sábado, 25 de abril de 2009

PORQUE A VIDA NÃO É SÓ DESPORTO...VIVA O 25 DE ABRIL!!!

Há 35 anos, em vésperas do 25 de Abril, Portugal era um país anacrónico, levava quase 50 anos de uma ditadura militar.
O levantamento militar do dia 25 de Abril de 1974 derrubou, em apenas um só dia, o regime político que vigorava em Portugal desde 1926, sem grande resistência das forças leais ao governo, que cederam perante o movimento popular que rapidamente apoiou os militares.
Ás 0h20m do dia 25 de Abril de 1974 as pessoas que se encontravam a ouvir a rádio não entendiam porque o locutor anunciava a canção de José Afonso, com tanto entusiasmo. A audiência desconhecia que este era o sinal combinado pelos militares do Movimento das Forças Armadas (MFA) para avançar com as tropas.
Este dia foi o início de um enorme processo revolucionário protagonizado pela classe trabalhadora.
Para os jovens de hoje será, provavelmente, difícil imaginar o que foi viver nesta altura onde era raro encontrar uma família que não tivesse alguém a combater em África. A expressão pública de opiniões contra o regime e contra a guerra era severamente reprimida pelos aparelhos censório e policial, as prisões políticas estavam cheias, o despedimento era facilitado e até a vida cultural era extremamente vigiada.
Esta revolução devolveu a liberdade ao povo português daí a denominação “Dia da Liberdade” atribuída ao dia 25 de Abril de 1974.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial