quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

"APITO DE LATA" ENTREVISTOU OSCAR TOJO

AL - Em jeito de balanço e fazendo uma retrospectiva da 1ª metade da época ja realizada, na tua opinião os árbitros do distrito de Évora ainda podem vir a estar melhor preparados fisicamente?
OT - Claro que sim. O processo de adaptação e melhoria do nosso organismo é extraordinária, e por isso todos têm condições de melhorar os seus índices físicos. Logicamente, e como o centro de treinos orientados por um preparador físico, só se realiza uma vez por semana, os árbitros têm todas as condições, se assim o desejarem, de melhorar fisicamente as suas prestações.
Em termos de balanço, eu sou um daqueles que acredita e defende bastante este projecto, apesar de estarmos a falar de uma competição amadora, penso que este projecto em parceria com o Conselho de Arbitragem faz todo o sentido e é importante para a melhoria qualitativa das actuações das equipas de arbitragem. Esta parceria que se estabelece, já lá vai para sua 3ª época desportiva e foi implementada ainda com a antiga direcção do Conselho, liderada pelo Dr. Vitor Tomás, tem vindo a ser melhorada a todos os níveis.
Se antigamente realizávamos apenas treinos físicos, adaptados logicamente, aos movimentos específicos dos árbitros (principal e assistente) no contexto de jogo, desde o ano transacto que temos tido a colaboração da comissão técnica, liderada pelo José Santana, com sessões técnicas no campo, abordando diversos assuntos fundamentais para a prestação dos mesmos.
Apesar de o rescaldo de todo este esforço por parte da Associação Futebol de Évora ser bastante positivo, acreditamos bastante que temos e devemos melhorar. Não estamos satisfeitos com a média de assiduidade, porque no somatório dos 3 centros treinos, treinam em média por semana 30/35 árbitros no universo de 60/70 que temos no Distrito. Penso que ainda temos alguma margem de progressão e podemos com a contribuição de todos melhorar este número.
Neste sentido, queremos em conjunto com o Conselho de Arbitragem valorizar a presença assídua dos árbitros aos Centros de Treino.

AL - Quais os aspectos positivos mais relevantes nos Centro de Treino?
OT - Penso que os aspectos mais positivos é a “família da arbitragem” se juntarem e falarem sobre a sua realidade. O diálogo entre os colegas sobre as suas prestações, futuras actuações, casos acontecidos nos jogos anteriores é fundamental para o seu melhoramento, e neste sentido o auto-conhecimento e a partilha de experiência são aspectos que potenciam o melhoramento das suas actuações.
Para além disso, o facto de serem acompanhados por três professores de Educação Física, com experiência relevante na modalidade é um factor importante no desenvolvimento das suas capacidades.
Outro aspecto relevante são as excelentes condições físicas que neste momento dispomos para a realização das actividades.

AL - E os mais negativos?
OT - Acima de tudo, penso que o aspecto mais negativo é sentirmos que não estamos a chegar a todos e nem todos partilham desta opinião. Só nos resta continuar a trabalhar e melhorar toda a nossa intervenção com ajuda daqueles que nos apoiam.

AL - A arbitragem é um mundo muito complexo, demasiado fragilizado por vezes. Tu fazendo parte do "familia" da arbitragem, de certa forma levou-te a começar a pensar e agir diferente quando ves futebol no que toca aos árbitros?
OT - Sim sem dúvida. Foi das experiências mais enriquecedoras que tive como profissional e que desconhecia completamente. Conhecer os árbitros “por dentro”, as suas motivações, ambições, angustias e preocupações foi algo que me ajudou a ser melhor nas minhas intervenções com o intuito de melhorar a modalidade no Distrito e também como treinador de futebol.
Acima de tudo são pessoas que adoram o que fazem e só querem o melhor. Por serem, na maioria das vezes bodes expiatórios das derrotas das equipas, dos seus intervenientes e do descontentamento dos adeptos, levam-nos a ser injustiçados perante as suas actuações. Afinal, são seres humanos e erram de igual forma como todos nós.
Para além disso, toda esta nova realidade que vivemos com a blogosfera, redes sociais e novos canais de comunicação, leva-os a estarem mais expostos e mais mediatizados do que antigamente.
AL - Por fim uma mensagem aos árbitros do distrito de Évora?
OT - Como já tivemos várias vezes juntos, todos sabem que a minha mensagem é sempre de esperança e ambição para todos aqueles que acreditam nas suas capacidades e que acreditam que possam chegar ao futebol profissional.
Nada se consegue sem trabalho, sacrifício e competência, e todos devemos ter esta noção para que possamos concretizar todos os nossos sonhos.
Desejo a todos óptimas arbitragens e um excelente 2010.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial