terça-feira, 11 de março de 2008

ILUSTRE DA SEMANA - ANTONIO FERNANDES

António Diniz Fernandes, estudante no 1º Ano do Curso de Turismo na Universidade do Algarve em Faro, 19 anos, natural de Sobral da Adiça, Concelho de Moura e residente em Évora é o Ilustre desta Semana.
A inclusão da arbitragem na vida de António surgiu quando o seu pai, Sebastião Fernandes (Observador de 2ª Categoria da FPF) o convenceu a tirar o curso de Árbitro de Futebol 11 quando António Fernandes decidiu deixar de jogar futebol e como gosta muito de futebol, pensou que esta fosse uma boa maneira de continuar ligado à modalidade e quem sabe vir a desfrutar de outras realidades, até porque sempre lhe despertou curiosidade como seria ser Árbitro e estar naquele papel. António Fernandes jogou futebol 11 no Lusitano Ginásio Clube no Campeonato Nacional de Iniciados e tirou o Curso de Árbitro de Futebol 11 no ano de 2004, cujo patrono foi José Espada e o mesmo foi lecionado em Évora.Como Árbitro Principal tem apitado poucos jogos dado que só este ano começou a apitar com mais frequência. Como Arbitro Assistente Antonio Fernandes considera como um dos momentos mais importantes da sua curta carreira na arbitragem a participação como AA Nº1 no jogo do título da Divisão de Honra da época passada, o emocionante “O Calipolense” vs "União Montemor", jogo esse que opunha os dois primeiros classificados e que se encontravam em igualdade pontual e que acabou empatado a dois golos com a equipa forasteira a marcar o tento da igualdade ao cair do pano. Penso que a nomeação para este jogo veio premiar a excelente época realizada pela sua equipa de arbitragen que acabou por culminar com a subida do seu chefe á 3ª Categoria Nacional.
António ainda está na arbitragem à pouco tempo, está somente na quarta época mas guarda como um marco importante a sua classificação em 1º Lugar na época passada na 2ª Categoria Distrital, não só pela sua classificação mas pela minha tenra idade em comparação com os seus restantes colegas.
O seu pai é indiscutivelmente uma das pessoas mais importantes para António a nível de arbitragem porque tem sido a pessoa que lhe tem ensinado a grande maioria daquilo que sabe de arbitragem, pois é como se tivesse um professor em casa, e para além de ser como um “professor” para António, tem sido uma das pessoas que o tem apoiado incondicionalmente nos momentos menos bons e cultivando a ideia de trabalhar sempre com humidade. A outra pessoa é o Hugo Quintino, pegou no António com 17 anos acabados de fazer para formar equipa quando ninguém dava nada por ele. Já é o 3º ano consecutivo que az parte da equipa dele e para além chefe de equipa é um grande amigo, quase como um irmão para António, pois três anos na mesma equipa já começa a ser algum tempo e criam se laços importantes. O Hugo tem igualmente um importante papel na sua evolução enquanto Árbitro, é também com ele que tem aprendido grande parte do que sabe, está sempre a alertar-lo para o que deve melhorar para se tornar num árbitro cada vez melhor.António Fernandes encontra-se neste momento na sua situação mais difícil enquanto Árbitro, pois para poder conciliar os estudos com a arbitragem todas as semanas desloca-se de Faro para Évora, e o tempo para estar com a família e com os amigos tem sido muito pouco. É muito cansativo viajar ao final da semana de Faro para Évora e durante o ao fim de semana não ter tempo para estar com as pessoas de quem mais gosta.António Fernandes diz com toda a certeza que deve a Hugo Quintino a experiência espectacular que tem sido participar em jogos de nível nacional que muito têm contribuído para a sua evolução enquanto árbitro e que tanto tem contribuído para cada vez mais “alargar os seus horizontes”. Uma das ambições de Fernandes passa por atingir rapidamente os patamares nacionais, mas trabalhando sempre com humildade, serenidade e ouvindo os conselhos dos mais experientes e consciente de que não vai ser nada fácil devido à qualidade dos outros concorrentes.António faz ainda uma chamada de atenção para os jovens que como ele, escolheram o caminho da arbitragem, que não desistam às primeiras dificuldades que encontrem, porque este mundo é feito de sacrifícios, por vezes algo ingrato, mas está nas mão da "nossa" geração tentar dar outra imagem à arbitragem portuguesa, porque o futuro está nas mãos dos mais novos, e o futuro somos "nós". Vamos lutar pelos nossos sonhos até ao fim, porque afinal de contas é o “sonho” que comanda a vida!
O "Apito de Lata" alia-se a António Fernandes na chamada de atenção que ele deixa na sua passagem pelo Ilustre da Semana e ao mesmo tempo deseja-lhe as maiores felicidades para a sua vida e como o próprio diz, para que consiga atingir os seus objectivos da melhor maneira possivel.

15 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

És uma máquina de guerra!! Um grande abraço e tudo de bom para ti!! Bruno Rebocho

11 de março de 2008 às 19:12  
Anonymous Anônimo disse...

És uma máquina de guerra!! Um grande abraço e tudo de bom para ti!! Bruno Rebocho

11 de março de 2008 às 19:12  
Anonymous Anônimo disse...

Sou arbitro há 3 anos e sinto.me muito motivado quando vejo o exemplo de alguem como o Antonio. Ja tive opurtunidade de o ver arbitrar uma vez e pareceu.me muito certo nas decisoes que toma!
A sua autoridade e a postura no campo sao sem duvida algo uma caracteristica de realce.
Quero desejar.lhe muitas felicidades para a carreira na arbitragem e sua vida pessoal.

Grande Abraço Antonio.

11 de março de 2008 às 20:44  
Anonymous Anônimo disse...

GRANDE tonico, tens total razão naquilo que dizes, és grande!

Nuno Croino

12 de março de 2008 às 00:38  
Anonymous Anônimo disse...

Grande abraço!

Tudo de bom para ti!


João Letras

12 de março de 2008 às 03:18  
Anonymous Anônimo disse...

Grande António!!! Continua assim que vais dar cartas na arbitragem. Vais ser, decerto, um grande nome da arbitragem portuguesa!!!

Força amigo!!!

Um grande abraço,
José Carlos Rodrigues
AFCoimbra

PS - E os encontros em Rio Maior?? xD

12 de março de 2008 às 12:40  
Anonymous Anônimo disse...

António felicidades e k tenhas muito sucesso neste mundo.

Abraço Pedro Ramalho

12 de março de 2008 às 16:15  
Blogger Leonel Craveiro disse...

Parabéns.
Força e muita paciência para alcançares os resultados desejados.
Abraço.

12 de março de 2008 às 16:18  
Blogger Dinis Gorjão disse...

Um baixo alentejano da bela localidade de Sobral da Adiça que está «emprestado» a Évora. Só por aí se diz tudo!
Caro amigo António Diniz só tens que continuar assim interessado, empenhado e com gosto pela arbitragem. O valor do árbitro e da pessoa mais tarde ou mais cedo é sempre reconhecido.
Aposto que este ano ou no próximo vais ser a revelação no teu distrito!

12 de março de 2008 às 17:07  
Anonymous Anônimo disse...

ohhh!! tony porra!!! um dia chegas lá... vou falar com o pinto da costa!! ele vai te dar um jeitinho para chegares lá! o valentim dá um toque tambem....com sorte um dia estás lá!

pedro(vendas novas)

12 de março de 2008 às 18:29  
Anonymous Anônimo disse...

eh eh eh....já todos são ilustres....:p

Agradeço-te por tudo o que me tens ajudado ao longo destes 3 anos...não só nos jogos como no dia a dia sendo um amigo sempre presente...

És um amigo do peito mas apesar disso pro ano já sabes que te vou por a mexer da minha equipa (não porque ache que tu tens muito valor para seres um grande arbitro, mas porque eu não gosto de assistentes alcoolicos..eh eh eh).

Vais lá miudo...mas nunca te esqueças, humildade, esforço, empenho....e médias!!:)

Um grande abraço do teu grande amigo,

Hugo Quintino

13 de março de 2008 às 09:25  
Anonymous Anônimo disse...

António para ti duas palavras definem-te "És Amigo" e é isso k quero de ti sempre, pois sabes k podes contar comigo sempre!!

Grande Abraço e as maiores Felicidades!!

Abraço Gato

14 de março de 2008 às 18:47  
Anonymous Anônimo disse...

Aquilo que eu te desejo é felicidades para o futuro, e mais que isso, não te esqueças que para atingires os teus objectivos, tens acima de tudo de conservar a humildade e a capacidade de trabalho, pois só assim se atingem os objectivos propostos.
Continua a trabalhar como até aqui e atingirás aquilo a que te propoes..e não te esqueças que nestas andanças, por muito que digam, muito do nosso sucesso depende de nós, do nosso esforço e da nossa ambição, por isso, almejar algo melhor está ao alcançe de qualquer um que queira estudar e trabalhar o mais possivel.
Felicidades para o futuro, e um abraço para ti!

Hugo Cardoso

15 de março de 2008 às 12:29  
Anonymous Anônimo disse...

ganda ANTONIO...só podias ser filho do grande SEBASTIÃO...felicidades pró teu futuro e se precisares tens aqui o amigo pró que der e vier...abráço grande!


luis Aires

19 de março de 2008 às 16:12  
Anonymous Anônimo disse...

Grande Primo Pah...
Força ai nisso,nao te preocupes que eu desenpenho o teu antigo papel de dj ja que tu fizeste a tua escolha...lol...grande abraço e boa sorte para a tua carreira || Hélder Fernandes

9 de fevereiro de 2009 às 19:18  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial