segunda-feira, 31 de maio de 2010

PROVAS DE ACESSO AOS QUADROS NACIONAIS (A. ASSISTENTE, OBSERVADOR DE FUTEBOL 11 E FUTSAL)

Realizaram-se este fim de semana as provas de promoção ao nacional para Árbitros Assistentes, Observadores de Futebol de 11 e Observadores de Futsal.
Nas primeiras esteve presente Joaquim Rabasqueira que ficou inapto ao não cumprir os minimos exigidos nas provas fisicas. Relativemente aos observadores no futebol 11 João Ai-Ai reprovou no exame escrito assim como Manuel Borralho que também não conseguiu uma nota positiva ano seu exame escrito. Um grande abraço aos três e muita força a vida com toda a certeza não acaba aqui!

CONCLUSÕES DO I ENCONTRO RAIANO DE ÁRBITROS DE FUTEBOL 11

1 - Dar continuidade a este tipo de encontros, abrangendo os Conselhos, Colégios e núcleos de árbitros da raia, abrangendo Portalegre, Évora, Beja e Badajoz, aceitando a proposta dos colegas espanhóis de que o próximo encontro se realize em Badajoz.
2 - Propor às Associações de Futebol dos distritos da raia, a celebração de protocolos de cooperação, que, para além da troca de experiências e do convívio entre os elementos da arbitragem, possa no futuro proporcionar o intercâmbio de árbitros para actuarem nas respectivas competições de ambos os lados da fronteira.
3 - Devem ser estabelecidos Planos para a captação e formação dos árbitros, que tenham em conta as especificidades de cada região, no âmbito de uma Escola Nacional de Arbitragem, cuja criação deve ser um objectivo central das estruturas da arbitragem.
4 - A Arbitragem deve adaptar-se aos novos tempos, designadamente, afirmando-se no universo escolar mediante protocolos com Universidades, Politécnicos e Escolas profissionais, que criem pós-graduações e cursos profissionais em Arbitragem.
5 - Continuar a pugnar pela existência dos centros de treino, os quais são essenciais para a formação e prestação dos árbitros, cuja assiduidade é também essencial para assegurar a continuidade dos que já existem e para promover a criação de novos centros de treino.
6 - É necessária uma política de incentivos financeiros, fiscais e sociais, que atraia os jovens para a arbitragem, considerando-se que, no caso português, é tempo de as entidades competentes cumprirem a promessa de um regime fiscal especial para a arbitragem, prometida desde o Congresso do Desporto, mas que continua por aprovar.
Dr. Víctor Tomás

ALGUMAS FOTOS DO FIM DE SEMANA DE 29/05/2010 A 30/05/2010

HUGO QUINTINO (JUVENTUDE VS. AFEITEIRA - INFANTIS)

RESULTADO DA TAÇA DE ÉVORA

- Final (29/05/2010 ás 17:00h);
  • ESTRELA F. C. 0 - 1 G. D. PORTEL

domingo, 30 de maio de 2010

FELIZ ANIVERSÁRIO - 30/05/2010!!!


sábado, 29 de maio de 2010

FELIZ ANIVERSÁRIO - 29/05/2010!!!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

CANDIDATOS AFE NAS PROVAS DE PROMOÇÃO FPF - PARTE 1

PREVISÃO METEOROLÓGICA PARA O FIM DE SEMANA (29/05/2010 A 30/05/2010)

quinta-feira, 27 de maio de 2010

NOMEAÇÕES AFE DE 29/05/2010 A 30/05/2010


GALA 2009/2010 - OS PREMIADOS DE ARBITRAGEM SÃO...

quarta-feira, 26 de maio de 2010

NOMEAÇÃO DO CA DA AFE PARA A FINAL DA TAÇA DE ÉVORA DE FUTEBOL 11

As restantes nomeações serão publicadas amanhã pela tardinha...

FELIZ ANIVERSÁRIO - 26/05/2010!!!

terça-feira, 25 de maio de 2010

CENTRO DE TREINO DE VENDAS NOVAS TERMINOU ÉPOCA 2009/2010!

No passado dia 14 de Maio de 2010, pelas 18h30 realizou-se um jogo de estrelas de Futebol 11 no Estádio Municipal de Vendas Novas entre os arbitros do Centro de Treinos. O jogo teve a equipa de coletes e a equipa sem coletes e o resultado ficou 10-7 para a equipa de coletes. No fim do jogo realçe para o comportamento do Sr. Jogador Telmo Ramos (Carapela) que não soube perder e que dizia, segundo fonte segura, que a sua equipa ganhava sempre e que eram os melhores. Bem, é caso para dizer que desta vez não aconteceu tal coisa, vai-se lá saber porquê!
Em seguida houve um jantar convivio no Restaurante "O Pastor" em Vendas Novas e com os ânimos mas calmos por parte daqueles que perderam, o jantar decorreu num ambiente magnifico. O Apito de Lata felicita as duas equipas e deseja a todos as maiores felicidades. Fique então com a reportagem fotográfica...

segunda-feira, 24 de maio de 2010

NOVO ESPAÇO DE ARBITRAGEM SURGE NA BLOGOSFERA!

No passado dia 19 de Maio, quarta-feira, foi criado mais um "sitio" na internet onde se fala de arbitragem de futebol e de futsal bejense e de nivel nacional. O blog foi criado por um árbitro da Associação de Futebol de Beja e pretende com isso divulgar a arbitragem de beja e os seus árbitros.
O "Apito de Lata" felicita este novo espaço e deseja ao seu blogmaster e a todos os seus visitantes (eu inclusivé) muitas felicidades nesta nova etapa!

ALGUMAS FOTOS DO FIM DE SEMANA DE 22/05/2010 A 23/05/2010

GONÇALO GRASINA (S. L. ÉVORA VS. JUVENTUDE - JUNIORES)
GONÇALO FREIRA/CARLOS CAROLA (BORBENSE VS. JUVENTUDE - INFANTIS)
PEDRO LOPES (BORBENSE VS. JUVENTUDE - SENIORES FUTSAL MASCULINO)

RESULTADOS DA DIVISÃO DE HONRA

- 26ª Jornada e ultima (23/05/2010 ás 17:00h);
  • BORBENSE 0 - 0 CALIPOLENSE
  • BENCATELENSE 2 - 0 ORIOLENSE
  • E. V. NOVAS 7 - 0 ST. MAIOR
  • ESCOURALENSE 0 - 3 REDONDENSE
  • PORTEL 5 - 0 ARCOENSE
  • ARRAIOLENSE 2 - 6 MT. TRIGO
  • SP. VIANA - GIESTERA

sábado, 22 de maio de 2010

FELIZ ANIVERSÁRIO - 22/05/2010!!!

EQUIPA DE ARBITRAGEM PARA DIRIGIR A FINAL DA TAÇA ELEITA PELO "APITO DE LATA"

sexta-feira, 21 de maio de 2010

DESAFIO "APITO DE LATA" - QUAL A EQUIPA DE ARBITRAGEM QUE IRÁ DIRIGIR A FINAL DA TAÇA DE ÉVORA DE FUTEBOL 11?

VOTAÇÃO ENCERRADA. A partir deste momento não serão aceites mais comentários para este tema. Ainda hoje á noitinha, pelas 00h00 sairá a equipa escolhida pelos votos dos visitantes do Apito de Lata. Obrigado pela vossa participação!

NOMEAÇÕES FPF - ÁRBITROS E OBSERVADORES AFE

ESPAÇO COMÉDIA - PROF. PARDAL - A EDUCAÇÃO NO NOSSO PAÍS!

Bem, esta semana surgiu-me à ideia a Educação do nosso País. Há tantas coisas que diferem de quando eu estudava...por exemplo, se eu tinha uma professora podre de boa, alguma vez eu me passava pela ideia poder vê-la toda "descascada"?! Nem por sombras... Mas os putos de hoje em dia podem ver a "sua" professora na revista Playboy...ou melhor, têem o Magalhães (fabulosa máquina) onde "estudam" Ciências da Natureza!!! E depois ainda têem más notas?! Com uma professora daquelas até tinha 20,5... Outra coisa que me apoquenta é aquilo a que chamam de Bullying (ou lá o raio como isso se escreve)... No meu tempo se eu chegasse a casa a chorar porque me tinham batido, estava logo a enfardar, para me aprender a defender...mas se chegasse a casa e contasse que tinha batido em alguém, além de passar uma semana sem poder ir treinar e jogar, tinha de andar pianinho. Hoje em dia nem sabem castigar os putos!!! Antes pelo contrário, querem ser todos muito sociais... Vejamos este exemplo: Dois putos de 17 anos andam à porrada na escola, chegam a casa e contam aos pais...como isto anda mal de finanças e na tentativa de ir sacar algum, ambos apresentam queixa na Polícia, e posteriormente são ambos notificados e como é a palavra de um contra o outro fica tudo na mesma...ou seja, perda de tempo, para o Agente que tem de tratar da papelada, podendo este andar nas ruas a evitar que qualquer um desses putos seja assaltado! Depois querem que o País ande para a frente???
Professor Pardal

PREVISÃO METEOROLÓGICA PARA O FIM DE SEMANA (22/05/2010 A 23/05/2010)

FELIZ ANIVERSÁRIO - 21/05/2010!!!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

NOMEAÇÕES AFE DE 22/05/2010 A 23/05/2010

quarta-feira, 19 de maio de 2010

DESAFIO "APITO DE LATA" - QUAL A EQUIPA DE ARBITRAGEM QUE IRÁ DIRIGIR A FINAL DA TAÇA DE ÉVORA DE FUTEBOL 11?

Como vem sendo habitual, o Apito de Lata desde que foi criado, lança anulamente por esta data um desafio a todos os seus visitantes, que é opinar sobre o que para cada um será a equipa de arbitragem ideal para a Final da Taça de Évora de Futebol 11.
Tal desafio tem sido aceite por quase todos os visitantes e o Apito de Lata tem acertado até ao momento em 3 nomes dos 4 nomes que o Conselho de Arbitragem nomeia na semana que antecedente ao encontro.
Por isso, participa e deixa o teu palpite!

CENTRO DE TREINOS EM BORBA - ÉPOCA 2009/2010 - TERMINOU!

Mais uma época passada, mais um Centro de Treinos concluido da presente temporada. Este ano liderado pelo Prof. António Grego, o Centro de Treinos em Borba foi sem margem para qualquer duvida um enorme êxito, tendo como momento menos positivo a fraca adesão de que foi alvo por parte dos árbitros da Zona dos Mármores, comparando com a época transacta, pois a média de presenças nos treinos durante a época inteira rondará certamente os 6 a 8 arbitros.
Esta "ferramenta" que a estrutura da arbitragem eborense hoje disponibiliza aos seus árbitros, é sem dúvida alguma muito valiosa para o crescimento e manutenção de cada um, tanto a nível fisico como a nivel técnico e é esta mesmo ferramenta que todos nós temos que saber usar e preservar para que amanhã (futuras épocas) a tenhamos sempre á mão e pronta a utilizar.
Resta-me agradecer em nome pessoal, sim porque isto é um artigo pessoal, a todos os que ao frio, á chuva, ao vento, ao sol e ao calor estiveram presentes incontestávelmente no Centro de Treinos em Borba, pois para além da intenção de nos colocar-mos bem fisiamente e técnicamente, criámos laços que vão para além do companheirismo e isso foi um espirito constante que eu quero aqui deixar bem realçado.
Por ultimo agradecer também ao Prof. António Grego em nome da malta e passar a mensagem que o seu trabalho foi reconhecido e valorizado por todos nós.
Resta-me então desejar a todos uma boa continuação e o desejo que a época que se avizinha nos traga mais Centro de Treinos, porque ele faz imensa falta!
Fica em seguida um video de um momento de descanso e de descontracção deste último treino.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

I ENCONTRO RAIANO DE ÁRBITROS DE FUTEBOL 11

CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES E MONITORES DE ARBITRAGEM

A Federação Portuguesa de Futebol organizou, pela primeira vez no nosso País, um curso de formação destinado a instrutores e monitores de arbitragem, numa acção que conta com o alto patrocínio da FIFA.
Durante cinco dias (12 a 16 de Maio), representantes dos Conselhos de Arbitragem de Associações de Futebol de todo o País poderam recolher informações, aprofundar conhecimentos e partilhar experiências, contando com o apoio formativo e logístico do organismo máximo do futebol mundial que, desta forma, manifestou toda a sua confiança e reconhecimento pelo trabalho que a FPF e o seu Conselho de Arbitragem têm desenvolvido ao longo dos últimos anos.
O curso decorreu no Hotel dos Templários, em Tomar, e foi ministrado pelo instrutor da FIFA e antigo árbitro internacional inglês, Steve Bennett.

A arbitragem éborense esteve muito bem representada pelos ilustrissimos Prof. Jorge Pombo (Staf Técnico do curso), José Pratas e José Maria Santana (Convidados pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para frequentar o curso), dos quais os ultimos dois são a partir deste momento INSTRUTORES FPF, certificados pela FIFA.
O "Apito de Lata" deixa os votos sinceros de parabéns a ambos e oxalá a estrutura da arbitragem eborense aproveite e saiba tirar partido para bem de todos nós!

ALGUMAS FOTOS DO FIM DE SEMANA DE 14/05/2010 A 15/05/2010

GONÇALO MENDES/FERNANDO LOPES (JUVENTUDE VS. CORVAL - INFANTIS)
MARIA OLIVEIRA/HUGO CARDOSO/ANTONIO CALDEIRA (ARCOENSE VS. SP. VIANA - SENIORES)
ALBERTO SILVA (JUVENTUDE VS. S. L. ÉVORA - INFANTIS)

RESULTADOS DA DIVISÃO DE HONRA

- 24ª Jornada (14/05/2010 ás 16:00h);
  • ST. MAIOR 0 - 1 BORBENSE
  • MT. TRIGO 1 - 0 E. V. NOVAS
  • GIESTERA 4 - 1 BENCATELENSE
  • ARCOENSE 0 - 3 SP. VIANA
  • CALIPOLENSE 1 - 1 ESCOURALENSE
  • REDONDENSE 0 - 1 PORTEL
  • ORIOLENSES 3 - 1 ARRAIOLENSE

domingo, 16 de maio de 2010

FELIZ ANIVERSÁRIO - 16/05/2010!!!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

ESPAÇO COMÉDIA - PROF. PARDAL - VISITA DO PAPA A PORTUGAL!

Não faltando ao prometido, e para deixar as coisas bem esclarecidas, informo desde já que não pretendo atingir terceiros com qualquer das minhas rubricas e tudo o que passar a escrever neste espaço será de minha própria autoria, sendo por isso qualquer parecença mera coincidência. Não pretendo ferir susceptibilidades de ninguém e a linguagem será moderada!
---------------------------------
Como bom Católico que sou, admiro a Visita do Papa a Portugal, mas....vamos por partes...ora bem, como a Educação que me deram zelou sempre para começar as coisas do princípio, vamos lá então começar... Numa altura em que tanto se fala de Crise Económica, e sem haver nenhum festejo especial, havia mesmo necessidade de trazer Sua Santidade ao nosso modesto País?? O dinheiro que foi gasto no PapaMóvel, no PapaHelicóptero, no PapaHotel e na PapaSegurança dava para pelo menos criar condições em mais 50 hospitais no País...mas não, agora ficamos todos a pagar a Visita do Papa... A Grécia "afundou-se" e agora o Governo Português decidiu ser solidário. Vê-se mesmo que não vêem futebol...já estão esquecidos que foram os Gregos que nos levaram a Taça em 2004?? Eles que se afundem, quero lá saber..é da maneira que nos chegam cá mais emigrantes...de preferência desmontadas, para eu ter o trabalho de as montar...Será que a Igreja se preocupa com as crianças da Grécia?? O Governo decretou que os Funcionários Públicos teriam Tolerância de Ponto na Quinta-Feira...só esses é que devem trabalhar com certeza...tão e os do Privado?? Onde está a Justiça?? Se é assim que querem, eles que descontem para o Papa e para a Grécia...eles e os do Rendimento Mínimo...andam a gozar com o suor dos Portugueses...se for apanhado com o carro mal estacionado estou logo a ser "cachimbado" e não há Amnistia para mim, mas para um gajo que matou outro é-lhe reduzida a pena... Para terminar esta rubrica e porque gosto de ser justo...acho uma vergonha mundial o Papa ter rejeitado o jantar...Foi-lhe servida uma Canja com toda a bênção existente e o "gajo" vira-se e pergunta "Então os Miúdos?!"
Professor Pardal

NOMEAÇÕES FPF - ÁRBITROS E OBSERVADORES AFE

PREVISÃO METEOROLÓGICA PARA O FIM DE SEMANA (15/05/2010 A 16/05/2010)

FELIZ ANIVERSÁRIO - 14/05/2010!!!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

CENTRO DE TREINOS DE VENDAS NOVAS

O Centro de Treinos de Vendas Novas fará amanhã, dia 14 de Maio de 2010, pelas 18h30 um jogo de estrelas de Futebol 11 entre todos os intervenientes que este Centro de Treinos teve ao longo da época. Em seguida haverá um jantar convivio no Restaurante "O Pastor" em Vendas Novas. O Apito de Lata deseja a todos as maiores felicidades e que ganhe o melhor no tão esparado embate de titans!

NOMEAÇÕES AFE DE 14/04/2010 A 15/04/2010

Devido a inumeras alterações e aos serviços da Associação de Futebol de Évora não me terem enviado as nomeações completas, não as poderei publicar como normalmente. Deixo o link do site da AFE para poderem consultar caso assim o entendam os nomes dos árbitros dos jogos (http://www.afevora.com)
O meus mais sincero pedido de desculpas um bom resto de semana!

CLASSIFICAÇÕES FINAIS - ÉPOCA 2009/2010!