segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

ILUSTRE DA SEMANA - JORGE CARRETAS

Jorge Manuel Ameixa Carretas, 42 anos, Cabo da Guarda Nacional Republicana há mais de 20 anos no posto de Transmissões/Exploração em Estremoz, natural da freguesia da Terrugem (concelho de Elvas) e resindente em Borba á mais de 20 anos é o Ilustre desta semana.
Carretas como é tratado por todos os amigos e colegas, é árbitro da 1ª Categoria Distrital de Futebol 11 e de Futsal. Tirou o curso de árbitro de futebol 11 em 1999 e de futsal em 2003, ambos lecionados em Estremoz, na sede do Nucleo de Árbitros de Futebol da Zona dos Mármores com provas dadas em Évora.
A paixão pela arbitragem vem de muito novo pois o gosto pelo futebol era muito mas devido á sua vida pessoal e profissional não teve oportunidade de tirar o curso mais cedo.
Em termos de jogos grandes e momentos auspiciosos na sua carreira de árbitro de futebol, Carretas não destaca nenhum em concreto, enaltece sim os bons jogos, de imensa pressão na disputa pelos primeiros lugares ou na luta pela manutenção. Em relação a momentos altos a nivel pessoal na arbitragem, destaca o tempo que ainda lhe resta para a arbitragem, mas realça ao mesmo tempo as grandes amizades que fez durantes estes anos todos, destaca o seu dever etico, civico e educado na forma de tratar todos os agentes desportivos mas acima de tudo destaca a boa condição fisica que tem, para a qual tem vindo a empregar algum tempo da sua vida para acima de tudo estar apto para os jogos fim de semana após fim de semana mas também para se sentir bem consigo próprio.
Carretas admira o trabalho de duas pessoas, árbitros, seus colegas e jovens acima de tudo. Refere-se a João Letras pelo seu trajecto na arbitragem e por ter conseguido o seu principal objectivo esta presente época (subio ao quadro nacional da 3ª Categoria) e destaca Luis Godinho como um grande árbitro da actualidade distrital ao qual "pede" para trabalhar mais, pois vê nele um futuro bastante risonho.
As maiores adversidades que Jorge Carretas encontrou no mundo do futebol deste que está por dentro é saber que 90% dos desportistas e dirigentes não têm conhecimento das leis de futebol, a falta de cultura de muitos também o desagrada mas acima de tudo destaca a fraca afluência de jovens para a arbitragem.
Jorge Carretas de momento está a terminar o 2º Nivel de Treinador de Futebol - UEFA B - tendo já terminado o 1º Nivel de Treinado em 2007. Gostaria de ficar ligado ao mundo desportivo após terminar a sua carreira como árbitro e lança um repto para todos os árbitros, jovens principalmente, que sejam educados, cultos e que acima de tudo façam com que a familia da arbitragem saia sempre vencedora nunca contibuindo negativamente para o futebol. Que estudem, treinem e que tenham muita sorte na sua carreira.
O "Apito de Lata" deseja ao Jorge Carretas as maiores felicidades no campo pessoal e profissional e que tudo lhe continue a correr da melhor forma. É sem duvida um exemplo a seguir por todos nós pois és um árbitro dedicado, amigo e acima de tudo consciente do que faz dentro do terreno de jogo.

15 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Um grande abraço para o carretas !!!!
Bruno Rebocho

11 de fevereiro de 2008 às 20:33  
Anonymous Anônimo disse...

boa condição fisica? ó godinho nao me faças rir. Claro k tu e o joão sao referencia para ele, voçes sao dos melhores, mas esse carretas deixa mto a desejar mesmo. Se keres subir, aconselho-te a arrnajar novos assistentes para o ano, pois este e o albertini nao chegas lá. Acredita no k te digo. Kuanto ao jorge, nao é regular...agora tenta ser treinador, duvido que arranje clube, por onde passa deixa a marca.
ex. arbitro de zona marmores

11 de fevereiro de 2008 às 22:21  
Anonymous Anônimo disse...

Carretas Parabéns a tua alegria e o teu empenho são motivos para todos nós nos orgulharmos para além de seres como pessoa EXEMPLAR!!

Abraço Gato

11 de fevereiro de 2008 às 22:25  
Anonymous Anônimo disse...

joga joga

11 de fevereiro de 2008 às 23:43  
Anonymous Anônimo disse...

Calma...calma...

...eu sou como as abelhas...

12 de fevereiro de 2008 às 09:02  
Anonymous Anônimo disse...

Boas...

Em primeiro lugar quero saudar este grande amigo que tirou o curso no mesmo ano que eu!

Desde aí sempre se mostrou disponivel para me ajudar no que fosse necessário.

Sem receio, "pegou" em mim e integrou-me na equipa chefiada por antónio coimbra e começá-mos a apitar por este distrito fora... tinha eu 14 anos na altura.

Após essa epoca nós os dois fomos para assistentes do alvaro perico durante 3 épocas seguidas, devido ao licenciamento do coimbra.

Tive imensa sorte de poder contar com ele, pois ficar sempre com um trio fixo deu-me uma enorme confiança, motivação para continuar e acima de tudo experiencia!

Acho que parte dos meus exitos como arbitro lhos devo também a ele (não só a ele obviamente, mas é a ele que aqui estou a prestar homenagem!).

Apesar de todas as criticas, é um homem que trabalha para poder obter o melhor desempenho posssivel dentro de campo e isso é de louvar.

Obrigado por tudo e um abraço!

Boas apitadelas para o carretas e para todos os árbitros do distrito de évora!

João Letras

12 de fevereiro de 2008 às 12:46  
Anonymous Anônimo disse...

Amigo Carretas, para ti as melhores felicidades...ah e faço votos ke termines o 2ª nivel com eixito... um grande abraço.

José Canaverde.

12 de fevereiro de 2008 às 22:35  
Anonymous Anônimo disse...

Um abraço e continua com força.

12 de fevereiro de 2008 às 23:17  
Anonymous Anônimo disse...

É agradável ler o currículo deste meu Bom Amigo.
Felicidades, Jorge.
Aquele abraço do
Alberto Helder

13 de fevereiro de 2008 às 06:06  
Anonymous Anônimo disse...

DEDIGA TE A PESCA

13 de fevereiro de 2008 às 15:37  
Anonymous Anônimo disse...

Grande Carretas!
Um exemplo a seguir, como pessoa e como árbitro.

Um abraço, Pedro

14 de fevereiro de 2008 às 11:45  
Anonymous Anônimo disse...

Um abraco amigo Carretas, " Foi falta, mas foi sem crer"

F. Oliveira

14 de fevereiro de 2008 às 15:05  
Anonymous Anônimo disse...

Para quem não tem e não pode ter, por força da idade, objectivos e aspirações pessoais ao nível da prática de arbitragem, poderá seguir um caminho em que, através do exercício desta actividade, transmite a todos aqueles que o rodeiam as boas práticas e os valores pessoais fundamentais para uma sã convivência, quer seja a nível desportivo, quer a nível social.

Esse caminho tem sido claramente seguido pelo Jorge Carretas e continuará a sê-lo certamente no futuro, funcionando como um factor de motivação, de incentivo e de dedicação a esta causa.

Um grande abraço e felicidades.

Pedro Mansinho

14 de fevereiro de 2008 às 23:37  
Anonymous Anônimo disse...

força quadrado, chumbas - te tres vezes mas ate sabes a teorica, é o que tu dizes , se quiseres estudar com quem nao corresponde fiicamente mas nunca chumbou teoricamente.....

16 de fevereiro de 2008 às 03:20  
Anonymous Anônimo disse...

Com todo o respeito e forma de agradecimento pelo que escreveram soube a minha pessoa, fico grato e nunca esquecerei, como disse na entrevista que o meu maior desgosto e por vezes 90% do agentes desportistas não sabem estar no mundo do desporto e nestes comentarios viu-se entre 13 comentarios, houve um ou dois sem qualquer enquadramento.Espero que este espaco continue a mostrar o ilustre da semana, eu nunca me esquecerei desta informação, um agradecimento ao proprietario de blogger, e felecidades aos meus colegas em todas as variantes desportivas são os votos deste amigo,arbitro.

JORGE MANUEL AMEIXA CARRETAS

17 de fevereiro de 2008 às 22:01  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial