terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

ILUSTRE DA SEMANA - DIAMANTINO GUERREIRO

Diamantino Manuel da Silva Guerreiro, de 31 anos, professor e formador Licenciado no Ensino de Biologia e Geologia, natural e residente de Monte do Trigo, Concelho de Portel é o Ilustre desta semana.
Diamantino Guerreiro tirou o curso de árbitro de Futebol 11 no ano de 2002, na sede da Associação de Futebol de Évora, cujo patrono foi João Mateus.
O momento mais alto da carreira de arbitragem de Diamantino Guerreiro é onde ele se encontro actualmente, pois pertence aos quadros nacionais da F.P.F. como árbitro assistente da 2ª categoria, realizando jogos no escalão mais alto do futebol português organizado pela F.P.F., estando na companhia de Hugo Cardoso e Diamantino Costa. Há no entanto um outro ponto alto da sua carreira quando realizou a final da Taça de Évora na qualidade de assistente entre as equipas do Atlético de Reguengos vs. Desportivo de Oriola. Os outros elementos da equipa de arbitragem foram Aníbal Martins (Árbitro), Ricardo Ferreira (Árbitro Assistente) e Hugo Quintino (4º Árbitro). A passagem na arbitragem de Diamantino Guerreiro reparte-se por diversos momentos altos, não existindo, para já, nenhum momento que ele proprio realce. Há no entanto momentos que recorda com muita nostalgia, os quais passaremos a citar.
- O primeiro jogo entre equipas que disputavam um jogo do Campeonato da 3ª Divisão Nacional, Diamantino encontrava-se a assistir na bancada a um jogo entre as equipas do Monte do Trigo vs. Sesimbra quando o Árbitro, vindo do Algarve, se lesionou no decorrer do jogo. É certo que não realizou um jogo completo mas fica sempre um orgulho de ter realizado, naquela altura, um jogo do escalão nacional.
- Outro momento que recorda foi quando realizou um jogo para a Taça de Évora, como árbitro principal(Assistentes Francisco Ribeiro e Francisco Baião), entre as equipas de Escoural vs. Estremoz. Jogo que acabou empatado no prolongamento e que antes das marcas de pontapé de grande penalidade os treinadores vieram felicitar-me pelo trabalho. Escoural veio a ganhar.
- A primeira final "Inter freguesias", jogo disputado no campo do Juventude em Évora. Equipa de arbitragem chefiada por Diamantino Guerreiro, tendo João Marques e João Barrigó como seus assistentes.
- A primeira época pertencente a uma equipa de arbitragem dos quadros nacionais. Luís Catita convido Diamantino para fazer parte da sua equipa, o que o deixou muito surpreso. Igualmente sucedeu com o Hugo Cardoso que no ano seguinte o convido a fazer parte da sua equipa.
- A subida aos quadros de assistente da 2ª categoria Nacional no ano de 2007. Ano de ouro, subiu como assistente e o Hugo Cardoso subiu a Árbitro da 2ª Categoria Nacional fazendo Diamantino parte da sua equipa. A subida foi uma disputa muito renhida com o principal rival e grande amigo José Rosado. No final ficaram empatados. A idade ditou o desempate, o que na opinião de Diamantino Guerreiro foi injusto a forma de desempate.
Em termos de pessoas ligadas á arbitragem que Diamantino Guerreiro destaca, são três, que muito o têm impressionado neste mundo do futebol.
Bernardo Siquenique – Pela capacidade de gestão de árbitros e paciência que tem tido nestes últimos anos superando as dificuldades organizativas da distribuição dos jogos mesmo quando o corpo e a mente pedem descanso.
José Rosado, pelo grande amigo que é, que muito o ensinou nos primeiros passos como assistente e pela sua capacidadede serenidade, honestidade e de relacionamento da vida que vai para além do futebol.
A outra pessoa é Flávio Roques, foi o seu primeiro chefe de equipa. Ensinou-lhe a gostar de futebol, de retirar dele o que há de mais belo, prevalecendo a verdade desportiva. Uma pessoa sincera, amiga e sobretudo directa. Um dos melhores, se não o melhor amigo que Diamantino encontrou na arbitragem.
Diamantino Guerreiro vê como complicado o difícil que é conseguir conciliar a vida pessoal com a vida de Árbitro. O nosso Ilustre realça o sobrecarrego dos Árbitros com jogos, ocupando todo o seu tempo de fim-de-semana com esta modalidade, acabando por pouco descansar da semana de trabalho ou de estudo e ter consequentemente pouco tempo para a família e amigos.
Diamantino Guerreiro diz que é urgente encontrar e cativar mais árbitros. Mas sobretudo é importante segurar aqueles que se encontram actualmente em actividade. Uma boa forma de se promover a arbitragem no distrito de Évora e encontrar mais árbitros seria realizar, em parceria com clubes e escolas, cursos de árbitros, realizar visitas e sessões de esclarecimento em escolas em conjugação com o departamento de Educação Física.
O Apito de Lata, felicida Diamantino Guerreiro pelo seu desempenho e percurso e deseja-te as maiores felicidades e que consigas atingir todos os objectivos que delineaste para a tua vida.

3 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Felicito o ilustre da semana..., pela capacidade que teve de singrar neste dificil mundo da arbitragem. Tem sabido percorrer o seu caminho, sei que não se coloca em bicos de pé pelo que já conseguiu, e que, procura sempre mais e melhor.
Um abraço Diamantino do teu amigo desde o tempo em que andavas de fraldas -- Luciano Paixão.
...noutro ambito e direccionado ao administrador do Blog, acho que se poderia divulgar as fontes de onde as fotos de fim-de-semana são retiradas. Um abraço a todos os arbitros que compõem o Nucleo de Évora ..em especial ao Ilustre da Semana, Luis Catita e Leonel Craveiro!!!

6 de fevereiro de 2008 às 15:16  
Anonymous Anônimo disse...

Grande abraço para ti!
Tudo de Bom!

Abraço

J. Letras

6 de fevereiro de 2008 às 21:29  
Anonymous Anônimo disse...

ES UMA MAQUINA!!!

Grande Abraço Gato

7 de fevereiro de 2008 às 21:21  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial