quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

ARTIGO DE OPINIÃO - LUIS PAPANÇA

Hoje tenho de escrever sobre o que acho extremamente injusto. Cheguei a casa e vim ver os castigos e não é que vejo que a minha atleta Leila Sezões, que foi selvaticamente agredida por Susana Pinto até responder á agressão a que foi sujeita, levou a mesma punição? Só posso concluir uma coisa o burro do árbitro que para alem de não ter visto nada ainda inventa no relatório, depois de me ter dito que viu tudo quando eu vi que ele não viu nada??A arbitragem da AFE está podre e prejudica as equipas, os únicos que vejo que sabem as leis de jogo são o Leonel Craveiro e o Luis Aires, de resto que me perdoem não sabem nada e ainda inventam. Este Gonçalo freira é prepotente e devia ter vergonha de inventar o que não se passou, ensinou-me a minha mãe "se não vistes não inventes". Existe um artigo que castiga os árbitros por falsearem a verdade mas depois ninguém os contraria eles fazem o que querem. Quando quis ser árbitro de futsal e arbitrei alguns jogos fartei-me de ler, desloquei-me a lisboa para ver os melhores, fiz perguntas, vi videos, o que é que fazem os nossos árbitros??? Nada só se preocupam em passar o recibo verde e o resto que se f... é esta a pura da verdade.Para ter o III Nivel de treinador de futsal fartei-me de estudar, fartei-me de gastar dinheiro e fiz quilometros para o conseguir com muito sacrificio e agora anda esta gente desinteressada a prejudicar-me todas as semanas, só dá vontade de desistir disto tudo mas ainda me vão gramar por cá muito tempo e no meu blog digo o que quero e me apetece. Para me actualizar tenho ido a clinics, acções de formação, e todos os anos quem me vê por lá diz "lá está o alentejano, não falha uma" e sabem porque?? Porque quero aprender sempre mais e mais, não me encosto á bananeira. É demais de facto. Volto a repetir Srs Árbitros aprendam as leis e respeitem quem anda nisto por amor, não se escondam atrás dos cartões para calarem quem sabe mais que alguns de voces.
10 de Dezembro de 2009

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Ora aqui está uma opinião duma pessoa que anda no futsal mas pelo que já se viu não sabe perder!Faça o seu trabalho que os restantes elementos do jogo tratam de fazer o deles. Errar é humano! Ninguém sabe tudo!

16 de dezembro de 2009 às 20:05  
Blogger Leonel Craveiro disse...

Em primeiro lugar, deixando desde já bastante claro, defendo e defenderei sempre os árbitros, pois sei as dificuldades que existem para se recrutarem novos elementos e manter aqueles que continuam em função.

Em segundo lugar, de forma bastante positiva, esta época estão a ser nomeados dois árbitros para quase todos os escalões, ajudando de forma bastante efectiva ao bom desenrolar dos jogos, pois só quem arbitra sabe das dificuldades em arbitrar sozinho e mesmo em equipa existem sempre pormenores que escapam ao controlo dos dois. Falta o cronometrista e o policiamento, com calma havemos de lá chegar.

Em terceiro lugar, as quezílias entre jogadores ou jogadoras, são feitas por eles ou por elas, limitando-se o árbitro, dentro daquilo que a Lei determina, a aplicar as sanções disciplinares adequadas.

Por último, existem muitas formas de criticar, no entanto não me parece que esta seja a mais correcta, pois as ofensas pessoais não são crítica.
Também existem instâncias próprias para fazer chegar as reclamações, quer dos árbitros, quer dos clubes ou seus dirigentes e treinadores, não é nestes artigos que se resolvem os problemas, a A F E existe para servir os seus filiados, os clubes, logo, é para esse organismo que devem seguir.
Relativamente aos castigos, quem os aplica não são os árbitros, existe um Conselho de Disciplina para processar os mesmos. Além do mais, penso eu, que os clubes podem pedir os relatórios dos árbitros, se assim for, é uma questão de pedir o tal relatório e constatar aquilo que o árbitro escreveu.

Saudações futsalistas.

16 de dezembro de 2009 às 23:36  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial