quinta-feira, 30 de agosto de 2007

HUGO QUINTINO, ÁRBITRO DA A.F.E., ESTREOU-SE EM PROVAS NACIONAIS

Foi este ultimo domingo, dia 26/08/2007, pelas 17:00h que Hugo Quintino, árbitro pertencente aos quadros do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Évora, recém promovido á 3ª Categoria Nacional, se estreou no Campeonato Nacional da 3ª Divisão (1ª Jornada), no jogo que pôs frente a frente COVA DA PIEDADE VS. ALJUSTRELENSE. O resultado final sorriu á equipa da casa que venceu por uma bola a zero. Hugo Quintino fez-se auxiliar por Valter Rufo e António Fernandes, ambos também inseridos nos quadros do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Évora e este ultimo também por sua vez a fazer a sua estreia, ele que acompanhou Quintino na temporada transacta no distrital e que assim o irá acompanhar nesta presente epoca desportiva.
Segundo o "Apito de Lata" conseguiu apurar o jogo correu na perfeição ao árbitro Éborense que espalhou a sua sabedoria e inteligência na sua estreia em provas nacionais.
Parabéns Quintino!!!

KONRAD PLAUTZ NOMEADO PARA A SUPERTAÇA EUROPEIA

O austríaco Konrad Plautz foi o árbitro nomeado pela UEFA para dirigir o encontro da Supertaça Europeia, entre o AC Milan e Sevilha, que terá lugar na sexta-feira, no Mónaco.
Nascido em Navis em 16 de outubro de 1964, Plautz tornou-se árbitro FIFA em 1996 e na última edição da Champions esteve presente em 24 encontros.
Plautz terá como assistentes os compatriotas Egon Bereuter e Markus Mayr, enquanto Fritz Stuchlik será o quarto árbitro.

NOMEAÇÕES PARA A 3ª JORNADA DA LIGA BWIN E LIGA VITALIS

OLEGÁRIO BENQUERENÇA NOS 16º FINAL DO MUNDIAL DE SUB-17

O internacional português, presente no Mundial de Sub-17 na Coreia, foi nomeado para o jogo Argentina - Costa Rica dos 16º final desta competição.
Nesta partida, agendada para quinta-feira, dia 30 de Agosto, terá consigo os árbitros assistentes que o acompanham neste Mundial, Bertino Miranda e José Cardinal.Refira-se que este será o terceiro jogo dirigido pelo árbitro leiriense. Na fase de grupos apitou os jogos Alemanha - Colômbia (3-3) e o Coreia do Norte - Nova Zelândia (1-0).

ASSISTENTES NACIONAIS EM CURSO NA UEFA

A UEFA vai realizar, de 4 a 6 de Setembro, um curso destinado a Árbitros Assistentes. José Cardinal, Bertino Miranda e João Santos são os representantes portugueses nesta iniciativa.

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

NUCLEO DE ÁRBITROS DA ZONA DOS MÁRMORES ORGANIZA TORNEIO

Abaixo fica a calendarização deste mesmo torneio.

ERIC BRAAMHAAR DIRIGE FC COPENHAGA VS BENFICA

O árbitro holandês Eric Braamhaar foi nomeado pela UEFA para apitar o encontro entre FC Copenhaga e Benfica, que diz respeito à segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Os assistentes são, também, holandeses. Arie Brink e Patrick Gerritsen auxiliarão Braamhaar na quarta-feira.
Este árbitro Holandês é o árbitro que se viu envolvido num festejo de golo no campeonato holandês.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

CURSOS DE ÁRBITROS DA A.F.E.

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA CURSO DE ÁRBITRO DE FUTEBOL 11
(Inicio a 5 de Novembro de 2007, local ainda a designar)

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA CURSO DE ÁRBITRO DE FUTSAL
(Inicio a 15 de Outubro de 2007, local ainda a designar)

OLEGÁRIO BENQUERENÇA NO COREIA VS. NOVA ZELÂNDIA

A equipa representante de Portugal no Mundial de Futebol de Sub-17, Olegário Benquerença, José Cardinal e Bertino Miranda, esteve em mais um jogo disputado nesta competição.
Num partida em que a selecção coreana venceu por 1-0, com um golo obtido ja no final do encontro á sua congénere Nova Zelândia, a nossa equipa esteve mais uma vez e efectuou um trabalho discreto e competente.

Aguarda-se futura nomeação para mais uma persença num jogo deste Campeonato do Mundo.

LUCÍLIO BAPTISTA APITA NA SÉRVIA

O árbitro internacional português Lucílio Baptista foi nomeado para dirigir o jogo FK Estrela Vermelha - Rangers FC, da 2ª mão da 3ª pré-eliminatória da prova.
Neste jogo, que vai ter lugar no próximo dia 28 de Agosto, Lucílio Baptista vai estar acompanhado dos árbitros-assistentes Sérgio Lacroix e José Ramalho, e ainda Rui Silva, como 4º árbitro.

SELECIONADOR FRANCÊ PUNIDO POR DECLARAÇÕES DIFAMATÓRIAS

O seleccionador francês, Raymond Domenech, foi suspenso por um jogo pela UEFA na sequência de declarações em que, entre outras coisas, acusa o árbitro português Lucílio Batista de corrupção.

Punido igualmente com uma multa de 6.000 euros, o técnico francês não vai poder sentar-se no banco no encontro com a Itália, de qualificação para o EURO 2008.Globalmente, Domenech acusava responsáveis do futebol italiano de manipularem resultados e a UEFA entendeu que as suas declarações, proferidas ao jornal ´Le Parisien´ e publicadas a 09 de Agosto, foram ´causadoras de descrédito no futebol´.

O técnico gaulês queixa-se particularmente da arbitragem de Lucílio Baptista num desafio de selecções sub-21 com a Itália em 1999: o português expulsou um jogador francês aos 10 minutos e também advertiu o então seleccionador de sub-21, num encontro de apuramento para os Jogos Olímpicos de Sidney e que os italianos venceram por 2-1, após prolongamento.

A polémica entrevista motivou uma exposição da Federação Portuguesa de Futebol à UEFA. Na altura, o presidente da federação gaulesa demarcou-se da polémica e o também francês Michel Platini, presidente da UEFA, foi bem claro: ´Se não apresentar provas, Domenech será sancionado´.

Domenech falou em ´árbitro comprado´, disse que raramente foi tão ´roubado´ na carreira e acrescentou: ´Quando se é enganado uma vez, fica sempre a dúvida... Há arranjos no futebol italiano´.

Por tudo isto, Domenech vai falhar o importante desafio de 08 de Setembro no Estádio Giuseppe Meazza (Milão): a França lidera o Grupo B com 18 pontos, seguida pela Itália com 16 e os mesmos sete jogos.

GUSTAVO SOUSA NOMEADO PARA A UEFA FUTSAL CUP

O árbitro internacional de Futsal, Gustavo Sousa, foi nomeado para actuar na Futsal Cup (Grupo 6), que se irá realizar de 09 a 14 de Setembro de 2007, na Republica Checa.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

É JÁ ESTE DOMINGO...PROVAS DE INICIO DE ÉPOCA DA A.F.E

É já este domingo, dia 26 de Agosto, que os árbitros, árbitros assistentes e observadores pertencentes ao quadro do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Évora prestarão provas de incio de época, no complexo desportivo de Vendas Novas.
Avisinha-se mais uma época, uma época onde o empenho, a boa vontade e o crer têm com toda a certeza que fazer parte da atitude e do espirito dos arbitros, arbitros assistentes e observadores, pois é cada vez mais haver uma união de todos em prol do futebol distrital, que com as medidas de declaração de rendimentos vieram "abanar" um pouco a arbitragem distrital, principalmente os arbitros jovens estudantes ou desempregados.

MAIS UMA INOVAÇÃO (RELÓGIOS)...ÁRBITROS EM GRANDE!!!

Em época de grande novidades na arbitragem, fica o registo de mais uma, pois na temporada ja iniciada, todos os árbitros da categoria nacional vão estar munidos de um aparelho apto a avaliar o nivel da forma fisica de cada um.
Trata-se de um relogio polar, composto, para lá do relogio propriamente dito, de uma cinta de fina espessura para colocar na zona do peito, e que permite um registo intantâneo da frequência cardíaca, das calorias gastas por cada pessoa ou do índice de grau de esforço, entre outros itens.
Os árbitros irão utilizar este sistema nos seus proprios treinos para poderem auto-avaliar o seu desempenho, mas também em todos os jogos para que forem designados. Os registos serão gravados e posteriormente avaliados, conforme explicou Vitor Pereira: "Assim poderemos ajudar-los a prepararem-se melhor para os seus jogos..."

PEDRO PROENÇA É O ÁRBITRO DO CLÁSSICO

O árbitro internacional lisboeta foi o designado para dirigir a partida de maior destaque da 2ª jornada da BWIN Liga. Consulte aqui as restantes nomeações.

Basta seguir o link associado "RESTANTES NOMEAÇÕES" para ficar a conhecer as equipas de arbitragem nomeadas para os jogos da I e II Ligas de Futebol Profissional.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

EDUARDO (V. SETUBAL): "TEMOS DE ACEITAR OS ERROS DOS ÁRBITROS"

Eduardo, guarda-redes do Vitória de Setúbal, garante ter sofrido falta de Miljan no lance do golo do Guimarães. Contudo, está disposto a perdoar a eventual falha de Pedro Proença, um exemplo louvável e seguidos por todos os intervenientes após o encontro que redundou num empate (1-1).
«Quando o canto foi batido, tentei atacar a bola mas o adversário bateu em mim. Para mim, seria falta, mas temos de aceitar os erros da equipa de arbitragem», ressalvou Eduardo, enaltecendo o valor do adversário: «Sabíamos que ia ser difícil, porque o V. Guimarães é um adversário muito complicado.»
O Sp. Braga é o detentor do passe de Eduardo mas o guarda-redes nem quis comentar a possibilidade de ser titular na formação de Jorge Costa, se estivesse no plantel, nesta altura. «Não estou em Braga, estou no Vitória de Setúbal e é só nisso que quero pensar. É importante para mim, estar onde sou querido», deixou escapar.
Eduardo garante ainda ter sido atingido por um isqueiro na recta final do encontro em Guimarães, quando caiu no relvado e a partida foi interrompida para o guardião receber assistência: «Fui atingido com um isqueiro, são lamentáveis estas situações, mas felizmente não é nada de grave.»

OLEGÁRIO BENQUERENÇA ESTREOU-SE NO MUNDIAL DE SUB-17

O árbitro internacional de Leiria, estreou-se no Mundial de Sub-17, no emotivo Colômbia - Alemanha que terminou empatado a três golos.
José Cardinal e Bertino Miranda foram os árbitros assistentes desta partida.É previsível que o trio português venha a dirigir mais partidas desta competição em virtude da boa arbitragem conseguida nesta sua primeira prestação.

JORGE SOUSA NO FRANÇA VS. PAÍS DE GALES EM SUB-21

O internacional portuense, Jorge Sousa, foi nomeado para actuar no jogo França - País de Gales do Campeonato de Europa “Sub-21”, que se irá realizar no dia 07 de Setembro de 2007. Terá como seus árbitros assistentes Sérgio Lacroix e Sérgio Serrão, sendo o quarto árbitro Hugo Miguel.

DOCUMENTAÇÃO PARA ÁRBITROS DA FPF

A APAF disponibiliza, em anexo, a documentação oficial necessária aos árbitros de futebol de 11 e de futsal que actuam nas competições da Federação Portuguesa de Futebol. Nesta documentação, também disponível no site da FPF, constam, entre outros, relatórios de jogo, aditamentos, recibos, etc.

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

PAULO COSTA NA TAÇA UEFA

O portuense Paulo Costa foi indicado para estar presente no jogo da Taça Uefa entre o PFC Lokomotiv Sofia e FC Otelul, da 2ª pré-eliminatória da prova.
O confronto entre bulgaros e romenos está agendado para dia 30 de Agosto. Da equipa de arbitragem constam ainda os nomes dos assistentes Paulo Januário e João Santos e a quarto árbitro, curiosamente seu irmão, Rui Costa.

NOMEAÇÕES PARA A 1ª JORNADA DA LIGABWIN


  1. Sporting vs. Académica - Elmano Santos (Madeira);
  2. Nacional vs. Est. Amadora - Paulo Pereira (Viana do Castelo);
  3. Maritimo vs. Paços de Ferreira - Carlos Xistra (Castelo Branco);
  4. Braga vs. Porto - João Ferreira (Setubal);
  5. Leixões vs. Benfica - Jorge Sousa (Porto);
  6. Guimarães vs. Setubal - Pedro Proença (Lisboa);
  7. Leiria vs. Boavista - Pedro Henriques (Lisboa);
  8. Naval vs. Belenenses - João Vilas Boas (Braga);

PROTECÇÃO AOS VIRTUOSOS E PENALIZAÇÃO DO JOGO VIOLENTO!!!

Vitor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, apresentou publicamente esta terça-feira os cinco objectivos que irão nortear a classe que lidera na próxima temporada. Pretensões que assentam, essencialmente, na «protecção dos jogadores mais virtuosos», na «penalização rigorosa do jogo violento» e no «aumento do tempo útil do jogo».
Aqui ficam, então, os vértices considerados mais importantes pelo homem que dirige a arbitragem na Liga.
1º Combater de forma rigorosa todas as formas de jogo violento (de forma a proteger o espectáculo); 2º Punir o uso perigoso dos braços e dos cotovelos; 3º Atenção particular às simulações, principalmente às que possam subverter os resultados; 4º Promover o combate às perdas de tempo; 5º Aumentar o tempo útil de jogo.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

PEDRO PROENÇA JÁ TEM JOGO ATRIBUIDO

O internacional português Pedro Garcia Proença vai arbitrar o jogo da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões entre as equipas do Tampere e do Rosemborg.
Recordo que Pedro Proença será auxiliado por João Santos e Sérgio Serrão, e o quarto árbitro será Cosme Machado.
O jogo realiza-se esta quarta-feira em Ratina, Tampere pelas 19h locais.

ÁRBITRO HUNGARO APITA S.L.BENFICA VS. COPENHAGA

O encontro desta terça-feira entre o Benfica e o Copenhaga, a contar para a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, será apitado pelo hungaro Viktor Kassai.
O juiz será auxiliado pelos seus compatriotas Zsolt Attila Szpisjak e Tibor Vamos. A partida está marcada para as 20:15h, no Estádio da Luz.

ÁRBITRO ESCOCÊS DIRIGE U.LEIRIA VS. NETANYA

O árbitros escocês William Collum vai dirigir o jogo entre o Leiria e os romenos Maccabi Netanya da primeira mão da segunda pré-eliminatória da Taça Uefa, que se disputa na proxima quinta-feira, no estádio Dr. Magalhães Pessoa.
Collum terá como assistentes os seus compatriotas Francis Andrews e Mark Doyle, enquanto Steven Nicholls, também escocês, será o quarto árbitro.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

BRUNO PAIXÃO NOMEADO PARA JOGO NA TAÇA UEFA

O árbitro internacional Bruno Paixão, foi nomeado para dirigir o jogo da Taça UEFA Hajduk Split - Sampdória que se irá realizar dia 16 de Agosto de 2007. Os seus árbitros assistentes serão Serafim Nogueira e Alfredo Braga, sendo Paulo Batista o quarto árbitro.

DECLARAÇÕES GRAVES!!!

Na sequência das declarações do Seleccionador Nacional francês, Raymond Domenech, através das quais se lançaram suspeitas sobre um árbitro internacional português, Lucílio Batista, a Federação Portuguesa de Futebol informa que participará o teor da entrevista à UEFA e à FIFA para que os organismos que tutelam o futebol europeu e mundial tomem as medidas consideradas adequadas.
A FPF salienta que a própria Federação Francesa de Futebol se demarcou das declarações, tendo o seu Presidente telefonado ao homólogo italiano, explicando que as palavras de Raymond Domenech são da sua exclusiva responsabilidade.

ÁRBITRO FÁZ PUBLICIDADE Á "REXONA"

sábado, 11 de agosto de 2007

PLATINI SAI EM DEFESA DE LUCÍLIO BATISTA

A União Europeia de Futebol (UEFA) admite sancionar o seleccionador de França, Raymond Domenech, por este ter acusado - numa entrevista - o árbitro português Lucílio Baptista de corrupção num encontro de sub-21, realizado em 1999.
O presidente da UEFA Michel Platini, em declarações ao L'Equipe, garantiu: "Vamos enviar uma carta à Federação Francesa de Futebol para que Domemech nos apresente provas da alegada corrupção de Baptista. Se não apresentar provas será sancionado".
De notar que Lucílio Baptista expulsou um francês aos 10 minutos de jogo e advertiu o então seleccionador de sub-21, num encontro de apuramento para os Jogos Olímpicos de Sidney 2000, frente à Itália. Porém, a acusação a Lucílio é feita com base no jogo das congéneres AA de França e Itália, a 8 de Setembro de 1999. Na entrevista ao Le Pariesien, Domenech alega que houve um "árbitro comprado".
O juiz português, por seu lado, diz não se recordar do embate entre França e Itália de 1999 e explicou ter falado com Domenech de forma muito "cordial", num encontro entre os gauleses e a Geórgia (1-0), a 06 de Junho deste ano.

LUCÍLIO BATISTA NOMEADO PARA JOGO DA LIGA DOS CAMPEÕES

O árbitro internacional português, Lucílio Batista, foi nomeado pela UEFA para dirigir uma jogo, ainda confidencial, da Liga dos Campeões que se irá realizar 28 ou 29 de Agosto.
Consigo levará Sérgio Lacroix e José Ramalho como árbitrso assistentes, sendo o quarto árbitro Rui Silva.

PEDRO PROENÇA NOMEADO PARA JOGO DA LIGA DOS CAMPEÕES

O árbitro internacional português, Pedro Proença, foi nomeado pela UEFA para dirigir uma jogo, ainda confidencial, da Liga dos Campeões que se irá realizar em 14 ou 15 de Agosto.
Consigo levará João Santos e Sérgio Serrão como árbitros assistentes, sendo o quarto árbitro Cosme Machado.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

JOGOS E ÁRBITROS NA 2ª ELIMINATÓRIA DA TAÇA DA LIGA

Já são conhecidos os árbitros para a II eliminatória da Taça da Liga.

Jogos e árbitros:

Penafiel-Marítimo (16,00 horas), João Vilas Boas (Braga)
Estoril-Estrela da Amadora (16,00 horas), Cosme Machado (Braga)
Portimonense-Naval (17,00 horas), Rui Costa (Porto)
Fátima-Académica (17,00 horas), Augusto Duarte (Braga)
Varzim-Leixões (17,15 horas – RTP 1), Paulo Baptista (Portalegre)
Gondomar-Vitória de Setúbal (17,30 horas), Paulo Pereira (Viana do Castelo)
Trofense-Vitória de Guimarães (18,00 horas), Carlos Xistra (Castelo Branco)
Beira Mar-Boavista (19,45 horas – SPORT TV), Elmano Santos (Madeira)

SIMULAÇÕES DÃO CASTIGO!!!

A Liga de clubes comunicou aos participantes nas suas provas os regulamentos disciplinares para a época 2007/08. Como principal novidade, surgem os castigos aos jogadores que simularem faltas ou que impeçam (ou marquem) golos ilegais.
Assim, simulações que resultem em decisões erradas dos árbitros serão punidas com um jogo de suspensão, tal como a obtenção ou impedimento de golos de forma ilegal, caso estes resultem na conquista de pontos. No caso de derrota, o jogador em causa será somente multado.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

PROCESSO PEDRO PROENÇA VS. SP. BRAGA CHEGA AO FIM

O árbitro Pedro Proença entregou, no dia 27 de Julho, à Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família (APDMF) um cheque de mil euros.
A doação faz parte do acordo que pôs fim ao processo-crime movido pelo internacional lisboeta a quatro futebolistas do Sporting de Braga.
O diferendo remonta a Fevereiro de 2005. Teve origem num Guimarães-Braga dirigido por Pedro Proença e do qual resultou uma queixa do clube bracarense à Comissão Disciplinar da Liga por alegado uso de linguagem injuriosa ou grosseira por parte do árbitro diante dos futebolistas Nunes, Abel, Vanderson e Waderson Said. O processo viria a ser arquivado pelo órgão disciplinar da Liga, inocentando o juiz. Foi então a vez de Pedro Proença exigir justiça, através de processo-crime aos quatro atletas do Sporting de Braga por difamação e calúnia, processo que correu termos no 2º Juízo Criminal do Porto.
Durante o julgamento chegou-se a um acordo que, para além da declaração pública por parte de Nunes, Abel, Vanderson e Waderson Said de que “jamais quiseram pôr em causa a dignidade, a honra e o bom nome do árbitro internacional Pedro Proença”, previa que cada um deles doasse €250 à APDMF.
O cheque de mil euros, total do valor simbólico acordado para indemnizar Pedro Proença pelos danos morais, foi entregue à APDMF, instituição de solidariedade social que se dedica ao acompanhamento e protecção de menores em situação de risco.
Com este gesto, ficam normalizadas as relações entre o árbitro Pedro Proença, o Sporting de Braga e os futebolistas em causa.

CONVOCATÓRIA PARA EXAMES MÉDICOS DA A.F.E.

SEGURO DESPORTIVO DA A.F.E - FUTEBOLISTAS AMADORES

A Direcção da AFE contratou com a companhia de seguros TRANQUILIDADE, S.A., através da Correctora AVS - Seguros, o Seguro Desportivo de Futebolistas Amadores para a presente época.
Os valores do seguro estão expressos no Comunicado Oficial nº. 1.
Os interessados podem obter o Mnual de Procedimntos, o impresso de participação de sinistro e a rede convencionada, na página oficial da AFE, nos comunicados diversos.
Informa-se, igualmente, os clubes que não são obrigados a aderir a este seguro, tendo, no entanto, que apresentar juntamente com a inscrição dos atletas certificado de seguro como refere o Comunicado Oficial nº. 470 da FPF.

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO - ÁRBITROS DE 3ª (ZONA SULl)

Decorre este fim-de-semana, de 10 a 12 de Agosto, em Lisboa, no hotel "Metropolitan", o Curso de Aperfeiçoamento de Árbitros da 3ª categoria Nacional, Zona Sul.
Este curso, promovido pela Federação Portuguesa de Futebol, vem no seguimento dos já realizados anteriormente e que visam a solidificação de conhecimentos dos juízes e demais elementos da sequipas de arbitragem das diversas categorias nacionais.
Recorde-se que, no fim-de-semana anterior, o curso teve como destinatários os árbitros-assistentes da 2ª categoria, onde esteve presente o bejense Ricardo Cabecinha.
Esta acção de formação tem o seu início na sexta-feira, dia 10, às 15h30, e finaliza no domingo, dia 12, às 18h00.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

BRUNO PAIXÃO DIRIGE F.C. PORTO VS. SPORTING

Bruno Paixão, da A.F. Setúbal, é o árbitro escolhido para dirigir o jogo da Supertaça entre F.C. Porto e Sporting, este sábado, em Leiria, às 21 horas. António Godinho e Paulo Ramos, da mesma associação, são os assistentes do juiz internacional, enquanto Marco Ferreira, da A.F. Madeira, é o quarto árbitro.
«Sinto-me orgulhoso e feliz com a nomeação, não esquecendo a responsabilidade de arbitrar um jogo com a importância desta Supertaça, que é disputada praticamente no início de mais uma época desportiva», confessou Bruno Paixão, ao site da Federação.
«Vou trabalhar para que chegue ao fim do jogo e saia com a convicção de que tudo fiz para que a partida corresse bem. Espero que jogadores, adeptos e todos os restantes intervenientes se divirtam ao máximo e, se isso acontecer, será sinal que todos sairão satisfeitos», perspectivou, ainda.
Aos 33 anos, Bruno Paixão faz parte do programa de novos talentos da UEFA. Árbitro internacional desde 2004, foi promovido à primeira categoria na temporada 1997/98. Natural de Lisboa, é engenheiro de produção industrial de profissão.

terça-feira, 7 de agosto de 2007

SANDRA BASTOS NOMEADA PARA TAÇA UEFA FEMININA

A árbitra internacional portuguesa Sandra Bastos foi designada para arbitrar dois jogos da Taça UEFA feminina, que começa no dia 9 de Agosto.
As partidas em questão são referentes ao grupo 6, a ter lugar na Macedónia, da primeira fase de qualificação.

Jogos:

  • Lyon (França) - ZFK Skiponjat (Macedónia), dia 11 de Agosto
  • ZNK SFK 2000 Sarajevo (Bósnia-Herzegovina) - Lyon (França), dia 14 de Agosto

Está ainda prevista a presença desta juíza no desafio que vai opôr ZNK SFK 2000 Sarajevo a ZFK Skiponjat, mas desempenhando a função de 4º árbitro.

BERTA TAVARES EM JOGO DO CAMP. EUROPA FEMININO

A árbitra internacional Berta Tavares foi nomeada para actuar no jogo Holanda - País de Gales do Campeonato Europa Feminino, que se irá realizar a 26 de Agosto de 2007, na Holanda.
Terá como árbitras assistentes Olga Marisa Martins Almeida e Sílvia Andreia Rosa Domingos.

O CONSELHO DE ARBITRAGEM DA A.F.E INFORMA

Para conhecimento de todos os Clubes, Árbitros, Árbitros Assistentes, Observadores e demais interessados comunica-se o seguinte:
O Conselho de Arbitragem da AFE definiu as seguintes datas:
- 25 de Agosto de 2007: Exames médicos dos árbitros na sede da AFE;
- 26 de Agosto de 2007: Provas de início de época em Vendas Novas;
- 17 de Setembro de 2007: Curso de Observadores;
- 15 de Outubro de 2007: Curso de Candidatos a Árbitros de Futsal;
- 5 de Novembro de 2007: Curso de Candidatos a Árbitros de Futebol de 11.

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

MULHERES TENTAM AGREDIR ÁRBITRO!!!

CURSOS DE APERFEIÇOMENTO PARA OS ÁRBITROS DA FPF

Realizou-se, dias 27, 28 e 29 de Julho, em Tomar, o Curso de Aperfeiçoamento dos Árbitros de 2ª Categoria dos Quadros da FPF.Durante o referido curso, o eborense, Professor Jorge Pombo, abordou os temas “Alterações as leis de Jogo” e “Instruções aos árbitros para a nova época”.À noite, durante o jantar oficial servido num restaurante local, o Conselho de Arbitragem homenageou o Sr. Professor Jorge Pombo, por toda a sua carreira e pela colaboração prestada em prol da arbitragem.

OBSERVADORES RECORREM A IMAGENS TELEVISIVAS

As imagens da televisão vão poder ser utilizadas pelos observadores para completar os relatórios de avaliação dos árbitros dos campeonatos de futebol profissional. Ontem, em Leiria, onde decorreu um curso regulamentar para preparar a próxima época, que contou com 30 observadores do Conselho de Arbitragem da Liga, o presidente daquele órgão, Vítor Pereira, anunciou as mudanças que vão ocorrer. A primeira alteração prende-se com as notas. Até à última temporada, a avaliação quantitativa varia entre o 5 (nota mínima) e o 10 (nota máxima). A partir de agora, a avaliação passa a ter como valor mínimo o 0 e o máximo o 5. Com esta modificação, esclareceu Vítor Pereira, pretende-se aproximar mais a avaliação das pessoas. Outra das novidades para a próxima época está relacionada com o recurso às imagens televisivas para os observadores elaborarem os relatórios. Apesar de a nota não poder ser modificada, o observador pode, já depois de atribuir a avaliação quantitativa, escrever no documento que “depois de visualizar as imagens da televisão verificou-se que o árbitro errou”, explicou o presidente do CA, acrescentando que o objectivo é que o relatório traduza a realidade do jogo.

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

CURIOSIDADE!!!

Será que assim se jogaria direito por linhas tortas?

RACIOCINAR TAMBÉM SE APRENDE

Tomar a melhor decisão em situações de grande "stress" – o que é, senão isto, a vida de um árbitro? A jogada desenrola-se, um atleta cai, e um eco ensurdecedor soa no estádio. O que fazer? Apitar? Não apitar? A decisão tem de ser tomada em décimas de segundo, e às vezes (muitas) não é a melhor opção a vingar. Cai o Carmo e a Trindade, o árbitro pode até ser crucificado em praça pública – sobretudo quando erra muitas vezes para o mesmo lado…
Precisamente um dos grandes objectivos deste estágio que hoje termina no Alfeite – e cujos exercícios O JOGO acompanhou a par e passo – foi o de tentar contribuir para uma evolução mental dos árbitros nas situações de tomadas de decisão. Na quarta-feira, por exemplo, a comitiva rumou à Escola de Fuzileiros, passando toda a parte da tarde a efectuar os chamados exercícios de “TPL – Tarefa Prática de Liderança”. Divididos em grupos, aos árbitros era proposto um problema/enigma que tinha de ser resolvido num determinado espaço de tempo – curto. Era visível a animação geral… e o empenho. E, tal como no relvado, se umas vezes eram tomadas as melhores soluções, noutras… nem tanto. “Aqui, têm de conseguir raciocinar em momentos de 'stress', ter alguma lucidez nessas situações”, apontava o capitão-tenente Sameiro Matias, mais tarde corroborado pelo comandante Pires Carmona: “Nos jogos, os árbitros têm uma fracção de segundo para decidir. Aqui, aprendem também a fazê-lo. É que esse jogo mental também se treina…” Outros itens privilegiados nos exercícios feitos durante a semana foram, por exemplo, o aperfeiçoamento da capacidade de liderança ou do espírito de grupo.
"Não deixem o bidão explodir!"
Um dos exercícios constava do seguinte: era proposto aos árbitros o transporte de um bidão “radioactivo”, de um local para outro, sem que lhe pudessem tocar ou deixar cair (senão “explodia”). Tinham de estar a dois metros dele e só podiam utilizar, como material de apoio, duas cordas e/ou tábuas.Este era o desafio, com uma recomendação final: “Agora desenrasquem-se!” A solução seria envolver o bidão com as duas cordas e, com quatro árbitros a segurar cada uma das quatro pontas, conseguir elevá-lo e transportá-lo.A verdade é que quase ninguém conseguiu…

PEDRO PARATY DIRIGIU A FINAL DO EUROPEU UNIVERSITÁRIO

O árbitro internacional de futsal, Pedro Paraty, esteve presente no Campeonato da Europa Universitário de Futsal.
Como reconhecimento das suas prestações, foi nomeado para dirigir a Final do Campeonato, entre as equipas do Dniepropetrovsk (Ukr) e de Zagreb (Cro). Resultado final: 3-1.
Arbitrou também uma meia final, entre um dos favoritos - SUMI State University (Ukr) e o Zagreb (Cro), com resultado de 2-2 e 6-5 após marcação de 7 grandes penalidades.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

NOMEAÇÕES PARA A TAÇA DA LIGA

Taça da Liga, a mais recente prova do calendário nacional, tem o seu começo este fim-de-semana. Nesse sentido, foram nomeados os árbitros para as partidas que, nesta primeira fase só englobam formações da Liga de Honra.
Programa e árbitros nomeados para a primeira eliminatória da Taça da Liga:
Sábado, 4 de Agosto:

17h00 Trofense - Feirense, Luís Reforço (Setúbal)

17h00 Vizela - Varzim, Rui Silva (Vila Real)

Domingo, 5 de Agosto:

16h00 Freamunde - Beira-Mar, Vasco Santos (Porto)

16h00 Estoril-Praia - Desportivo das Aves, Marco Ferreira (Porto)

16h00 Fátima - Santa Clara, Bruno Paixão (Setúbal)

17h00 Portimonense - Rio Ave, Hugo Miguel (Lisboa)*

17h30 Olhanense - Gondomar, João Capela (Coimbra)

19h45 Gil Vicente - Penafiel, Olegário Benquerença (Leiria)**

*Transmissão na RTP1.
** Transmissão na SportTv1.