QUAL A TUA OPINIÃO SOBRE O SIGILO QUE RONDA AS NOMEAÇÕES DOS OBSERVADORES DO DISTRITAL DE ÉVORA? NÃO DEVERIAM SER DIVULGADAS DE IGUAL FORMA COMO A DOS ÁRBITROS? DEIXA A TUA OPINIÃO!
Concordo plenamente com isso, assim o homem que faz as nomeaçoes ja nao as fazia com tanto á vontade e teria mais cuidado aos fazê-las, se é que me percebem.
boa tarde, a minha opinião é que não concordo com o sigilo, assim como não concordo que sejamos observados no mesmo dias das provas ou depois de termos feito três jogos como já me aconteceu. ass Bruno Almeida
Ó Sr. Pires... Para um árbitro com uma preparação física dessas até te fica mal.... LOL
Agora a sério...
Acho que é uma boa ideia o levantamento do sigilo referente às nomeações dos observadores da AFE. Não pelo facto de encarar-mos os jogos de forma diferente, mas pelo facto de já estar-mos consciencializados dessa observação.Na minha opinião, ao dar-mos inicio a um jogo e só aí ver-mos o observador transmite-nos mais insegurança e maior pressão!
sou totalmentte de acordo com o terminus deste sigilo, axo que nao á vantagens nenhuma no sigilo, mas sim so desvantagens! Nao quero dizer que alguem tenha a culpa de isto ser assim, devia era a A.F.É ver o exemplo da F.P.F que demonstra uma enorme clareza nesse aspecto! vamos esperar que isto possa melhorar. Bruno Rebocho
GOSTARIA DE DENUNCIAR,PARA QUE ALGUNS DE VÓS POSSAM AJUDAR A PESSOA EM CAUSA, QUE NO JOGO ORIOLENSES-S.MANÇOS, FOI COMETIDO UM ERRO TÉCNICO PELO SR. PEDRO LOPES,POIS UM JOGADOR DO ORIOLENSE RETARDOU UM LANÇAMENTO DE LINHA LATERAL,SEM A BOLA TER SAIDO DA SUA MÃO E O SR. ARBRITO DEU LANÇAMENTO A FAVOR DO S.MANÇOS, SEM SEQUER TER ADMOESTADO O JOGADOR COM CARTÃO AMARELO ( ERRO DE DIREITO,ESTÁ NAS LEIS DE JOGO),PARA ALÉM DE TER LEVANTADO A PLACA COM 4 MINUTOS DE DESCONTO E TER DEIXADO JOGAR 15M,MAIS..SAIU DO CAMPO NO FINAL DO JOGO QUANDO ALGUNS ATLETAS AINDA SE ENCONTRAVAM DENTRO DO MESMO,..PARA ALÉM DE DURANTE TODO O JOGO TER DENOTADO UMA GRITANTE FALTA DE FORMA FISICA, NÃO FEZ UMA DIAGONAL LONGA...CRITÉRIO DE CARTÕES COMPLETAMENTE DESCABIDO,...PESSISSAMENTE MAL AUXILIADO..2 JOVENS QUE DE ASSITENTES TÊM MUITO POUCO POIS APENAS ANDARAM A SEGURAR NA BANDEIRA SEM SEQUER TENTAR AJUDAR O CHEFE DE EQUIPA QUE TAMBÉM ANDAVA COMPLETAMENTE DESORIENTADO,..OU TALVEZ NÃO TENHA QUALIDADE PARA A FUNÇÃO!!!!
POR FAVOR AJUDEM O RAPAZ, SENÃO QUALQUER DIA ACABA NUM JOGO QUALQUER COM GRAVES PROBLEMAS.....
Em minha opinião, as nomeações dos observadores deveriam ser "públicas" tal como acontece hoje em dia na F.P.F. Penso que ja passamos aquela altura em que o observador se escondia atras de um poste para nao ser visto ou ia fazer o seu trabalho equipado com uma gabardine ate aos pés e chapéu... Esta medida so serviria para tornar a arbitragem ainda mais "clara" e sinceramente se ao nivel da FPF e da liga as observaçoes sao tornadas publicas nao faz muito sentido que a nivel regional nao o sejam...porque afinal de contas somos todos muito diferentes mas todos muito iguais...
Para o anónimo das 21H40 já disse noutro site que a qualidade da nossa arbitragem no distrital é como a qualidade das equipas, ou seja aproveitam-se 2 ou 3, mas com o conselho k temos k mais podíamos exigir. Mas quanto ao jogo isso era nota p um senhor chamado bravo pinto dar para ai uns 23, já k quem consegue ver penaltys e expulsões a 50m, ai jesus...mas o pedro safava-se já k não é de évora.
A minha opinião é de que a divulgação pública dos observadores nos distritais não faz qualquer sentido. Fazendo a analogia ao distrito de Beja, cá cada árbitro em condições de promoção à 3ª Categoria é observado 5 vezes, e os restantes 2 vezes. Não há qualquer tipo de comparação com o que se passa na FPF em que a responsabilidade é muito maior, e a qualidade necessariamente também. Na FPF em 80% dos jogos de seniores os árbitros são observados e no distrital é precisamente o contrário.
Um árbitro deve arbitrar sempre da mesma maneira, e para que isso aconteça é bom que não saiba se está a ser observado, senão relaxa, não corre, gere disciplinarmente de outra forma. Por outras palavras, sabendo com o que conta, é a rebaldaria!
E ainda haveria contestações dos clubes que nos seus jogos não tivessem observadores, viriam logo dizer que ja sabiam que a arbitragem ia ser tendenciosa ou coisa que o valha porque o árbitro trabalhou à vontade. E esta situação acontece na FPF onde os clubes querem observadores em todos os seus jogos.
Um árbitro que se digne e que se preze, arbitra sempre da mesma forma. E quem quer ir mais além tem que estar bem não só nos jogos em que é visto, como em todos os outros.
PENSO QUE AS COISAS DEVEM SER SEMPRE CLARAS.QUAL É O PROBLEMA DE SE SABER QUE VÃO SER VISTOS E ANALISADOS MAIS PORMENORIZADAMENTE?QUANDO SE APITA O QUE SE VÊ,DE CERTEZA QUE NO FINAL ESTÁ TUDO BEM TANTO PARA O OBSERVADOR,COMO PARA O OBSERVADO,O PROBLEMA É QUANDO SE APITA O QUE NINGUEM CONSEGUE VER.PELO QUE ME TOCA NÃO SOU ARBITRO MAS SOU UM APOIANTE DA CLASSE,POIS SEM ELES (ÁRBITROS)O FUTEBOL NÃO EXISTIA.
Atenção pessoal que na FPF só divulgam os observadores no F11, a nível de Futsal também desconhecemos por completo quando e quem nos vai observar. Abraço
Os árbitros e observadores do nosso distrital sabem bem qual é o seu papel dentro do campo de futebol. Portanto, tal como se conhecem as nomeações dos árbitros, também se deveria saber a nomeação dos observadores. Os árbitros se encararem os jogos da mesma maneira com certeza não terão qualquer tipo de "atress" por descobrirem o observador enquanto apitam. A malta que se sente pressionada com a presença do observador tem de aaranjar maneira de dar a volta ao assunto, pois um jogo de futebol são 90 min de presão por parte de todos os intervenientes para com o áritro! Vamos é dar "corda aos sapatos" e demonstrar aquilo que realmente valemos, que é muito mais do que às vezes demonstramos!!
Sejamos claros: Não existe qualquer questão de princípio em relação à divulgação prévia dos observadores. E seria assim se a nível da AFÉvora existissem condições concretas para isso. Ora com o número insufuciente de observadores ( não é só os árbitros )é impossível essa divulgação prévia pela simples razão de que muitas delas ( as dos observadores que pertencem aos quadros nacionais ) só são feitas à 6ª feira, em função das respectivas disponibilidades a nível da FPF. Tal impede a divulgação prévia, como seria desejável. De qualquer modo todos os filiados sabem quais são os critérios de nomeação, e o número de observações e as provas em que as mesmas acontecem de acordo com a respectiva categoria e a condição de candidatos aos quadros nacionais. Finalmente, e com todo o respeito pela opinião contrária, diz-me a experiência, a nível distrital, que para alguns árbitros, não é, infelizmente, indiferente ter ou não ter observador. Aliás, todos sabemos que a divulgação pública das nomeações dos observadores nas competições nacionais da FPF, tem mais a ver com os efeitos do "Apito Dourado" do que com qualquer outra razão, embora, que fique bem claro, esteja totalmente de acordo com essa divulgação.
Concordo plenamente com o sr.victor tomás neste aspecto "Finalmente, e com todo o respeito pela opinião contrária, diz-me a experiência, a nível distrital, que para alguns árbitros, não é, infelizmente, indiferente ter ou não ter observador". Tem toda a razão do mundo pois para alguns isto é mesmo verdade, qd não são observados fazem o k kerem e k lhes bem apetece. Abraço
Meus amigos acerca desse assunto a minha opinião é simples... mesmo k não divulguem o nome dos observadores os arbitros sabem na mesma quem os vai ver!! Se calhar deveria-se era ter cuidado com as nomeações dos observadores, mesmo sabendo que são um número reduzido, dar-se apoio ao observador como se dá ao árbitro(assessorias) para que não surjam notas que não têm nada a ver com o que se passou no jogo ou mesmo no que está escrito no relatorio do mesmo. E deixar-se os observadores fazerem o seu proprio relatorio sem sofrer influencias. Só assim podemos deixar de pensar que se calhar as notas deste ou daquele arbitro são injustas.
Boas apitadelas
Abraço Gato
P.S. quem não tem cara para escrever o nome tenha vergonha e não escreva neste blog
Ora aqui está uma pergunta pertinente com respostas e opiniões para todos os gostos. Aqui vai mais uma achega... Antes de desenvolver a minha opinião, quero apontar as 2 ideias que tenho sobre esta matéria: em primeiro lugar penso que esta história é uma falsa questão e em segundo lugar que concordo plenamente com a divulgação das nomeações dos observadores.
É uma falsa questão porque o árbitro não deve nem tem que se preocupar com o facto de ter ou não observador, pois se o fizer vai de certeza perder os níveis máximos de concentração no jogo, uma vez que desvia uma parte da sua atenção, pondo até em causa, a confiança nas suas capacidades. O bom elemento é aquele que consegue focalizar a sua atenção e concentração, apenas nos factores que pode e consegue controlar, como o são, basicamente, a motivação, a auto-confiança e as componentes técnica, disciplinar e física. E não é pelo facto de saber que tem observador que vai ter um desempenho melhor, porque as dificuldades e carências que possa demonstrar nas várias componentes de análise, serão detectadas na mesma pelo observador.
Enquanto árbitro passei por várias realidades, sendo que, inicialmente nem sequer havia divulgação das nomeações dos árbitros, tendo este aspecto evoluído até aos patamares actuais, numa altura em que se vive a era da informação, impulsionada principalmente pela internet, onde quase tudo é público, e em que a actualização dos seus conteúdos é instantânea, podendo ser efectuada a qualquer hora e em qualquer local. Por isso, não vejo qualquer objecção à divulgação pública oficial dos observadores, até porque, não raras vezes fui confrontado, em antecipação, com as minhas nomeações por colegas e árbitros, sem que eu tivesse conhecimento prévio das mesmas ou, tendo delas conhecimento, as não tivesse divulgado a ninguém.
Penso que a questao de um arbitro relaxar num jogo quando sabe que nao esta a ser observado nao faz sentido porque quem anda na arbitragem,e falo por mim e pelas pessoas que me sao mais chegadas no mundo da arbitragem tentam dar sempre o seu melhor em cada jogo independentemente de estarem a seer observados ou nao.E digo mais,tenho consciencia que muitas vezes obtemnos melhores prestaçoes em jogos que nao estamos a ser observados,e depois quando acaba o jogo pensamos para nos:"possas que má sorte!!!o jogo correu me tao bem e nao estava a ser observado!". Já aconteceu isso comigo este ano e com o meu chefe de equipa e com certeza que aconteceu com muitos mais arbitros.Quero com isto dizer que quem anda na arbitragem por gosto,dedicaçao e com espirito de melhorar jogo apos jogo, nao vai tornar o jogo numa rebaldaria como aqui ja foi dito ou vai relaxar se e vai desprezar o jogo e geri lo da forma que mais lhe convém.Como o meu amigo joaquim gato diz,e muito bem,e preferivel saber antecipadamente se vamos ser ou nao observados mediante a publicaçao,porque se nao estamos a alimentar o sistema em que o arbitro acaba sempre por saber quem o vai observar devido a boa base de dados de q dispoem no telemovel...e a questao das nomeaçoes à 6a feira,os observadores sao nomeados À 5a feira pela fpf,portanto penso q n ha qq tipo de dificuldade em sincronizar os factos e publicar as nomeaçoes à 6a feira tal como acontece na fpf em q ja se sabe se os observadores do nacional tem ou nao jogo.
Façam mas é o vosso trabalho e não se preocupem com quem vos observa. Por haver tanta preocupação com estas e outras coisas que todos nós sabemos é que a nossa arbitragem anda como anda. Nós só temos que fazer o nosso trabalho, observados ou não. Não podemos viver das subidas e descidas só e deixar de lado estas coisas de só subirem os que são filhos ou enteados. Sabem bem do k falo.
Sou filho de quem sou e com bastante orgulho....e pelo menos tenho dignidade para comentar identificado e mostrar as minhasopinioes sem qualquer tipo de receio. O mesmo n se pode dizer de ti chico esperto....
não leves a mal e nem te ofendas porque só falei do teu pai porque é observador e tabém sabe como as coisas são,por pensar que tu não pensas assim é que comentei,sabes que é por causa deles é que vocês sobem ou descem,pelo menos é o que se fala na comunicação social.A minha identificação pode ser chico esperto,mas não te esqueças que eu não te chamei nomes nem te ofendi pelo menos aqui.
25 Comentários:
Concordo plenamente com isso, assim o homem que faz as nomeaçoes ja nao as fazia com tanto á vontade e teria mais cuidado aos fazê-las, se é que me percebem.
boa tarde, a minha opinião é que não concordo com o sigilo, assim como não concordo que sejamos observados no mesmo dias das provas ou depois de termos feito três jogos como já me aconteceu.
ass Bruno Almeida
Ó Sr. Pires... Para um árbitro com uma preparação física dessas até te fica mal.... LOL
Agora a sério...
Acho que é uma boa ideia o levantamento do sigilo referente às nomeações dos observadores da AFE. Não pelo facto de encarar-mos os jogos de forma diferente, mas pelo facto de já estar-mos consciencializados dessa observação.Na minha opinião, ao dar-mos inicio a um jogo e só aí ver-mos o observador transmite-nos mais insegurança e maior pressão!
Mas posso estar enganado...
Abraço
João Letras
sou totalmentte de acordo com o terminus deste sigilo, axo que nao á vantagens nenhuma no sigilo, mas sim so desvantagens! Nao quero dizer que alguem tenha a culpa de isto ser assim, devia era a A.F.É ver o exemplo da F.P.F que demonstra uma enorme clareza nesse aspecto! vamos esperar que isto possa melhorar. Bruno Rebocho
Estou totalmente de acordo comma opinião dos colegas anteriores. O sigilo não tem qualquer lógica... e concordo totalmente com o colega Bruno Almeida.
Pedro Lopes
SENHORES DO APITO!
GOSTARIA DE DENUNCIAR,PARA QUE ALGUNS DE VÓS POSSAM AJUDAR A PESSOA EM CAUSA, QUE NO JOGO ORIOLENSES-S.MANÇOS, FOI COMETIDO UM ERRO TÉCNICO PELO SR. PEDRO LOPES,POIS UM JOGADOR DO ORIOLENSE RETARDOU UM LANÇAMENTO DE LINHA LATERAL,SEM A BOLA TER SAIDO DA SUA MÃO E O SR. ARBRITO DEU LANÇAMENTO A FAVOR DO S.MANÇOS, SEM SEQUER TER ADMOESTADO O JOGADOR COM CARTÃO AMARELO ( ERRO DE DIREITO,ESTÁ NAS LEIS DE JOGO),PARA ALÉM DE TER LEVANTADO A PLACA COM 4 MINUTOS DE DESCONTO E TER DEIXADO JOGAR 15M,MAIS..SAIU DO CAMPO NO FINAL DO JOGO QUANDO ALGUNS ATLETAS AINDA SE ENCONTRAVAM DENTRO DO MESMO,..PARA ALÉM DE DURANTE TODO O JOGO TER DENOTADO UMA GRITANTE FALTA DE FORMA FISICA, NÃO FEZ UMA DIAGONAL LONGA...CRITÉRIO DE CARTÕES COMPLETAMENTE DESCABIDO,...PESSISSAMENTE MAL AUXILIADO..2 JOVENS QUE DE ASSITENTES TÊM MUITO POUCO POIS APENAS ANDARAM A SEGURAR NA BANDEIRA SEM SEQUER TENTAR AJUDAR O CHEFE DE EQUIPA QUE TAMBÉM ANDAVA COMPLETAMENTE DESORIENTADO,..OU TALVEZ NÃO TENHA QUALIDADE PARA A FUNÇÃO!!!!
POR FAVOR AJUDEM O RAPAZ, SENÃO QUALQUER DIA ACABA NUM JOGO QUALQUER COM GRAVES PROBLEMAS.....
Pois é!
ERRO TÉCNICO
Em minha opinião, as nomeações dos observadores deveriam ser "públicas" tal como acontece hoje em dia na F.P.F.
Penso que ja passamos aquela altura em que o observador se escondia atras de um poste para nao ser visto ou ia fazer o seu trabalho equipado com uma gabardine ate aos pés e chapéu...
Esta medida so serviria para tornar a arbitragem ainda mais "clara" e sinceramente se ao nivel da FPF e da liga as observaçoes sao tornadas publicas nao faz muito sentido que a nivel regional nao o sejam...porque afinal de contas somos todos muito diferentes mas todos muito iguais...
Abraço,António Fernandes.
Para o anónimo das 21H40 já disse noutro site que a qualidade da nossa arbitragem no distrital é como a qualidade das equipas, ou seja aproveitam-se 2 ou 3, mas com o conselho k temos k mais podíamos exigir. Mas quanto ao jogo isso era nota p um senhor chamado bravo pinto dar para ai uns 23, já k quem consegue ver penaltys e expulsões a 50m, ai jesus...mas o pedro safava-se já k não é de évora.
A minha opinião é de que a divulgação pública dos observadores nos distritais não faz qualquer sentido.
Fazendo a analogia ao distrito de Beja, cá cada árbitro em condições de promoção à 3ª Categoria é observado 5 vezes, e os restantes 2 vezes.
Não há qualquer tipo de comparação com o que se passa na FPF em que a responsabilidade é muito maior, e a qualidade necessariamente também. Na FPF em 80% dos jogos de seniores os árbitros são observados e no distrital é precisamente o contrário.
Um árbitro deve arbitrar sempre da mesma maneira, e para que isso aconteça é bom que não saiba se está a ser observado, senão relaxa, não corre, gere disciplinarmente de outra forma. Por outras palavras, sabendo com o que conta, é a rebaldaria!
E ainda haveria contestações dos clubes que nos seus jogos não tivessem observadores, viriam logo dizer que ja sabiam que a arbitragem ia ser tendenciosa ou coisa que o valha porque o árbitro trabalhou à vontade. E esta situação acontece na FPF onde os clubes querem observadores em todos os seus jogos.
Um árbitro que se digne e que se preze, arbitra sempre da mesma forma. E quem quer ir mais além tem que estar bem não só nos jogos em que é visto, como em todos os outros.
PENSO QUE AS COISAS DEVEM SER SEMPRE CLARAS.QUAL É O PROBLEMA DE SE SABER QUE VÃO SER VISTOS E ANALISADOS MAIS PORMENORIZADAMENTE?QUANDO SE APITA O QUE SE VÊ,DE CERTEZA QUE NO FINAL ESTÁ TUDO BEM TANTO PARA O OBSERVADOR,COMO PARA O OBSERVADO,O PROBLEMA É QUANDO SE APITA O QUE NINGUEM CONSEGUE VER.PELO QUE ME TOCA NÃO SOU ARBITRO MAS SOU UM APOIANTE DA CLASSE,POIS SEM ELES (ÁRBITROS)O FUTEBOL NÃO EXISTIA.
ó gorjao, preocupa-te a ficar na 3ª divisão, a nao cometeres erros técnicos nos jogos, e limita-te a falar para o teu distrito.
Atenção pessoal que na FPF só divulgam os observadores no F11, a nível de Futsal também desconhecemos por completo quando e quem nos vai observar.
Abraço
Os árbitros e observadores do nosso distrital sabem bem qual é o seu papel dentro do campo de futebol. Portanto, tal como se conhecem as nomeações dos árbitros, também se deveria saber a nomeação dos observadores.
Os árbitros se encararem os jogos da mesma maneira com certeza não terão qualquer tipo de "atress" por descobrirem o observador enquanto apitam.
A malta que se sente pressionada com a presença do observador tem de aaranjar maneira de dar a volta ao assunto, pois um jogo de futebol são 90 min de presão por parte de todos os intervenientes para com o áritro!
Vamos é dar "corda aos sapatos" e demonstrar aquilo que realmente valemos, que é muito mais do que às vezes demonstramos!!
Bons jogos!!!
Joaquim Rabasqueira
Sejamos claros: Não existe qualquer questão de princípio em relação à divulgação prévia dos observadores.
E seria assim se a nível da AFÉvora existissem condições concretas para isso.
Ora com o número insufuciente de observadores ( não é só os árbitros )é impossível essa divulgação prévia pela simples razão de que muitas delas ( as dos observadores que pertencem aos quadros nacionais ) só são feitas à 6ª feira, em função das respectivas disponibilidades a nível da FPF.
Tal impede a divulgação prévia, como seria desejável.
De qualquer modo todos os filiados sabem quais são os critérios de nomeação, e o número de observações e as provas em que as mesmas acontecem de acordo com a respectiva categoria e a condição de candidatos aos quadros nacionais.
Finalmente, e com todo o respeito pela opinião contrária, diz-me a experiência, a nível distrital, que para alguns árbitros, não é, infelizmente, indiferente ter ou não ter observador.
Aliás, todos sabemos que a divulgação pública das nomeações dos observadores nas competições nacionais da FPF, tem mais a ver com os efeitos do "Apito Dourado" do que com qualquer outra razão, embora, que fique bem claro, esteja totalmente de acordo com essa divulgação.
Vitor Tomás
Concordo plenamente com o sr.victor tomás neste aspecto "Finalmente, e com todo o respeito pela opinião contrária, diz-me a experiência, a nível distrital, que para alguns árbitros, não é, infelizmente, indiferente ter ou não ter observador". Tem toda a razão do mundo pois para alguns isto é mesmo verdade, qd não são observados fazem o k kerem e k lhes bem apetece. Abraço
Meus amigos acerca desse assunto a minha opinião é simples... mesmo k não divulguem o nome dos observadores os arbitros sabem na mesma quem os vai ver!! Se calhar deveria-se era ter cuidado com as nomeações dos observadores, mesmo sabendo que são um número reduzido, dar-se apoio ao observador como se dá ao árbitro(assessorias) para que não surjam notas que não têm nada a ver com o que se passou no jogo ou mesmo no que está escrito no relatorio do mesmo. E deixar-se os observadores fazerem o seu proprio relatorio sem sofrer influencias. Só assim podemos deixar de pensar que se calhar as notas deste ou daquele arbitro são injustas.
Boas apitadelas
Abraço Gato
P.S. quem não tem cara para escrever o nome tenha vergonha e não escreva neste blog
Ora aqui está uma pergunta pertinente com respostas e opiniões para todos os gostos.
Aqui vai mais uma achega...
Antes de desenvolver a minha opinião, quero apontar as 2 ideias que tenho sobre esta matéria: em primeiro lugar penso que esta história é uma falsa questão e em segundo lugar que concordo plenamente com a divulgação das nomeações dos observadores.
É uma falsa questão porque o árbitro não deve nem tem que se preocupar com o facto de ter ou não observador, pois se o fizer vai de certeza perder os níveis máximos de concentração no jogo, uma vez que desvia uma parte da sua atenção, pondo até em causa, a confiança nas suas capacidades. O bom elemento é aquele que consegue focalizar a sua atenção e concentração, apenas nos factores que pode e consegue controlar, como o são, basicamente, a motivação, a auto-confiança e as componentes técnica, disciplinar e física.
E não é pelo facto de saber que tem observador que vai ter um desempenho melhor, porque as dificuldades e carências que possa demonstrar nas várias componentes de análise, serão detectadas na mesma pelo observador.
Enquanto árbitro passei por várias realidades, sendo que, inicialmente nem sequer havia divulgação das nomeações dos árbitros, tendo este aspecto evoluído até aos patamares actuais, numa altura em que se vive a era da informação, impulsionada principalmente pela internet, onde quase tudo é público, e em que a actualização dos seus conteúdos é instantânea, podendo ser efectuada a qualquer hora e em qualquer local.
Por isso, não vejo qualquer objecção à divulgação pública oficial dos observadores, até porque, não raras vezes fui confrontado, em antecipação, com as minhas nomeações por colegas e árbitros, sem que eu tivesse conhecimento prévio das mesmas ou, tendo delas conhecimento, as não tivesse divulgado a ninguém.
Cumprimentos e saudações desportivas
Pedro Mansinho
Observador Distrital
Penso que a questao de um arbitro relaxar num jogo quando sabe que nao esta a ser observado nao faz sentido porque quem anda na arbitragem,e falo por mim e pelas pessoas que me sao mais chegadas no mundo da arbitragem tentam dar sempre o seu melhor em cada jogo independentemente de estarem a seer observados ou nao.E digo mais,tenho consciencia que muitas vezes obtemnos melhores prestaçoes em jogos que nao estamos a ser observados,e depois quando acaba o jogo pensamos para nos:"possas que má sorte!!!o jogo correu me tao bem e nao estava a ser observado!".
Já aconteceu isso comigo este ano e com o meu chefe de equipa e com certeza que aconteceu com muitos mais arbitros.Quero com isto dizer que quem anda na arbitragem por gosto,dedicaçao e com espirito de melhorar jogo apos jogo, nao vai tornar o jogo numa rebaldaria como aqui ja foi dito ou vai relaxar se e vai desprezar o jogo e geri lo da forma que mais lhe convém.Como o meu amigo joaquim gato diz,e muito bem,e preferivel saber antecipadamente se vamos ser ou nao observados mediante a publicaçao,porque se nao estamos a alimentar o sistema em que o arbitro acaba sempre por saber quem o vai observar devido a boa base de dados de q dispoem no telemovel...e a questao das nomeaçoes à 6a feira,os observadores sao nomeados À 5a feira pela fpf,portanto penso q n ha qq tipo de dificuldade em sincronizar os factos e publicar as nomeaçoes à 6a feira tal como acontece na fpf em q ja se sabe se os observadores do nacional tem ou nao jogo.
Antonio fernandes.
Façam mas é o vosso trabalho e não se preocupem com quem vos observa. Por haver tanta preocupação com estas e outras coisas que todos nós sabemos é que a nossa arbitragem anda como anda. Nós só temos que fazer o nosso trabalho, observados ou não. Não podemos viver das subidas e descidas só e deixar de lado estas coisas de só subirem os que são filhos ou enteados. Sabem bem do k falo.
Façam como o Carlos Rodrigues,que diz á boca cheia que se está "cagando"para os observadores!
mas esse é parvo, kerem o k?
pior k ele só kuando ele proprio se ve ao espelho
Ó ANTONIO FERNANDES tanta palheta no fim pensas o mesmo que os outros todos, para além de seres filho de quem és. Era melhor estares calado.
Sou filho de quem sou e com bastante orgulho....e pelo menos tenho dignidade para comentar identificado e mostrar as minhasopinioes sem qualquer tipo de receio.
O mesmo n se pode dizer de ti chico esperto....
António Fernandes
não leves a mal e nem te ofendas porque só falei do teu pai porque é observador e tabém sabe como as coisas são,por pensar que tu não pensas assim é que comentei,sabes que é por causa deles é que vocês sobem ou descem,pelo menos é o que se fala na comunicação social.A minha identificação pode ser chico esperto,mas não te esqueças que eu não te chamei nomes nem te ofendi pelo menos aqui.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial