quarta-feira, 25 de agosto de 2010

COMITIVA DO NAFZM NO IV ESTÁGIO DO NAFLS EM SEIA

Quanto mais alto se sobe, mais longe é o horizonte.

Ferreira , Vergílio

É verdade o que Vergílio Ferreira diz! De facto os horizontes alargam-se com uma visão mais ampla das coisas, ou seja o conhecimento de outras realidades. (Em jeito de brincadeira apetece-me também dizer: “Foi por isso que fomos à Serra da Estrela, lá bem no alto!”)

Aquando da saída de Estremoz para o Estágio as expectativas eram elevadas, ainda assim no sentimento geral da comitiva foram ultrapassadas.

Desde a movimentação em campo do árbitro, como pormenores no modo de colocação da bandeira do assistente, tudo foi devidamente tratado logo no primeiro dia, bem cedinho às 8h, porque havia muito a fazer. A manhã de sexta manhã foi de facto proveitosa, aliando a preparação física a aspectos práticos de movimentação e colocação em campo mas o melhor estava para vir.

Depois da análise de alguns vídeos em que se discutiram diversos lances reais de futebol com outros colegas com ideias e opiniões e de um excelente trabalho acerca da Lei da Vantagem da autoria do Sr. Renato Gonçalves, foi a vez de grandes nomes da arbitragem nacional nos proporcionarem duas sessões extraordinárias (uma de tarde e outra pela noite dentro), que nos permitiram ver de outra forma a importância de definição de objectivos, e a forma como poderão ser atingidos não tanto no plano técnico mas sim ao nível da determinação e motivação. De tarde Olegário Benquerença com um trabalho acerca do seu caminho até ao Mundial da África do Sul e após o jantar um painel de ilustres do qual faziam parte Juvenal Silvestre, Vitor Reis (moderador), Olegário Benquerença e José Luis Vital com um Workshop sobre a temática “Como chegar ao topo”. Foi de facto enriquecedor.

O dia seguinte começou como o anterior: bem cedinho. Constava no programa “Saída apara as piscinas para Realização de Actividades de Lazer e Convívio”. O pessoal a pensar que ia apanhar um solinho, estar no relax, e o que acontece??? Uma sessão de hidroginastica! Fomos enganados! Como se sabe a forma física é também muito importante e não fomos a Seia para passar férias, mas sim para trabalhar, portanto enganados mas felizes!

Após o almoço tivemos oportunidade de assistir a um excelente trabalho elaborado pelo Prof. César (Treinador de Futebol) acerca da relação entre o árbitro e o treinador, onde nos foi dado a conhecer o “lado do treinador” e tivemos também oportunidade de mostrar o “lado do árbitro”. Este conhecimento da outra realidade foi muito interessante e motivou um diálogo plateia/orador bastante intenso, sem tabus. Depois foi a vez do Sr. Jorge Correia nos presentear com o seu trabalho abordando uma vez mais a motivação, dando lugar ao Sr. Vitor Pereira, que numa intervenção diferente nos mostrou também o que fazer para atingir objectivos.

Último dia: para começar provas físicas onde tivemos oportunidade de preparar as derradeiras provas que se aproximam e um pouco depois a intervenção do Sr. Amaral Dias com a análise de vídeos e a exposição das alterações às Leis de Jogo para a corrente Época.

O estágio estava a terminar, era hora das despedidas e do regresso a casa, porque no outro dia seria dia de outro trabalho, o do dia a dia.

Durante 3 dias de muito trabalho sentimos que saímos muito mais ricos. Mais ricos pelo que nos foi proporcionado, pela qualidade das matérias abordadas, mas também pela convivência com colegas e com “gente da arbitragem”… a nossa família, aquela família que muitos não entendem, mas que nós sabemos o porquê de existir… o bichinho está cá e com eventos deste género é alimentado mais e mais!

É de facto surpreendente a qualidade do evento em causa, e não é demais voltar a felicitar o N.A.F.L.S. por nos ter proporcionado este momento.

Para terminar este pequeno relatório quero apenas em nome de toda a comitiva do N.A.F.Z.M. dar aqui publicamente (embora já o tenhamos feito pessoalmente) uma palavra especial de agradecimento ao Presidente do N.A.F.L.S., Sr. Luís Brás pela recepção e tratamento durante todo o estágio, apesar do enorme frenesim a que estava submetido.

MUITO OBRIGADO!

Rui Romão

N.A.F.Z.M

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial