domingo, 31 de agosto de 2008

II TORNEIO DE FUTEBOL DE 11 - ZONA DOS MÁRMORES

sábado, 30 de agosto de 2008

SEGURO AFE PARA ÁRBITROS, A. ASSISTENTES, CRONOMETRISTAS E OBSERVADORES

NOMEAÇÕES DE ÁRBITROS AFE NA FPF - 30 A 31/08/2008

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

CONVOCATÓRIA - EXAMES MÉDICOS A ÁRBITROS DA AFE

terça-feira, 26 de agosto de 2008

XVIII ANIVERSÁRIO DO NAFZM

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

ÁRBITROS DA AFE REALIZAM PROVAS DE INICIO DE ÉPOCA

RECICLAGENS DO NAFZM

AFE "OFERECE" PRENDA AOS ÁRBITROS

É jé este sábado, dia 23 de Agosto de 2008, que todos os árbitros do quadro da Associação de Futebol de Évora irão prestar provas de inicio de época no Complexo Desportivo de Vendas Novas. De fonte de segura o "Apito de Lata" pode dizer que todos oa árbitros irão receber uma prenda que consta de um Kispo, um equipamento de árbitro (camisola/calção/meias) e um fato de treino.
De realçar que o equipamento de árbitro tem de cor predominante o rosa choque, cor não muito usual nos árbitros mas seguramente bem recebida por parte dos árbitros.

Bem hajam.
Árbitro Jorge Carretas veste o Kispo oferecido pela AFE.
Blusa do equipamento de árbitro oferecido pela AFE.

Fato de treino oferecido pela AFE.

PARA RECORDAR...

FOTOS DA 2ª GALA DO FUTEBOL DISTRITAL D'ÉVORA

domingo, 24 de agosto de 2008

FELIZ ANIVERSÁRIO - 24/08/2008!!!


sábado, 23 de agosto de 2008

NOMEAÇÕES DE ÁRBITROS AFE NA FPF - 23 A 24/08/2008

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

CONVOCATÓRIA AFE

Convocam-se os árbitros do Quadro Distrital de Futebol de 11 e de Futsal, do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Évora para se apresentarem no dia 23 de Agosto de 2008, no Complexo Desportivo Municipal, em Vendas Novas, pelas 8.30 horas a fim de prestarem provas Escritas e Físicas de início de Época 2008/2009, com o seguinte programa:

NOTA: Informa-se que para a época 2008/2009 as normas classificativas a aplicar aos árbitros e árbitros assistentes do quadro distrital são as que constam nos Comunicados Oficiais n.ºs 3 e 5 da Federação Portuguesa de Futebol, publicados em 01/07/2008, excepto no que diz respeito ao grau de dificuldade de nomeação dos jogos e ao número de observações a efectuar, as quais serão comunicadas em tempo oportuno.

Évora, 14 de Agosto de 2008

P’lo Conselho de Arbitragem da AF Évora

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

CA DA AFE COM COMISSÃO ADMINISTRATIVA


A Associação de Futebol de Évora criou uma Comissão Administrativa que irá dirigir o Conselho de Arbitragem até Dezembro deste mesmo ano. Assim sendo esta comissão é constituida por Bernando Siquenique, António Figo, João Romão, Manuel Teigão e Manuel Carrasco.
Bernardo Siquenique foi convidado pela direcção da AFE afim de presidir uma comissão de arbitragem e posteriormente criar a sua equipa de trabalho. Bernando Siquenique convidou António Figo que prontamente aceitou o convite, e posteriormente convidou através dos três nucleos de árbitros do distrito de Évora um elemento de cada um, nomeado pelo proprio nucleo e sem cargo nenhum no desporto.
O "Apito de Lata" desde já coloca este espaço á disposição desta mesma comissão para qualquer situação que seja necessária.

40.000 VISITAS...OBRIGADO!!!


O blog "Apito de Lata" não quis deixar em branco este dia em que atingiu a importante marca das 40.000 visitas. Após 16 meses de existência este projecto pode já considerar-se um sucesso, sucesso esse que não seria possível sem a sua visita, portanto fica aqui um especial agradecimento a todos os que já visitaram este blog.

GODINHO

FELIZ ANIVERSÁRIO - 18/08/2008!!!

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

A MERECIDA HOMENAGEM A DAVID MARQUES

Faz hoje, dia 14 de Agosto de 2008, quatro anos que David Marques faleceu num acidente de viação. David, um jovem árbitro de futebol 11 da Associação de Futebol de Évora e filho do ex-internacional éborense, Bento Marques, é hoje aqui homenageado neste blog como forma de agradecimento pelo tempo que nos dispensou, pela atenção que nos deu e acima de tudo pela amizade que nos entregou.
É tarde demais para pensar seja o que for sobre aquele trágico dia, sou apologista que o destino assim estava traçado e assim teve que ser, mas seguro estou que ele, esteja onde estiver, estará a olhar por todos nós.
Coloco-me de pé e peço que juntos deia-mos um forte aplauso ao David Marques, que com toda a certeza nunca irá cair nos esquecimento daqueles que o amavam e o admiravam. Relembrei-me no exacto momento que escrevi esta postagem, que no dia que acompanhei o David á sua ultima morada, pensei muitas e inumeras vezes na injusta que é a vida, no ingrato que é viver para ter um fim destes mas cada vez mais me convenço que a vida são umas pequenas ferias que a morte nos dá.
Estejas onde estiveres David, um enorme abraço de toda a arbitragem, do futebol éborense e de todos os teus amigos, que certamente hoje param para pensar um pouco em ti, e que como eu pensam que á quatro anos partiste para uma missão bem longe deste mundo mas que um dia te irás encontrar connosco novamente numa outra vida.
Descansa em paz amigo...ATÉ SEMPRE!!!

CT DA AFE ASSEGURA REALIZAÇÃO DE PROVAS DE INICIO DE ÉPOCA


A Comissão Tecnica da Associação de Futebol de Évora irá assegurar a realização das provas de inicio de época dos árbitros éborenses que se irão realizar no proximo dia 23 de Agosto no complexo desportivo em Vendas Novas.
Esta atitude foi tomada no seguimento do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Évora também se ter demitido e até ao momento não se saber qual será o futuro desta mesmo.
O Apito de Lata, bem como certamente todos os arbitros do distrito de Évora agradecem a estes cinco senhores e aplade de pé esta digna atitude.

Bem hajam!!!

domingo, 10 de agosto de 2008

FELIZ ANIVERSÁRIO - 10/08/2008!!!

sábado, 9 de agosto de 2008

ÁRBITROS DA 3ª CATEGORIA DA AFE NO CURSO DE APREFEIÇOAMENTO DA FPF

Arrancou ontem dia 08/08/2008 em Lisboa no Hotel Sana Metropolitan o Curso de Aperfeiçoamento de Árbitros da 3ª Categoria de Futebol - Zona Sul.
Durante este fim de semana os árbitros vão ser submetidos a provas credênciadas e organizadas pelo CA da FPF, e que irão dar início hoje, quer do âmbito fisico, quer do âmbito escrito, ficando agendada já para hoje, sábado, às 17h30 as fisicas no Estádio Universitário enquanto que as escritas, ou seja, o teste será no domingo pela manhã.
A Associação de Futebol de Évora conta com a persença de seis árbitros esta época, cujo os nomes são Mário Belmonte, Hugo Quintino, Joaquim Gato, Hugo Cardoso, Joaquim Rabasqueira e João Letras.
O "Apito de Lata" deseja a maior sorte do mundo para que os cinco tragam luz verde de Lisboa e fiquem aptos para apitar na terceiro escalão do futebol nacional.

FELIZ ANIVERSÁRIO - 09/08/2008!!!

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

QUE RUMO LEVA A ARBITRAGEM EBORENSE???

Muita coisa se tem falado e especulado sobre o futuro da nossa arbitragem mas o certo é que neste momento os árbitros desta associação vivem um momento de muita instabilidade institucional. Sem conselho de arbitragem e sem responsável pelas nomeações, os árbitros da Associação de Futebol de Évora estão "entregues" ao seu próprio destino e á sua própria vontade. Decici colocar este artigo porque sou árbitro de futebol desta associação e porque me preocupa o meu futuro e o futuro dos meus colegas e amigos. Os responsáveis do futebol éborense deviam-se preocupar mais com o tema arbitragem pois é mais grave do que alguém imagina. Nós árbitros merecemos mais respeito da parte de quem lidera ou devia liderar.
Acabo este meu artigo lançando a pergunta que coloquei como titulo desta postagem...QUE RUMO LEVA A ARBITRAGEM ÉBORENSE???

ÁRBITROS DA 1ª CATEGORIA DISTRITAL AFE 2008/09




ÁRBITROS DA 2ª CATEGORIA DISTRITAL AFE 2008/09

ÁRBITROS ESTAGIÁRIOS DISTRITAIS AFE 2008/09

ÁRBITROS JOVENS DISTRITAIS AFE 2008/09

ÁRBITROS DA 1ª CATEGORIA DISTRITAL FUTSAL AFE 2008/09

terça-feira, 5 de agosto de 2008

TESTE DOS ÁRBITROS ASSISTENTES DA 2ª CATEGORIA NACIONAL



(Clique na imagem para ampliar)

LIVRO DE LEIS DE JOGO 2008/2009

Foi publicado no dia 24 de Julho, no site da Federação Portuguesa de Futebol o Livro das Leis de Jogo 2008/09 já traduzido pelo Professor Jorge Pombo, Vítor Pereira e Antonino Silva.
Depois de há cerca de dois mêses ter sido publicada a versão 2007 traduzida, agora saí um novo documento que pode consultar clicando
aqui.

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

NUCLEO DE ÁRBITROS DA FIGUEIRA DA FOZ VENDE "BIBLIA DO ÁRBITRO"

Obra do Autor José Rodrigues e NAFFF
444 Páginas
4 Mandamentos
I Mandamento: Leis de Jogo
II Mandamento: Normas e Regulamentos
III Mandamento: 1440 Perguntas e Respostas
IIII Mandamento: Recomendações Uteis
SÓCIOS - 15,00€ / NÃO SÓCIOS - 17,50€

NAFZM COMEÇA ÉPOCA

O Nucleo de Árbitros de Futebol da Zona dos Marmores inicia hoje já, 3ª feira dia 5 de Agosto, a sua nova época desportiva em prol da arbitragem e da preparação desta mesmo. Sendo assim fica aqui descrita a calendarização da primeira semana de preparação.



  • Dia 5 de Agosto (3ª Feira) - Treino fisico no Complexo desportivo de Borba, pelas 19:00h.
  • Dia 6 de Agosto (4ª Feira) - Reciclagem sobre as leis de jogo e as suas novas alterações, pelas 21:00h na sede do NAFZM.
  • Dia 7 de Agosto (5ª Feira) - Treino fisico no Complexo desportivo de Borba, pelas 19:00h.
  • Dia 8 de Agosto (6ª Feira) - Reciclagem sobre as leis de jogo e as suas novas alterações, pelas 21:00h na sede do NAFZM.

"APITO DE LATA" NO JORNAL TERRAS BRANCAS


(Clique na foto para ampliar)

ÉPOCA 2008/2009 ESTÁ JÁ AÍ...

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!