terça-feira, 4 de novembro de 2008

ILUSTRE CONVIDADO - DANY OLIVEIRA (ÁRBITRO DA A.F. BRAGA)

Dany Manuel Fernandes Oliveira é o "Ilustre da Semana". Árbitro jovem na Associação de Futebol de Braga, Dany aceitou o convite do "Apito de Lata" e respondeu a três perguntas e forma clara e objectiva.
O "Apito de Lata" agradece o tempo dispendido para o efeito e deseja as melhores felicidades a este árbitro jovem mas com grande vontade de continuar a pertencer a esta grande familia que é a arbitragem.
(AL) - Achas que a arbitragem e uma forma de educar e civilizar pessoas para a vida no seu todo?
(DO) - Antes de entrar para este mundo da arbitragem, diria que não. Mas agora que já senti na pele o que é ser arbitro e com a minha pouca experiência de cerca de 5 meses, posso afirmar sem dúvida alguma que ser arbitro educa e civiliza uma pessoa. Desde o árbitro que desempenhe funções em jogo de escolas, onde ensina os mais novos, até aos mais violentos jogos de seniores em que “re-educa” os mais velhos, o árbitro sem dúvida que aprende muito, mais do que ensina. Penso portanto que a arbitragem contribui muito para a minha formação enquanto pessoa e ser humano.
(AL) - Quais as principais causas que te fizeram abraçar a vida da arbitragem?
(DO) - Para ser sincero, ao inicio foi curiosidade. A curiosidade de descobrir o que era esta arte de arbitrar. E após ouvir de leis de jogo, mais tarde pisar relvados, interagir com jogadores e fazer parte deste espectáculo que é o futebol, senti que o curso de árbitro tinha realmente valido a pena.
(AL) - Se um dia pudesses ser um alto representante na arbitragem distrital, quais as principais alterações que tu farias para melhorar todo o sistema?
(DO) - Penso que de uma forma geral , o sistema está bem organizado. No entanto, a nível distrital, tentaria efectuar mais campanhas para apelar a árbitros, visto a necessidade destes em determinadas associações. A nível nacional , penso que uma reestruturação em termos de subidas e descidas nos quadros nacionais para distritais e vice-versa seria bem-vinda.
(AL) - Ultimo desabafo?
(DO) - Por fim , gostaria de agradecer ao Luís Godinho pela entrevista, foi sem dúvida um prazer, dar-lhe votos de sucesso no mundo da arbitragem, tanto a ele como a todos os árbitros de Évora, os quais aproveito para cumprimentar. Boa época a toda a gente e o principal é que haja humildade.

5 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Tantos árbitros que há no conselho de arbitragem de Évora é preciso fazer uma entrevista a um colega nosso de Braga.
Há mesmo coisas que eu não precebo.

4 de novembro de 2008 às 16:36  
Anonymous Anônimo disse...

Bem posso acrescentar que o Dany é um 'miudo' trabalhador.. Em pouco tempo de árbitro integrou-se bem no meio da nossa 'familia'.. nos treinos é muito aplicado bem como nas sessões de estudo no núcleo.. Tem sem dúvida um grande futuro na arbitragem, mas com muito para aprender..

abraços
Ricardo Silva
http://arbifute.blogspot.com

4 de novembro de 2008 às 18:59  
Anonymous Anônimo disse...

Godinho desculpa a minha ingénua opinião... mas parabéns pelo intercâmbio entre colegas de outros Conselhos!

Boa época para este e todos os árbitros nacionais!

Abraço Gato

5 de novembro de 2008 às 21:39  
Anonymous Anônimo disse...

ola, sou do CA de Beja e tive o pazer de conhecer o Dany no Encontro Nacional de Arbitros Jovens e no pouco(mas bom) tempo que passamos juntos deu para perceber que é um rapaz muito dedicado e que leva a arbitragem muito a serio...

abraços e votos de sucesso para o dany... e para o Blog APITO DE LATA

luis Martins

5 de novembro de 2008 às 22:35  
Anonymous Anônimo disse...

Penso que este intercâmbio entre Associações é de salutar, e já agora uma entrevista com um arbitro ou arbitro assistente internacional Português também era interesante, e um exemplo que os mais novos podem seguir!

Um abraço
F. Oliveira

6 de novembro de 2008 às 19:02  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial