quinta-feira, 30 de julho de 2009

AQUECIMENTO ESPECIFICO PARA O JOGO - 2009/2010


PARA AUMENTAR O DOCUMENTO CLIQUE NO CANTO SUPERIOR DIREITO

terça-feira, 28 de julho de 2009

"APITO DE LATA" ACTUALIZA QUADROS DE ARBITROS/OBSERVADORES

O "Apito de Lata" actualizou recentemente os quadros de árbitros e observadores quer do distrital, quer do nacional, mediante comunicados da Associação de Futebol de Évora. Sendo assim pedia que fossem dando uma olhadela e vendo se por ventura alguma coisa está mal, ser alterada antes da época começar. Gostaria também de informar que caso alguem queira alterar a sua fotografia, basta enviar para godinho_vipi@hotmail.com um e-mail e anexar a fotografia que quer ver na sua apresentação.
Um abraço a todos!!!
Luis Godinho

segunda-feira, 27 de julho de 2009

APITO DE LATA RECOMEDA...(VEJA COM ATENÇÃO)





PARA AUMENTAR O DOCUMENTO CLIQUE NO CANTO SUPERIOR DIREITO

sexta-feira, 24 de julho de 2009

PARA MAIS TARDE RECORDAR...

JOGO PORTICULAR NO CAMPO SINTECTICO EM MONTEMOR
Árbitro - João Ferreira (Internacional)
A. Assistente N.º 1 - António Fernandes (1ª Cat. Distrital)
A. Assistente N.º 2 - Pais António (1ª Cat. Nacional)

FELIZ ANIVERSÁRIO - 24/07/2009!!!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

A IMPORTÂNCIA DA FOLGA

Todos os atletas de alta competição estão sujeitos a diversas pressões, quer dentro da sua modalidade quer através de outros meios, como o marketing, etc. Nestes individuos que passam grande parte da juventude dedicando-se ao desporto, é dificil de imaginar a vida social e familiar dos mesmos. Para que a sua inserção no meio não seja exagerada, o que por vezes leva a desatinos e casos seguidamente, muito badalados na imprensa, é necessário que estes atletas tenham uma vida social, não só normal, como também estável, isto é: apesar da importância que o atleta desempenha na sociedade, nomeadamente, naqueles que o veêm como heróis, este mesmo atleta tem de ser sujeito a uma vida social activa (moderada, obviamente), que o permita encarar a vida e a profissão de outra forma, e é neste aspecto que a folga desempenha um papel importantissimo, uma vez que permite estabelecer um limite entre o profissionalismo e a vida pessoal. A folga pode ser um objecto da motivação, pode ser sinónimo de diversão e não necessariamente de descanso, é claro, que existe meio termo, e todos os profissionais o têm se saber estabelecer.

FELIZ ANIVERSÁRIO - 23/07/2009!!!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

JOSÉ GODINHO E HUGO CARDOSO ESTIVERAM NO TORNEIO DO GUADIANA 2009

José Godinho, como árbitros e Hugo Cardoso como quatro árbitro, estiveram presentes em mais uma edição do Torneio do Guadiana, no Algarve, no passado dia 18/07/2009. Ambos os árbitros eborenses estiveram presentes nas funções acima mencionadas no jogo de 3º e 4º lugar que colocou frente e frente o Atlético de Bilbau e o Anderlecht, cujo resultado ficou nos 2-2 (3-4 gp).
O árbitro da Associação de Futebol de Évora esteve tecnicamente, fisicamente e disciplinarmente tendo no ultimo capitulo ter advertido Ustaritz (45), Boussoufa (65) e Wasilewski (74).
Esta nomeação por parte do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol só vem dar o devido reconhecimento ao excelente trabalho que estes dois árbitros de Évora têm dado á arbitragem nacional. O Apito de Lata deseja-lhe as maiores felicidades!!!

terça-feira, 21 de julho de 2009

"APITO DE LATA" ENTREVISTA LUIS CATITA SILVA

AL - É caso para dizer que á terceira é de vez. Sinceramente esperavas por esta classificação?
LS - Sinceramente esperava, pois os jogos correram bem e as notas no geral foram boas, mas como os coeficientes dos observadores mexem muito a classificação, nunca se sabe o que pode acontecer.
AL -Qual o jogo que destacas da época passada como aquele que te correu melhor a todos os niveis?
LS - Torreense-Pinhalnovense.
AL - Quais os objectivos para a próxima temporada?
LS - Dignificar a arbitragem portuguesa e o nosso concelho, dar o meu melhor em todos os jogos, pois o primeiro ano é muito importante, já que fazemos poucos jogos em relação aos restantes.
AL - Fala-se muito em profissionalização da arbitragem, caso a profissionalização no sector da arbitragem avance em Portugal, seria capaz de integrar um possível lote de árbitros profissionais? Porquê?
LS - Estou disponivel para abraçar um projecto destes, mas acima de tudo tem que se pensar passo a passo, a profissionalização pode ser interessante, pois vai fazer com que os árbitros tenham mais tempo para se dedicar à causa, visto todos temos as nossas profissões e a disponibilidade nunca é total.
AL - Muito se fala das novas tecnologias, ou como uns dizem, "meios auxiliares dos árbitros", na tua opinião os que presentemente existem são benéficos para o futebol?
LS - São muito benéficos, tanto as bandeiras bip como os auriculares ajudam a equipa de arbitragem a comunicar entre si clarificando muitos casos que sem eles era de dificil resolução.
AL - Qual a sua opinião sobre conferências de imprensa/ «flash-interview» no sector da arbitragem? Seria uma boa ou má medida no fim de cada jogo os árbitros falarem á comunicação social?
LS - Sou contra os árbitros falarem à comunicação social, pois se isso acontece-se os árbitros estavam constantemente a justificar-se das más decisões que tinham cometido no jogo, o que poderia causar instabilidade no seio da arbitragem.
AL - O que mudavas na arbitragem portuguesa?
LS - Principalmente voltar a que as equipas de arbitragem fossem fixas.
AL - Gostarias de fazer algum agradecimento em especial?
LS - Primeiro que tudo à minha família, a toda a estrutura da arbitragem eborense e em especial ao Hugo Cardoso e Hugo Quintino pelo insentivo dado ao longo da época.
Obrigado pela atenção Luís e muitas felicidades!!!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

FELIZ ANIVERSÁRIO - 20/07/2009!!!

II TORNEIO DE VERÃO DA TERRUGEM

sexta-feira, 17 de julho de 2009

LUIS SILVA EM ACÇÃO DE APREFEIÇOAMENTO NO LUSO

Os árbitros e árbitros assistentes de 1.ª categoria iniciam hoje no Luso o habitual estágio de início de época, durante o qual se realizarão testes escritos e físicos, para além de outras acções de formação sob a direcção de Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga.
A Associação de Futebol de Évora volta a estar presente nestas acções com o árbitro Luis Silva devido a este ter subido ao escalão máximo da arbitragem nacional.

Boa Sorte Luis!!!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

PARA MAIS TARDE RECORDAR...

terça-feira, 14 de julho de 2009

AFE - COMUNICADO OFICIAL N.º 4 - QUADRO DE ÁRBITROS



PARA AUMENTAR O DOCUMENTO CLIQUE NO CANTO SUPERIOR DIREITO

segunda-feira, 13 de julho de 2009

FELIZ ANIVERSÁRIO - 13/07/2009!!!

AFE - COMUNICADO OFICIAL N.º 3


PARA AUMENTAR O DOCUMENTO CLIQUE NO CANTO SUPERIOR DIREITO

AFE - COMUNICADO OFICIAL N.º 1


PARA AUMENTAR O DOCUMENTO CLIQUE NO CANTO SUPERIOR DIREITO

sábado, 11 de julho de 2009

FELIZ ANIVERSÁRIO - 11/07/2009!!!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

FELIZ ANIVERSÁRIO - 10/07/2009!!!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

AFE - COMUNICADO OFICIAL N.º 5


PARA AUMENTAR O DOCUMENTO CLIQUE NO CANTO SUPERIOR DIREITO

AFE - COMUNICADO OFICIAL N.º 2


PARA AUMENTAR O DOCUMENTO CLIQUE NO CANTO SUPERIOR DIREITO

CURSOS DE APREFEIÇOAMENTO FPF - ÉPOCA 09/10

  • 01 e 02 de Agosto - Árbitros da 2.ª Categoria;
  • 08 e 09 de Agosto - Árbitros Assistentes da 2.ª Categoria;
  • 15 e 16 de Agosto - Árbitros da 3.ª Categoria (Sul);
  • 22 e 23 de Agosto - Árbitros da 3.ª Categoria (Norte);
  • 29 e 30 de Agosto- Árbitros da 3.ª Categoria (Centro) e Quadro Feminino;
  • 12 e 13 de Setembro - Observadores;

terça-feira, 7 de julho de 2009

CA DA FPF LANÇA NOVAS NORMAS DE CLASSIFICAÇÃO

O Conselho de Arbitragem publicou as Normas de Classificação dos Árbitros dos seus Quadros para a Época 2009/2010. As normas agora publicadas trouxeram algumas novidades:
  • Relatórios Técnicos até 20 pontos;
  • Árbitros de 2ª Categoria, no mínimo, com 10 observações;
  • Árbitros de 3ª Categoria, no mínimo, com 6 observações;
  • Relatórios Técnicos passarão a ser publicados on-line.

Acede aqui às Normas de Classificação

OSCAR TOJO NO UEFA ADVANCED (NIVEL III)

Oscar Tojo, Director Tecnico da Associação de Futebol de Évora está desde dia 29 até dia 17 de Julho, no Centro de Treinos de Rio Maior a frequentar o Curso de Treinadores Nivel III UEFA. Juntamente com Oscar Tojo estão mais três tecnicos de equipas alentejanas, são eles, Jorge Vicente do Atlético Reguengos, Miguel Ângelo do Juventude de Évora e José Janeiro do Eléctrico Ponte Sôr.
Boa Sorte a todos!!!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

CA DA FPF DIVULGA LISTAS DOS QUADROS NACIONAIS

O Conselho de Arbitragem da FPF divulgou as listas de quadros de árbitros, assistentes e observadores pertencentes aos quadros nacionais.


Destaque mais uma vez para a promoção de Luis Catita à Divisão máxima da arbitragem nacional.
Parabéns !!!

CONSULTE A PAGINA DE ALBERTO HELDER

Exm.ºs Senhores,
Com os melhores cumprimentos dou a conhecer que tenho página na net onde, desde Agosto de 2007 e diariamente, divulgo notícias, estudos, criticas, sugestões, preferencialmente sobre a arbitragem de futebol, futsal e futebol de praia, seja ela distrital, nacional ou além fronteiras.

Dos imensos temas desenvolvidos destaco, para já, os seguintes trabalhos:

- A constituição das equipas de arbitragem que dirigiram todos os 73 jogos das 68 edições da Taça de Portugal, que se iniciou em 1939, com os nomes de todos os colegas auxiliares e, ultimamente, dos quartos árbitros.
- O ranking dos melhores dez agentes da 1ª categoria nacional: Árbitros (desde 1974/75), Assistentes (1991/1992) e Observadores (1999/2000), assim como das Árbitras (2002/2003), dos Árbitros de Futsal (1995/1996) e respectivos Observadores (2001/2002).
- Os Árbitros portugueses nas fases finais dos Europeus (1968).
- Os Árbitros FIFA que estiveram na primeira grande competição futebolística que se realizou em Portugal, o Torneio Internacional de Juniores (Março e Abril de 1961).
- Os Árbitros que dirigiram as finais do Campeonato de Portugal, prova que se realizou entre 1922 a 1938.
- As listas de todos os agentes da arbitragem portuguesa que atingiram a internacionalização, casos dos 78 Árbitros (actividade iniciada em 1914/1915), dos 28 Árbitros Assistentes (1992/1993), das 3 Árbitras (2004), dos 4 do Futsal (1996) e dos 3 do Futebol de Praia (2007).
- A retrospectiva dos campeonatos do mundo desde o seu início, quer da competição masculina (desde 1930) quer feminina (a partir de 1991
- A lista dos Árbitros que dirigiram as 12 finais da Taça de Portugal de Futsal.

Quanto ao futebol distrital devo dizer se sou um adepto incondicional ao ponto desta época ter assistido já a muitos jogos e deles ter feito uma pequena referência (às equipas de arbitragem, naturalmente), no meu blogue, com texto e fotos.
Nesse sentido sugiro que visitem o endereço www.albertohelder.blogspot.com na expectativa de ficarem mais conhecedores de assuntos que reporto de importantes e necessários a todo o mundo do futebol.
Por último, espero poder contribuir para a história da arbitragem portuguesa, área muito carenciada, o que se lamenta, já que o futebol oficial em Portugal está quase a comemorar os 100 anos (!) e do passado do sector arbitral a hierarquia pouco ou nada tem...

Saudações

Alberto Helder

sábado, 4 de julho de 2009

FELIZ ANIVERSÁRIO - 04/07/2009!!!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

FESTA DE ENCERRAMENTO DE ÉPOCA - VIDEO III


I TORNEIO 24 HORAS FUTEBOL 5 EM ESTREMOZ

PREVISÃO METEOROLÓGICA PARA O FIM DE SEMANA (4 A 5/07/2009)

quinta-feira, 2 de julho de 2009

FESTA DE ENCERRAMENTO DE ÉPOCA - VIDEO II


quarta-feira, 1 de julho de 2009

FOTOGRAFIAS DA FESTA DE ENCERRAMENTO DE ÉPOCA - PARTE II

FELIZ ANIVERSÁRIO - 01/07/2009!!!