quinta-feira, 6 de novembro de 2008

ARTIGO DE OPINIÃO DE JOSÉ GUERRA (5)

REPLAY

Com a devida vénia… ao iniciar o artigo desta semana, para o Apito de Lata, voltei ao fundo da arca e encontrei este fabuloso artigo do século passado, da “idade da pedra”, datado de 1974 e intitulado “O Replay e os Árbitros”, de Fernando Pires. Obviamente faz-me regressar ao título das crónicas que publiquei entre 2005 e 2006, no Diário do Sul – Quase nada é novo no futebol.Se olharmos para os comentários que a imprensa desportiva fez este fim-de-semana e os compararmos com aqueles que há quarenta anos se faziam, verificamos que não ocorreram grandes progressos ou alterações.
Continuamos a assistir ao correr da tinta nos jornais, sobre os lances ajuizados em campo, os tais onde apenas é dado ao árbitro “aquele relâmpago de tempo” como afirma Fernando Pires. Passaram quarenta anos e o árbitro continua sem os tais recursos ao seu dispor, mas a ter que decidir de forma “segura” e “firme” sem recurso ao replay.
Mas será que o replay atenua a divergência de opiniões?
Efectivamente prova-se que, mesmo no sofá, alguns dos mais conhecidos fazedores de opinião divergem nas suas análises, estes com replays e câmaras lentas à sua disposição, tantas vezes quanto necessárias. Alguns recortes que aqui deixo elucidam bem este facto.
A forma como Fernando Pires termina o seu artigo é o mote para continuarmos a reflectir acerca deste assunto. Por quantos anos mais…?

José Guerra

1 Comentários:

Blogger sportingviana disse...

Vimos por este meio distinguir este blog com o "Prémio Dardos". O Prémio Dardos reconhece o trabalho, que cada blogger realiza, quer seja a nível fotográfico, literário, cultural, pessoal, etc... demonstrando assim a sua criatividade e vontade de partilhar. Estes selos, foram criados com a intenção de promover o convívio entre os bloggers, uma forma de demonstrar, reconhecimento por um trabalho, que valoriza a WEB.
Podes ver mais em: http://sportingviana.blogspot.com/
Cumprimentos

7 de novembro de 2008 às 10:02  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial