sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

INFORMAÇÃO SOBRE AS PROVAS INTERMÉDIAS

CONVOCATÓRIA - PROVAS INTERMÉDIAS PARA ÁRBITROS DA AFE

Convocam-se os Árbitros do Quadro Distrital de Futebol de 11 e de Futsal, do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Évora para se apresentarem no dia 31 de Janeiro de 2010, no Estádio Municipal, em Borba, pelas 08:45 horas a fim de prestarem Prova Escrita e Física.

CONVOCATÓRIA - PROVAS INTERMÉDIAS PARA OBSERVADORES DA AFE

Convocam-se os Observadores do Quadro Distrital do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Évora para se apresentarem no dia 31 de Janeiro de 2010, no Estádio Municipal de Borba, em Borba, pelas 08:45 horas a fim de prestarem Provas.

PREVISÃO METEOROLÓGICA PARA O FIM DE SEMANA (30/01/2010 A 31/01/2010)

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

NOMEAÇÕES AFE DE 29/01/2010 A 30/01/2010

O TREINO DE RECUPERAÇÃO, A SUA IMPORTÂNCIA!

Este é um dos muitos aspectos de extrema importância no trabalho semanal de uma equipa, como tal deve-se ter em atenção a sua planificação.
Quando fazer? em que dia? em que situação?
Existem diversos tipos de recuperação, a recuperação após jogo, das cargas de treino semanais, dos exercícios durante os treinos, tudo isto no aspecto físico, mas também existe o aspecto mental, a sua fadiga. Falo do após jogo,
como tal a preparação do microciclo deve ser bem preparada e equilibrada nos seus aspectos técnicos, físicos, tácticos e psicológicos.
No meu microciclo, o trabalho de recuperação activa está incluído na terça-feira, 48h após o jogo, em termos físicos, não será o mais correcto, a segunda-feira é o dia mais correcto, mas e o aspecto mental? não é esse bem estar que nos levas a ter uma predespozição maior para treinar?
A minha opção por fazer o treino incidido na recuperação activa a terça-feira tem a ver com a parte mental!alguns aspecto merecem-me interrogações, em clubes de segundas e terceiras divisões em que a maioria dos atletas está longe da família, não será mais benéfico a seguir ao jogo seguir para junto dela? seria benéfico em termos mentais o atleta, nalguns casos fazer uma longa viagem para fazer um treino que a maioria considera chato logo após o jogo? está o atleta disponível mentalmente para falar do jogo? na minha opinião não, dai preferir a terça-feira, a fadiga mental do jogo já foi ultrapassada, a capacidade de raciocínio é maior, e a disponibilidade para o treino também é diferente e poderá ser aproveitado de forma diferente.
Na maioria dos desportos colectivos encontramos grupos heterogéneos e o futebol não foge à regra. Temos atletas de várias idades, aptidão física diferente, posições de campo que exigem treinos diferentes, tempo de recuperação diferentes, enfim, necessidade de treino individualizados em certos momentos, respeitar o potencial fisiológico de cada um é importante para que os excessos não ocorram e para que o jogador chegue ao domingo na sua plenitude.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

JOÃO MATEUS ESTARÁ NO CENTRO DE TREINOS DO NAFVN

Realiza-se hoje, dia 27 de Janeiro, pelas 18:30h no Estádio Municipal de Vendas Novas em Vendas Novas mais uma sessão técnica/prática orientada pelo Membro da Comissão de Apoio Tecnico, João Mateus. O Nucleo de Árbitros de Futebol de Vendas Novas apela á presença de todos!

A. ASSISTENTES DA AFE NA FPF ESTIVERAM EM PROVAS

Teve lugar no passado sábado, dia 23 de Janeiro em Tomar a Sessão Intermédia de Avaliação e Reflexão de Árbitros Assistentes da 2ª Categoria de Futebol. Durante esse dias os árbitros assistentes foram submetidos a provas credênciadas e organizadas pelo CA da FPF, quer do âmbito fisico, quer do âmbito escrito. A Associação de Futebol de Évora contou com a persença de seis árbitros assistentes, cujo os nomes são Diamantino Guerreiro, Vasco Guedelha, Valter Rufo, Diamantino Costa, Bruno Almeida e Gonçalo Bralio.
O "Apito de Lata" deseja que todos a maior sorte e o desejo expresso que tenham conseguido os objectivos para os quais se propuseram no inicio da época.

NAFZM INICIA PREPARAÇÃO PARA AS PROVAS INTERMÉDIAS

A direcção do Nucleo de Árbitros de Futebol da Zona dos Mármores "Prof. Jorge Pombo", de forma a preparar as provas intermédias do próximo domingo em Borba, irá realizar duas reciclagens com vista a relembrar as Leis de Jogo e a tirar algumas duvidas que hajam sobre as mesmas. A primeira sessão será dia 27 de Janeiro (4ª Feira), pelas 21h e a segunda sessão será dia dia 29 de Janeiro (6ª Feira) também pelas 21h, ambas na sede do NAFZM.
Comparece, contamos contigo!!!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

ESCLARECIMENTO SOBRE "O MEU BALNEÁRIO"

Afinal houve boa gente que não percebeu o significado da nova rubrica semanal "O MEU BALNEÁRIO". Ora vamos lá esclarecer isto de uma vez por todas. A intenção desta rubrica é divulgar as condições que os árbitros de Évora têm ao seu dispôr nos mais determinados campos de futebol, e quando digo condições, não me refiro somente ao menos bom que há nas provas oficiais em Évora, destaco também o melhor que existe em termos de condições e a prova disso é que a semana passada coloquei fotografias dos balneários dos Canaviais, que não reunem as minimas condições, e esta semana destaco as instalações do Portel, que não sendo excelentes, têm muito boas condições, só que não dou a minha opinião porque pode ser mal interpretada, por isso deixo fotografias á discussão de todos aqueles que queiram dar o seu contributo.
Por isso meus senhores, não vejam nem tente meter nesta rubrica maldade e má fé da minha parte, pois acho que de certa forma estou a contribuir para um futuro mais risonho a este nivel no distrito de Évora.

O MEU BALNEÁRIO (2)

24/01/2010 - 15h00 - Estádio D. Nunes Alvares Pereira - G. D. PORTEL
Jogo do Campeonato Distrital de Séniores da Divisão de Honra
PORTEL - REDONDENSE

CENTRO DE TREINOS DE ESTREMOZ - TREINO

Realiza-se hoje, dia 26 de Janeiro de 2010, pelas 19h e debaixo de temperaturas já mais convidativas, mais um treino fisico do Centro de Treinos para os árbitros do Nucleo de Árbitros de Futebol 11 "Prof. Jorge Pombo" no Estádio Municipal de Borba. De frisar que a tua presença é importantissima, não só para manteres a tua forma fisica e preparares as provas intermédias, mas também para que o Prof. António Grego consiga levar a cabo o seu trabalho.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

ALGUMAS FOTOS DO FIM DE SEMANA DE 23/01/2010 A 24/01/2010

LUIS GODINHO/NORBERTO NIFRO (ARRAIOLENSE VS. LUSO MORENSE - SENIORES FEMININOS FUTSAL)
ALVARO PERICO/JOÃO BATALHA (NUCLEO FUTSAL SIMM VS. JUVENTUDE - SENIORES MASCULINOS FUTSAL)
TELMO RAMOS/JOÃO EZEQUIEL/MARIO CARRASCO (JUVENTUDE VS. CALIPOLENSE - JUVENIS)
NELSON PITEIRA (S. L. ÉVORA VS. JUVENTUDE - INICIADOS)
JOSE CANAVERDE/VASCO NUNES/ESTAGIÁRIO (ARRAIOLENSE VS. ATLETICO - JUVENIS)

RESULTADOS DA DIVISÃO DE HONRA

- 12ª Jornada (24/01/2010 ás 15:00h);
  • BORBENSE 0 - 2 ST. MAIOR
  • E. V. NOVAS 5 - 1 MT. TRIGO
  • ESCOURALENSE 0 - 2 CALIPOLENSE
  • SP. VIANA 2 - 1 ARCOENSE
  • BENCATELENSE 1 - 1 GIESTERA
  • PORTEL 1 - 1 REDONDENSE
  • ARRAIOLENSE 1 - 1 ORIOLENSES

RESULTADOS DA 1ª DIVISÃO - SERIE A

- 12ª Jornada (24/01/2010 ás 15:00h);
  • BROTENSE 4 - 2 VALENÇAS
  • OUTEIRO 1 - 5 LUSO MORENSE
  • ALCAÇOVENSE 0 - 1 F. CORTIÇO
  • CANAVIAIS 3 - 2 ST. CAMPO
  • DESCANSOU: CABRELA

RESULTADOS DA 1ª DIVISÃO - SERIE B

- 12ª Jornada (23/01/2010 ás 15:00h);
  • ALDEENSE 0 - 2 ESTREMOZ
  • VERA CRUZ 0 - 1 PEROLIVENSE
  • ROSARIO 0 - 0 S. ROMÃO
  • S. MANÇOS 5 - 1 AZARUJENSE
  • B. ST. ANTONIO 1 - 0 CORVAL

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

PREVISÃO METEOROLÓGICA PARA O FIM DE SEMANA (23/01/2010 A 24/01/2010)

FELIZ ANIVERSÁRIO - 22/01/2010!!!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

NOMEAÇÕES AFE DE 23/01/2010 A 24/01/2010

Devido ás inumeras alterações ás nomeações desta semana, e por não haver ainda um quadro de nomeações fixas e certas, decidi não publica-las, deixando ao vosso dispôr, as nomeações existentes no site da Associação de Futebol de Évora (http://www.afevora.com).

FOTOGRAFIAS DO CURSO DE ÁRBITROS DE FUTEBOL 11 EM ÉVORA - PARTE 1

FELIZ ANIVERSÁRIO - 21/01/2010!!!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

MONITORES DO CURSO DE ÁRBITROS DE FUTEBOL DE 11 - AFE - 2010

Jerónimo Oliveira, Dr.ª Lucia Oliveira, José Maria Santana, Sebastião Fernandes e João Letras

TESTE DA 2ª CATEGORIA NACIONAL - ÁRBITROS - 16/01/2010


PARA AUMENTAR O DOCUMENTO CLIQUE NO CANTO SUPERIOR DIREITO

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O MEU BALNEÁRIO (1)

17/01/2010 - 10h30 - Campo José Eduardo Abreu - G.D.R.CANAVIAIS
Jogo do Campeonato Distrital de Iniciados
CANAVIAIS - REDONDENSE

DOCUMENTÁRIO "El ARBITRO" (PARTE 5 DE 5) - CANAL +


segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

NOVA RUBRICA - O MEU BALNEARIO

Uma nova rubrica semanal. A partir de hoje, o blog Apito de Lata promove uma nova rubrica semanal, denominada "O MEU BALNEÁRIO"! Vamos dar a conhecer a realidade com que nós árbitros nos deparamos por vezes neste distrital fora. Julgo que com a participação de todos possamos assim "criar" melhores condições futuras a nivel de instalações desportivas no nosso futebol distrital, e por isso mesmo proponho e lanço aqui um repto a todos os árbitros dos quadros da Associação de Futebol de Évora para que recolham fotografias dos balneários por onde nós, fim de semana após fim de semana vamos passando, para dar a conhecer a verdadeira e dura realidade, seja ela dificil ou não de encarar.

ALGUMAS FOTOS DO FIM DE SEMANA DE 16/01/2010 A 17/01/2010

GONÇALO FREIRA/CARLOS CAROLA/ALBERTINO MURTEIRA (LUSO MORENSE VS. CANAVIAIS - SENIORES)
ANTONIO FERNANDES (JUVENTUDE VS. BENCATELENSE - INFANTIS)
LUIS AIRES/JOAQUIM MARQUES (LUSO MORENSE VS. PAVIA - SENIORES FUTSAL FEMININO)
LUIS GODINHO/NORBERTO NIFRO (BORBENSE VS. NUCLEO FUTSAL SIMM - SENIORES FUTSAL MASCULINO)
MARIO CARRASCO (JUVENTUDE VS. ALCAÇOVENSE -INFANTIS)
PAULO LARGA/NELSON PITEIRA/NUNO MATEUS (LUSITANO VS. JUVENTUDE - JUNIORES)
ANTONIO FERNANDES/PEDRO OLIVEIRA/VASCO NUNES (ORIOLENSES VS. MT. TRIGO - SENIORES)

RESULTADOS DA DIVISÃO DE HONRA

- 11ª Jornada (17/01/2010 ás 15:00h);
  • E. V. NOVAS 3 - 0 BORBENSE
  • ARCOENSE 3 - 2 BENCATELENSE
  • CALIPOLENSE 2 - 3 PORTEL
  • REDONDENSE 2 - 0 SP. VIANA
  • ORIOLENSES 1 - 0 MT. TRIGO
  • GIESTERA 2 - 1 ARRAIOLENSE
  • ST. MAIOR 1 - 2 ESCOURALENSE

RESULTADOS DA 1ª DIVISÃO - SERIE A

- 11ª Jornada (16/01/2010 ás 15:00h);
  • LUSO MORENSE 2 - 1 CANAVIAIS
  • F. CORTIÇO 1 - 3 BROTENSE
  • VALENÇAS 5 - 0 OUTEIRO
  • S. CAMPO 4 - 0 CABRELA
  • DESCANSOU: ALCAÇOVENSE

RESULTADOS DA 1ª DIVISÃO - SERIE B

- 11ª Jornada (16/01/2010 ás 15:00h);
  • ALDEENSE 1 - 2 PEROLIVENSE
  • CORVAL 3 - 1 ROSARIO
  • S. ROMÃO 2 - 0 S. MANÇOS
  • AZARUJENSE 1 - 1 VERA CRUZ
  • ESTREMOZ 1 - 1 B. ST. ANTONIO

domingo, 17 de janeiro de 2010

FELIZ ANIVERSÁRIO - 17/01/2010!!!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

NOMEAÇÕES FPF - ÁRBITROS E OBSERVADORES AFE

DOCUMENTÁRIO "El ARBITRO" (PARTE 4 DE 5) - CANAL +



PREVISÃO METEOROLÓGICA PARA O FIM DE SEMANA (16/01/2010 A 17/01/2010)