terça-feira, 7 de outubro de 2008

ILUSTRE CONVIDADO - LEONEL CRAVEIRO (ÁRBITRO DE FUTSAL FPF)

Mais uma semana passada e mais um "Ilustre Convidado" do Apito de Lata, Leonel Craveiro, um éborense de gema, Árbitro de Futsal pertencente aos quadros nacionais da Federação Portuguesa de Futebol. Colocámos três preguntas e as respostas foram pequenas mas sinceras da parte de Leonel. O Apito de Lata agradece o tempo dispendido e deseja as melhores felicidades a este grande amigo da arbitragem eborense.


(AL) - Há condições a nivel distrital para arbitrar futsal?
(LC) - As condições não são as melhores, posso até afirmar que são as mínimas possíveis. Em termos de segurança, e já fiz sentir isso ao Conselho de Arbitragem, penso que será de todo desejável que os jogos passem a ser policiados, pelo menos os de seniores. Não tenho qualquer problema em afirmar que em determinados jogos me sinto desconfortável e inseguro, podendo até cometer algum erro em função dessa preocupação extra que é o facto de não existir alguém que garanta a segurança do espectáculo. Inclusive, aconteceu-me na época transacta, solicitar ao delegado de uma equipa para tentar serenar os ânimos com o público e ele respondeu-me que eu tinha que ver a “porcaria” (para não ser deselegante) que estava a fazer, fiquei com dois problemas, o público e o próprio delegado.
A nível de formação estamos também muito atrasados em relação a outras associações, não existe uma comissão técnica que te apoie, os árbitros que arbitram futsal estão mais vocacionados para o futebol de 11 e vão colmatando a falha de um quadro de árbitros de Futsal, deixo até um grande elogio aos colegas que se desdobram para arbitrar os jogos de Futsal após os jogos de futebol de 11, não é nada fácil, sem eles não era possível garantir árbitros para os jogos. Parece-me no entanto que seria uma medida razoável juntar esse grupo de árbitros e fazer uma pequena actualização para que os critérios sejam uniformes e as alterações aplicadas de igual forma, podem contar comigo nesse aspecto, não sei mais nem menos que os outros, nem sou pretensioso e esse ponto, mas frequento formações especificas nessa área a nível da FPF trazendo conhecimentos que poderão ser muito úteis.

(AL) - Na tua opinião o qua falta para a arbitragem ganhar mais adeptos?
(LC) - Para que haja mais adeptos na arbitragem seria necessário mais sensibilização junto das escolas e dos próprios clubes, com sessões de esclarecimento, colóquios, etc. Pois existem miúdos que não tem qualidades para jogar mas se forem bem explorados poderão dar excelentes árbitros, é mesmo uma questão de motivação e orientação para a função correcta dentro da modalidade que gostam.
Outro problema, aliás, enorme problema, é a fiscalidade aplicada aos árbitros, segundo a APAF já se deram muitos passos importantes para se conseguir um enquadramento diferente, mas o que é certo é que o Governo não ata nem desata e continuamos todos na mesma, recibos verdes, segurança social, entre outras questões que daí advém. Este é um problema que já afastou árbitros e continuará a afastar no futuro.
Falemos também dum problema chamado dirigismo, existem muitas pessoas, felizmente que não são todas, que não sabem estar no futebol, enquanto dirigentes. Em vez de fomentarem um espírito competitivo e ganhador dentro dos seus clubes, preferem descarregar tudo em cima dos árbitros chegando-se a assistir a autênticos espectáculos dentro doutro espectáculo. Todas as culpas são dos árbitros, nunca lhes passou pela cabeça que a outra equipa possa ter jogado melhor para ganhar o jogo. Está na altura de se mudar essa mentalidade, só assim se conseguirá passar uma imagem muito mais positiva do futebol distrital, seja 11 ou futsal.

(AL) - O que gostarias de ver implementado ou mudado na arbitragem distrital na area do futebol 11 e no futsal?
(LC) - Gostava que se pudesse promover mais eficazmente a arbitragem, tal como já referi anteriormente. Gostava também de poder contar uma maior participação dos jovens na arbitragem, garanto-vos que se fazem por aqui grandes amizades e é isso que muitas vezes nos leva a não desistir à primeira adversidade. Gostava ainda que os clubes conseguissem proporcionar melhores condições aos árbitros quando os recebem nos seus campos e ginásios, todos sabemos que é difícil, mas é uma esperança, nem todos podem ter bons balneários, mas pelo menos cuidem bem daqueles que tem.

(AL) - Ultimo Desabafo?
(LC) - Espero que todos tenham uma boa época desportiva, trabalhem e esforcem-se para alcançar os vossos objectivos. Eu vou trabalhando, infelizmente sozinho, pois nunca mais sobe outro árbitro eborense aos nacionais e vou tentar chegar o mais longe possível. Desta vez tenho uma motivação extra, o facto de ter constituído uma equipa fixa que não me obriga a mudar de camaradas semanalmente, obrigado João por te teres lembrado de mim.
Por último e muito importante, um grande obrigado à minha família por me ajudar e tentar compreender nesta minha opção em prosseguir na arbitragem.

Um abraço para todos.

9 Comentários:

Blogger S. bartolomeu - Borba disse...

A freguesia de S.Bartolomeu também já está online e pode visitar o seu blog em http://sbartolomeu-borba.blogspot.com/

Visite-nos e fique a conhecer melhor a nossa freguesia.

7 de outubro de 2008 às 13:16  
Anonymous Anônimo disse...

um bom amigo, simples, humilde e muito consciente da realidade da arbitragem em geral..

Grande abraço e boa época amigo!

Abraço Gato

7 de outubro de 2008 às 23:45  
Anonymous Anônimo disse...

Obrigado Gato.
Um abraço, já não nos encontramos há algum tempo, temos que marcar um golito um dia destes.
Boa época para ti.

Leonel Craveiro

8 de outubro de 2008 às 10:48  
Anonymous Anônimo disse...

Ilustrissimo de facto o Leonel!!

Sozinho vai lutando e batalhando.....e leva às costas o nosso futsal!

De certeza que muitas e maiores glorias te esperam.

Um abraço

Quintino

9 de outubro de 2008 às 20:21  
Anonymous Anônimo disse...

São estes incentivos e comentários que me fazem continuar.
Obrigado.
Abraço.
Leonel.

10 de outubro de 2008 às 09:10  
Anonymous Anônimo disse...

Grande homem grande árbitro,que acredita e luta praticamente sozinho para que a arbitragem do futsal não acabe em Évora,continua que estás no caminho certo,acredito que os frutos mais cedo ou mais tarde vão chegar.
Quanto ao comentário que este SENHOR fez em relação ao policiamento no futsal,espero que os senhores dirigentes que ficam sentados em casa e muitas vezes não sabem as dificuldades que exitem nestes jogos,leiam este comentário com muita atenção e pensem bem quem fez este comentário!!!
Um abraço LIONEL e BOA EPOCA.

12 de outubro de 2008 às 12:01  
Anonymous Anônimo disse...

Grande homem grande árbitro,que acredita e luta praticamente sozinho para que a arbitragem do futsal não acabe em Évora,continua que estás no caminho certo,acredito que os frutos mais cedo ou mais tarde vão chegar.
Quanto ao comentário que este SENHOR fez em relação ao policiamento no futsal,espero que os senhores dirigentes que ficam sentados em casa e muitas vezes não sabem as dificuldades que exitem nestes jogos,leiam este comentário com muita atenção e pensem bem quem fez este comentário!!!
Um abraço LIONEL e BOA EPOCA.

12 de outubro de 2008 às 12:01  
Anonymous Anônimo disse...

Desculpa que me enganei a escrever o teu nome

13 de outubro de 2008 às 07:50  
Anonymous Anônimo disse...

Mais uma vez obrigado.
Podem ficar descansados, naquilo que depender de mim, irei sempre dar o meu melhor em prol da arbitragem de futsal.
Abraço a todos.
Leonel.

13 de outubro de 2008 às 09:19  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial