segunda-feira, 31 de agosto de 2009

REPORTAGEM FOTOGRAFICA DO 1º CURSO DE AVALIAÇÃO, ACTUALIZAÇÃO E APREFEIÇOAMENTO DOS ÁRBITROS AFE - ÉPOCA 2009/2010 - CONTINUAÇÃO...

FELIZ ANIVERSÁRIO - 31/08/2009!!!

sábado, 29 de agosto de 2009

QUADRO NACIONAL FEMININO PRESTA PROVAS

Arrancou ontem dia 28/08/2008 em Leiria no no Hotel Eurosol o Curso de Avaliação, Actualização e Aperfeiçoamento dos Árbitros 3ª Categoria de Futebol - Zona Centro e Quadro Feminino. Durante este fim de semana os árbitros vão ser submetidos a provas credênciadas e organizadas pelo CA da FPF, e que tiveram o seu início já ontem, sexta-feira, dia 28, com a realização do teste escrito, pelas 17h15. Em relação ás provas fisicas, essas ficaram agendadas para amanhã, domingo, às 9h no Municipal de Leiria. A Associação de Futebol de Évora faz-se representar pela mais recente árbitra deste distrito, cujo o seu nome é Maria Manuela Oliveira.
O "Apito de Lata" deseja a maior sorte do mundo para que Manuela Oliveira traga luz verde de Leiria e fique apta para apitar nos campeonatos nacionais de futebol 11.
Posteriormente está publicado o programa de todo este Curso de Avaliação, Actualização e Aperfeiçoamento dos Árbitros 3ª Categoria de Futebol - Zona Centro e Quadro Feminino.


sexta-feira, 28 de agosto de 2009

NOMEAÇÕES FPF - ÁRBITROS E OBSERVADORES AFE

CONVOCATÓRIA PARA ÁRBITROS - EXAMES MÉDICOS

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

MANUELA OLIVEIRA NO PORTUGAL VS. ESLOVÁQUIA

Maria Manuela Oliveira, árbitra do quadro nacional feminino da Federação Portuguesa de Futebol e árbitra dos quadros da Associação de Futebol de Évora esteve na passada 3ª feira, dia 25/08/2009, pelas 17h, no Estádio Alfredo da Silva, no Barreiro afim de dirigir o particular feminino entre as Selecções AA de Portugal e Eslováquia.
Com a árbitra eborense foram ainda mais três árbitros do Conselho de Arbitragem de Évora que também estão actualmente no quadro nacional da FPF, foram eles Diamantino Guerreiro e Gonçalo Bralio como árbitros assistentes e Hugo Cardoso como quarto árbitro.
Portugal levou a melhor e venceu por uma bola a zero com o golo de Edite Fernandes aos 85m. O jogo decorreu dentro da normalidade e a árbitra Manuela Oliveira disciplinarmente só teve que actuar por 4 vezes, exibindo um cartão amarelo para a Selecção Nacional Portuguesa (Sónia Matias - 90’) e um duplo cartão amarelo para a Selecção Eslováca (Hana Meszárosová - 37’ e 41’ ) que originou a consequente expulsão.
Fica então o devido reconhecimento de uma nomeação que esperemos nós seja a primeira de muitas. Resta-me dar os parabéns á Manuela e desejar-lhe as melhores felicidades.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

JOÃO LETRAS E BRUNO REBOCHO ESTIVERAM EM SEIA

Decorreu em Seia e Gouveia, durante o passado fim-de-semana, o 3.º Estágio de Arbitragem sob iniciativa e organização do N.A.F.L.S. e que contou este ano com a presença de 43 participantes, entre os quais João Letras e Bruno Rebocho, Árbitros Éborenses da 3ª Categoria Nacional.
Durante os dois dias, os presentes puderam assistir à apresentação de trabalhos, e, para os quais foram convidados a participar e intervir, dos quais se destacam as “Alterações às Leis do Jogo, 2009/10”, “Ética e Deontologia do Árbitro”, “Trabalho de Equipa”, “Preparação e Nutrição”, entre outros.
Também foi possível testar as capacidades físicas de cada um, através da realização de treinos adequados, bem como, aperfeiçoar os conhecimentos de colocação, movimentação e colaboração entre os vários elementos que compõem uma equipa de arbitragem.

Com toda a certeza uma experiência a repetir!!!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

REPORTAGEM FOTOGRAFICA DO 1º CURSO DE AVALIAÇÃO, ACTUALIZAÇÃO E APREFEIÇOAMENTO DOS ÁRBITROS AFE - ÉPOCA 2009/2010

No Domingo passado decorreram em Vendas Novas o 1º Curso de Avaliação, Actualização e Aperfeiçoamento dos Árbitros da Associação de Futebol de Évora - Época 2009/2010. Debaixo de um sol abrasador e de um termometro que marcava os 34ºC, os árbitros presentes realizaram um teste escrito, uma prova fisica e tiveram ao longo do dia várias palestras sobre os mais variados temas em redor da arbitragem e do desporto no geral. Num contexto geral foi um dia bastante proveitoso de onde se pôde tirar muita informação util e necessária para a nossa "profissão" e onde o nosso Conselho de Arbitragem e a nossa Comissão de Apoio Tecnico tiveram e têm actualmente um papel importantissimo na formação dos árbitros eborenses. Um exemplo a seguir certamente!
Deixo de seguida as fotos deste dia, dividida em dois slides, Parte 1 e a Parte 2. Deliciem-se...

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

FELIZ ANIVERSÁRIO - 24/08/2009!!!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

PROVAS DE INICIO DE ÉPOCA PARA ÁRBITROS AFE

Convocam-se os árbitros do Quadro Distrital de Futebol de 11 e de Futsal, do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Évora para se apresentarem no dia 23 de Agosto de 2008, no Complexo Desportivo Municipal, em Vendas Novas, pelas 8h a fim de prestarem provas Escritas e Físicas de início de Época 2009/2010, com o seguinte programa:

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

CA DA AFE JÁ TEM ÁRBITRA NO QUADRO FEMININO NACIONAL

Maria Manuela Ferreira Oliveira, 26 anos e natural de Vila Nova de Famalicão é a mais recente "contratação" do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Évora.
Manu como é tratada, é arbitra desde 2003 e pertencia aos quadros da Associação de Futebol de Braga até final dos mês de julho, data em que esta mudou de associação e neste momento pertence é de 1ª categoria a nivel distrital e ao quadro nacional feminino.
O "Apito de Lata" deseja as maiores felicidades a esta nova colega da Associação de Futebol de Évora, esperando que todos os seus objcetivos se concretizem.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

ÁRBITROS DE 3ª CATEGORIA DA AFE - APTOS

Foi com enorme satisfação que Mário Belmonte, Hugo Quintino, Hugo Cardoso, Bruno Rebocho e João Letras receberem a noticia que passaram no teste escrito e por conseguinte estão totalmente aptos para dirigirem jogos nos campeonatos nacionais na época 2009/2010.
Resta-me desejar a maior sorte do mundo a todos e que consigam de uma forma ou outra atingirem os objetivos traçados para a presente época.

TESTE FPF DOS A. ASSISTENTES DA 2ª CATEGORIA



PARA AUMENTAR O DOCUMENTO CLIQUE NO CANTO SUPERIOR DIREITO

terça-feira, 18 de agosto de 2009

ÁRBITRO NUNO CROINO IRÁ SER OPERADO

O nosso amigo e colega Nuno Croino, árbitro da 1ª categoria da Associação de Futebol de Évora irá ser operado ao menisco externo e a um desvio na rótula. A operação irá realizar-se entre quatro e onze de Setembro.
Segundo o médico, Nuno Croino, terá alta no mesmo dia da operação e espera-se uma recuperação de um mês e meio na pior das hipoteses.
O "Apito de Lata" deseja as melhoras ao Nuno Croino, ficando á espera o mais depressa possivel que ele se apresente ao mais alto nivel nos campos do nosso distrital.
Força amigo!

FELIZ ANIVERSÁRIO - 18/08/2009!!!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

GATO JÁ NÃO PERTENCE AO QUADRO DA AFE

Joquim Gato, árbitro da 3ª Categoria Nacional, é a mais recente saida do quadro de árbitros do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Évora.
Gato, como é tratado por todos, mudou-se recentemente para a Associação de Futebol de Setúbal, tendo estado no Curso de Avaliação, Actualização e Aperfeiçoamento dos Árbitros da 3ª Categoria Zona Sul, que se realizou nos dias 14, 15 e 16 de Agosto em Lisboa, já como árbitro do quadro da Associação de Futebol de Setubal.
O "Apito de Lata" deseja tudo de bom a Joquim Gato, e que consigas a curto prazo atingir os teus objectivos, pois tu mereçes!

sábado, 15 de agosto de 2009

ÁRBITROS DA 3ª CATEGORIA DA AFE NO CURSO DE APREFEIÇOAMENTO DA FPF

Arrancou ontem dia 14/08/2008 em Lisboa no Hotel Amazónia o Curso de Avaliação, Actualização e Aperfeiçoamento dos Árbitros 3ª Categoria de Futebol - Zona Sul. Durante este fim de semana os árbitros vão ser submetidos a provas credênciadas e organizadas pelo CA da FPF, e que tiveram o seu início já ontem, sexta-feira, dia 14, com a realização do teste escrito, pelas 17h15. Em relação ás provas fisicas, essas ficaram agendadas para amanhã, domingo, às 9h no Estádio do Real Sport Clube. A Associação de Futebol de Évora faz-se representar por cinco árbitros, cujo os nomes são Mário Belmonte, Hugo Quintino, Hugo Cardoso, Bruno Rebocho e João Letras.
O "Apito de Lata" deseja a maior sorte do mundo para que os seis tragam luz verde de Lisboa e fiquem aptos para apitar na terceiro escalão do futebol nacional.
Posteriormente está publicado o programa de todo este Curso de Avaliação, Actualização e Aperfeiçoamento dos Árbitros 3ª Categoria de Futebol - Zona Sul.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

TESTE DA 2ª CATEGORIA NACIONAL - 2009/2010



PARA AUMENTAR O DOCUMENTO CLIQUE NO CANTO SUPERIOR DIREITO

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

JOSÉ MARIA SANTANA ESTARÁ EM ESTREMOZ

A direcção do Nucleo de Árbitros de Futebol da Zona dos Mármores "Prof. Jorge Pombo", tem o prazer de comunicar a todos os interessados que ficou decido por os presentes na ultima reciclagem que as sessões de preparação para a nova época serão todas as quartas e sextas feiras até ao dia das provas (23 de Agosto).
Sendo assim e nesse sentido, hoje quarta-feira, dia 12 de Agosto, pelas 21h na sede do NAFZM a sessão de esclarecimentos será orientada pelo coordenador da Comissão de Apoio Técnico da Associação de Futebol de Évora, José Maria Santana.
Comparece, contamos contigo!!!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

A. ASSISTENTES DA AFE NA FPF ESTIVERAM EM PROVAS

Teve lugar no passado dia 8 e 9 de Agosto em Fátima o Curso de Aperfeiçoamento, Actualização e Avaliação de Árbitros Assistentes da 2ª Categoria de Futebol. Durante esses dois dias os árbitros assistentes foram submetidos a provas credênciadas e organizadas pelo CA da FPF, quer do âmbito fisico, quer do âmbito escrito. A Associação de Futebol de Évora contou com a persença de seis árbitros assistentes, cujo os nomes são Diamantino Guerreiro, Vasco Guedelha, Valter Rufo, Diamantino Costa, Bruno Almeida e Gonçalo Bralio.
O "Apito de Lata" deseja que todos a maior sorte e o desejo expresso que tenham conseguido os
objectivos para os quais se propuseram.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

FELIZ ANIVERSÁRIO - 10/08/2009!!!

ATÉ SEMPRE RAÚL SOLNADO!

O actor Raul Solnado morreu sábado, às 10:50, na sequência da evolução de um quadro clinico Cardio-Vascular grave. O humorista tinha 79 anos.
A informação foi divulgada pelo hospital de Santa Maria, em Lisboa.
Raul Augusto Almeida Solnado, nasceu a 19 de Outubro de 1929, foi humorista, apresentador de televisão e actor.
Até à sua morte foi director da Casa do Artista, sociedade de apoio aos artistas situada em Carnide, Lisboa, que fundou juntamente com Armando Cortez, entre outros.
Solnado começou a trabalhar em 1947 no teatro amador, na Guilherme Cossul - uma colectividade que nunca esqueceu. Em 1952 estreou-se "profissionalmente" num show no Maxime e a partir daí não mais parou: opereta, revista, teatro clássico, cinema, televisão. Fazendo rir e pensar.
O grande salto deu-se na década de 60: o monólogo "A Guerra de 1908", estreado em Outubro de 1961, cedo passou a ser a guerra do Solnado.
Oito anos mais tarde, em 1969, com Carlos Cruz e Fialho Gouveia apresentou na RTP um programa inovador que se tornou um marco na programação televisiva: o "Zip-Zip". Na década de 60 criou de raiz e dirigiu o teatro Villaret.
É caso para dizer que morreu o homem, mas a obra ficou. Um enorme aplauso para Raul Solnado e não se esqueçam de ser felizes!

domingo, 9 de agosto de 2009

FELIZ ANIVERSÁRIO - 09/08/2009!!!

sábado, 8 de agosto de 2009

FELIZ ANIVERSÁRIO - 08/08/2009!!!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

ESTREIA DE LUIS CATITA

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

NO MINIMO INSOLITO, NÃO ACHAM?

Hoje tive conhecimento, como a maior parte daqueles que se interessam por arbitragem da nomeação de Luis Catita, árbitro da Associação de Futebol de Évora, que foi designado para dirigir um encontro da 1ª Mão da 2ª Fase da Taça Carlsberg. Satisfeito com tamanha noticia, fui ao encontro de mais informação sobre as nomeações, árbitros e equipas, ao site da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e qual não é o meu espanto quando ao abrir a página que contém informação sobre o nosso colega e amigo Luis Catita, deparo-me com "A. F. ALGARVE".
A imagem que publico de seguida mostra tudo o que acima referi. No minimo insólito, por parte daqueles que dirigem diariamente o nosso futebol, não acham?

PARA MAIS TARDE RECORDAR...

Campeonato Nacional de Juvenis - 2ª Fase
F. C. Barreirense Vs. Vitória F. C.
Época 2008/2009
Árbitro: Hugo Quintino / A. Ass.: António Fernandes e Ricardo Ferreira

FELIZ ANIVERSÁRIO - 05/08/2009!!!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

NAFZM INICIA PREPARAÇÃO PARA A NOVA ÉPOCA

A direcção do Nucleo de Árbitros de Futebol da Zona dos Mármores "Prof. Jorge Pombo", tem o prazer de comunicar o inicio das reciclagens, como forma de preparação da época 2009/2010. A primeira secção será dia 5 de Agosto (4ª Feira), pelas 21h na sede do NAFZM.
Comparece, contamos contigo!!!

domingo, 2 de agosto de 2009

ANTONIO FERNANDES NO LOPES DA SILVA 2009

A. F. Ponta Delgada VS. A. F. Madeira
A. F. Horta VS. A. F. Madeira
Foto de grupo no Estádio do Jamor