quarta-feira, 28 de abril de 2010

HOJE FALO EU DE ARBITRAGEM (7) - LUIS LOBINHO

Queria agradecer ao Luís pelo convite que me endereçou para abordar um tema que por vezes é motivo de alguma discussão, a Arbitragem. Eu vou falar sobre a Comunicação Árbitro/Treinador.Penso que este tema está um pouco diferente para melhor mas ainda assim deverá melhorar-se.
Quando se fala na comunicação que deve existir entre os árbitros, treinadores e jogadores, é obrigatório dar-se o exemplo de Inglaterra mas eu nem vou muito longe. Como todos sabemos por vezes existem lances muito duvidosos que podem influenciar um resultado, uma mão clarísssima na área mas devido ao posicionamento do árbitro não conseguiu ver e posteriormente não marcou grande penalidade, um lance que uns dizem que é dentro e outros dizem que é fora da área, enfim, lances que muitas vezes acontecem.
É baseado nestes lances que falo da comunicação que devia existir, ou seja, o árbitro explicar porque não marcou ou porque marcou, em vez de os treinadores muitas vezes serem expulsos por contestarem as decisões dos árbitros, porque não o árbitro dialogar com o treinador/jogador e explicar a sua decisão? Se os árbitros tivessem esta atitude não só iriam clarificar as sua ideias como também a sua dignidade iria ser reconhecida por todos, acredito que os treinadores ouvindo e apreciando as explicações dos árbitros iriam mesmo mudar de ideias e dar a razão ao árbitro.
Mas como já disse anteriormente, vejo melhorias neste tema porque já presencie este tipo de diálogo e fiquei com a clara ideia de que foi tão produtivo para o árbitro como para mim, com este tipo de diálogo quem sai a ganhar são todos os intervenientes do futebol.
Desejo um bom trabalho a todos!

Luís Lobinho
(Treinador do Sport Clube Borbense)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial