que este ano também já passei pela mesma situação e num campo, onde nunca pensei isso acontecer (em Borba)!
SIM! A sua terra, a minha terra, a terra de alguns jogadores.
Mas aí aconteceu o contrário.
Só os adversários que se deslocaram à Cidade de Borba é que tomaram banho de água fria!
Gostaria de saber onde andam os homens que fiscalizam as instalações desportivas?!
Alguém sabe?!

Abraços

10 de março de 2010 às 12:01  
Anonymous Anônimo disse...

É por este e por outros motivos do género é que o nosso futebol está com está, enquanto alguns clubes, muito poucos, pensam na melhoria das condições dos seus equipamentos desportivos, nomeadamente balnearios, campos, casas de banho, acessos, aquecimento de águas, etc., há outros que tudo o que têm e não têm, apenas o investem em atletas e nos resultados. Não existe qualquer fiscalização aos campos por parte da A.F.Évora, existem aí campo que se fossem fiscalizados, nem para o inatel serviriam. Acho que o nosso distrital só tinha a ganhar com mais e melhor fiscalização. Meus senhores, não é a quantidade de clubes que benificia o nosso futebol. Srs Árbitros, vamos todos escrever nos relatórios as condições que encontram nos diversos campos, estamos no século XXI.

ASS: O Presidente do Corval

11 de março de 2010 às 09:26  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial