quinta-feira, 10 de maio de 2007

DECISÕES DO INTERNACIONAL BOARD SOBRE A LINHA DE GOLO

O órgão responsável pela elaboração das Leis de Jogo, o International Board (IFAB), estabeleceu critérios para todas as experiências futuras sobre tecnologia que permita avaliar se a bola ultrapassou a linha de golo.

Quatro princípios

O IFAB, que é constituído por representantes da FIFA e das federações de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, realizou a sua 121ª reunião anual no final de Abril, em Manchester. Nessa ocasião foi determinado que qualquer sistema que seja submetido à aprovação do IFAB deve corresponder a quatro princípios. Em primeiro lugar, a tecnologia deve ser utilizada para aplicação exclusiva à linha de golo; o sistema deve ter um rigor de 100 por cento; a indicação sobre se a bola ultrapassou ou não, na totalidade, a linha de golo deve ser transmitida de forma instantânea ao árbitro e exclusivamente aos elementos da equipa de arbitragem.

Ajudar os árbitros

Já há algum tempo que os dirigentes do futebol ponderam o recurso a tecnologia específica para determinar se a bola ultrapassou ou não a linha de golo e para, desta forma, poderem ajudar os árbitros a tomar as decisões mais acertadas. O International Board aprovou as alterações às regras do futebol em diversas áreas. Para além de proibir qualquer tipo de publicidade, no chão e no interior da área técnica, foi também determinado que os equipamentos dos jogadores não devem ser portadores de mensagens políticas, religiosas ou pessoais. Todos os calções ou camisolas que sejam usados por baixo do equipamento principal terão de ser, obrigatoriamente, da mesma cor. Os jogadores não poderão comemorar os golos cobrindo a cara com máscaras ou com objectos semelhantes.

Jogadores lesionados

Foi ainda determinado que a próxima subcomissão do IFAB vai estabelecer um protocolo comum para ser utilizado em relação aos jogadores lesionados. O International Board destacou também que nenhum dos monitores que estão em redor do relvado devem ser visíveis das áreas técnicas. Foi ainda determinado um protocolo para os sistemas de comunicação dos árbitros, que especifica que deve ligar apenas a equipa de arbitragem, não devendo ser gravados, nem servir para emissão.

No IFAB, as quatro federações britânicas têm um voto cada, enquanto a FIFA (representa os seus 203 membros), tem outros quatro votos. Para ser aprovada, a proposta terá de reunir uma maioria de dois terços, ou seja, seis dos oito votos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial