terça-feira, 31 de julho de 2007

ÁRBITROS DA 1ª CATEGORIA RECEBEM SISTEMA DE AUDIO

O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Hermínio Loureiro, vai entregar hoje os sistemas de comunicação audio aos árbitros da primeira categoria.
A cerimónia realiza-se pelas 12:45, na Escola Naval, ao Alfeite, local onde decorre o estágio para os árbitros e árbitros assistentes.

QUADRO DE OBSERVADORES DE ÉVORA DA 1ª. E 2ª. CATEGORIA

Estes são os elementos filiados no Conselho de Arbitragem de Évora que desempenham funções no âmbito de observadores dos Quadros Nacionais.

OBSERVADORES DE FUTEBOL / DA F. P. F. da 1ª. CATEGORIA PARA 2007/2008
1. João Paias Gaspar
Nota: O observador José Mendes Pratas do Conselho de Arbitragem de Évora, foi substituído no Quadro de Observadores, nesta época, para desempenhar funções no Gabinete de Aperfeiçoamento Técnico da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
OBSERVADORES DE FUTEBOL / DA F.P.F. DA 2ª. CATEGORIA PARA 2007/2008
1. Américo João Calado Gonçalves
2. Jerónimo Vítor Alves Oliveira
3. João António Lopes Mateus
4. João Rosa Penicho
5. José António Bilro Coelho
6. José Elviro Almeida Serra
7. José Joaquim Bravo Pinto
8. Nuno Manuel Rosado Branco
9. Sebastião Machado Fernandes

segunda-feira, 30 de julho de 2007

A.F. ÉVORA DELIBERA INICIO DAS COMPETIÇÕES DE SÉNIORES 2007/08

A Direcção da Associação de Futebol de Évora deliberou que os Campeonatos Distritais de Seniores de Futebol de 11 (Divisão de Honra e 1ª. Divisão) tivessem o seu início nos dias 29 e 30 de Setembro, último fim de semana desse mês.

OLEGÁRIO BENQUERENÇA DEFENDE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOS ÁRBITROS, MAS...

Olegário Benquerença manifestou-se esta segunda-feira a favor da profissionalização da arbitragem. O juiz internacional falou na sequência do anúncio de Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem, que no sábado revelou que a profissionalização vai avançar já esta temporada com um projecto-piloto, que integrará um número restrito de juízes, que serão conhecidos brevemente.
Benquerença garantiu que a profissionalização não vai ser a solução para todos os problemas, mas mostrou estar cem por cento de acordo com ela. «Do exterior da arbitragem surgem pensamentos que levam que se pense que a profissionalização é por si só a resolução de todos os problemas do futebol», disse em declarações à Agência Lusa. «Quem pensa assim está enganado. Os jogadores são profissionais e falham golos e passes. Os árbitros não vão deixar de errar isso é certo».
Mas vão errar menos. E estar mais aptos a tomar decisões sem pressão. «Com a criação de rotinas e a sistematização de procedimentos e métodos, os árbitros vão estar mais aptos para antecipar e prever situações de eventual decisão», adiantou. «Ser profissional pressupõe mais disponibilidade para a função e maior carga de trabalho para o exercício das actividades». Olegário Benquerença falou, de resto, à margem de um estágio que 25 árbitros e 52 assistentes da primeira categoria estão a realizar na Escola Naval, até 3 de Agosto. «Estamos empenhados em cumprir o estágio com rigor, espírito militar e sacrifício. O resultado final trará melhoria na coesão de equipa, no espírito de equipa, melhor coordenação e melhoria da qualidade do nosso desempenho».

3...2...1...PARTIDA

Foi sob forte calor que os árbitros e árbitros assistentes deram ontem o pontapé de saída das provas físicas, destinadas a apurar a condição de cada um ao fim de uma semana de preparação. O Complexo Desportivo Carla Sacramento, na Cruz de Pau, foi o “laboratório” escolhido para este tipo de exames, sendo que os testes de velocidade e de resistência foram o prato principal do primeiro dia, com os diferentes juízes a serem divididos em vários grupos. A avaliação será feita diariamente pelos técnicos, e os resultados apenas serão divulgados no fim destes sete dias de estágio, em regime de internato.
Aliás, a escolha de um ambiente militar é, para Vítor Pereira, uma forma de “simular e treinar o espírito de sacrifício”, além de “reforçar a disciplina” entre os formandos. “A Escola Naval é o local ideal para a concretização dos nossos objectivos. Queremos formar um grupo mais competente e coeso”, acrescentou.
De referir ainda que Hermínio Loureiro – que ontem não pôde comparecer por motivos profissionais – irá marcar presença no decorrer do estágio, assim como Mariano Barreto, conhecido treinador e antigo preparador-fisico, também convidado para este estágio.

sexta-feira, 27 de julho de 2007

OLEGÁRIO BENQUERENÇA NO MUNDIAL SUB-17

O árbitro internacional português, Olegário Benquerença (AF Leiria), faz parte do quadro de juizes que a FIFA nomeou para a fase final do Campeonato do Mundo de Sub-17 Coreia do Sul 2007, que terá lugar entre os dias 18 de Agosto e 9 de Setembro.

Os árbitros assistentes José Cardinal e Bertino Miranda (ambos da AF Porto) viajarão, igualmente, para o Oriente para participarem na competição, que junta 24 selecções dos quatro cantos do Mundo.

Eis a composição dos agrupamentos:
Grupo A: Costa Rica, Coreia do Sul, Peru e Togo;
Grupo B: Nova Zelândia, Brasil, Inglaterra e Coreia do Norte;
Grupo C: Espanha, Argentina, Honduras e Síria;
Grupo D: França, Japão, Nigéria e Haiti;
Grupo E: Estados Unidos, Tunísia, Bélgica e Tajiquistão;
Grupo F: Gana, Alemanha, Colômbia e Trindade e Tobago.

ÁRBITROS PORTUGUESES VÃO ESTAGIAR NO ALFEITE!!!

Os árbitros da primeira categoria vão participar num estágio realizado na Escola Naval do Alfeite, ao abrigo de um acordo entre a Liga de clubes e a Marinha, anunciou hoje o organismo sediado no Porto.
O “Estágio Progresso II”, entre 28 de Julho e 3 de Agosto, contará com a presença de 25 árbitros e 52 árbitros assistentes e servirá também para a realização dos primeiros testes físicos e escritos da época 2007/08.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

LIGAS IBÉRICAS DISCUTEM PROFISSIONALISMO NA ARBITRAGEM

O presidente da Liga Portuguesa, Hermínio Loureiro, encontra-se hoje, em Madrid, com o homólogo espanhol, Jose Luis Astiazaran, na “primeira de muitas reuniões para tratar problemas comuns”. O profissionalismo da arbitragem deve ser o ponto de debate.

terça-feira, 24 de julho de 2007

JORGE SOUSA NA TAÇA UEFA

O juiz portuense Jorge Sousa foi designado para arbitrar o encontro KS Besa - FK Bezanija, da Taça UEFA, que se irá realizar no dia 2 de Agosto de 2007, na Albânia.
A restante equipa de arbitragem é constituída por Serafim Nogueira e Alfredo Braga, como árbitros-assistentes e João Vilas Boas, nas funções de 4º árbitro.

SANDRA BASTOS NO MINI TORNEIO DE FUTEBOL FEMININO

A árbitra internacional portuguesa Sandra Bastos foi nomeada para actuar no Mini Torneio da UEFA de Futebol Feminino, que se irá realizar de 8 a 15 de Agosto, na Macedónia. Maria João Freire, árbitra-assistente, também vai marcar presença nesta prova.

ÁRBITROS PORTUGUES NA «CHAMPIONS»

João Ferreira e Duarte Gomes foram nomeados para arbitrar jogos relativos à segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões, que se disputam a 7 e 8 de Agosto. João Ferreira, de Setúbal, vai dirigir o Shaktar Donetsk-Derry City/FC Pyunik, na Ucrânia, sendo coadjuvado por José Ramalho e Sérgio Serrão (assistentes) e Elmano Santos (4.º árbitro).
Duarte Gomes, de Lisboa, vai arbitrar o Slavia Praga-Dudelange/Ilina, na República Checa, chefiando uma equipa de arbitragem composta por Sérgio Lacroix e Tiago Trigo (assistentes), e Pedro Henriques (4.º árbitro).

segunda-feira, 23 de julho de 2007

QUADROS DA FPF PARA A ÉPOCA 2007/2008

Conheça os nomes dos árbitros, árbitros assistentes e observadores que estarão ao serviço da Federação Portuguesa de Futebol na Época 2007/2008.
Consulte os quadros dos árbitros com ligação ao site da apaf. (
AQUI)

PEDRO PARATY NOMEADO PARA TORNEIO DE FUTSAL DA UEFA

O internacional portuense, Pedro Paraty, foi nomeado pela UEFA para estar presente no Mini Torneio de Futsal, organizado por esta entidade, e que se irá realizar de 11 a 16 de Agosto na Áustria.Recordo que recentemente Pedro Paraty foi nomeado para estar no Europeu Universitário de Futsal, que vai decorrer na Eslovénia, de 23 a 29 de Julho.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

«NUNCA PASSEI POR ALGO ASSIM», OLEGÁRIO BENQUERENÇA

Olegário Benquerença foi a última pessoa para quem Fehér olhou antes de cair inanimado no relvado. Tinha acabado de ver um cartão amarelo, esboçou um sorriso irónico para o árbitro e perdeu a consciência. Um momento trágico que o juiz nunca vai esquecer.Em declarações à SIC Notícias, Olegário Benquerença recordou os últimos instantes de vida do malogrado atleta e não escondeu a emoção por tão trágico momento: «O cartão amarelo foi absolutamente pacífico, não houve qualquer tipo de discussão. O cartão foi mostrado porque ele retardou o recomeço do jogo. Sorriu e caiu inanimado e daí a minha surpresa quando o vi cair. O sorriso e a forma como olhou para mim não faziam prever o que se passou a seguir».O árbitro confessou ter-se apercebido de que algo de anormal se passava quando viu a forma como Fehér caiu no relvado: «Percebi que algo de grave se passava. Porque quando um jogador cai ou simula uma queda, mexe-se e ele ficou completamente inanimado».As especulações de que a reanimação e o transporte para o hospital tenham sido lentos, não merecem, na sua opinião, qualquer crédito: «Tudo foi feito e da melhor forma possível».Chocado, o árbitro confessou que nunca vai esquecer este momento da sua carreira: «Nunca passei por nada assim. Nada se pode comparar com a perda de uma vida humana. Foi demasiado marcante e foi sobretudo triste ver o sofrimento e o desespero dos outros jogadores e dos que o tentavam salvar».

PORQUE NÓS ÁRBITROS TAMBÉM SOMOS HUMANOS...

PARABÉNS MIKLOS FEHER!!!



(Um grande tributo a Miklos Feher que fazia hoje 28 Anos)

AFBEJA - EQUIPAS DE ARBITRAGEM NOS NACIONAIS

  • Carlos Nilha (Árbitro Assistente da 1ª Liga) - Irá fazer equipa com João Capela (Árbitro - A.F.Lisboa) e Paulo Castro (Árbitro Assistente - A.F.Santarém)
  • Marco Trombinhas (Árbitro 2ª Categoria) - Árbitros Assistentes: Efectivos - Ricardo Cabecinha e Luis Cesário; Suplente - Luís Diogo
  • Luís Lameira (Árbitro 3ª Categoria), Árbitros Assistentes: Efectivos - Luís Ralha e António Coimbra
  • Tiago Canário (Árbitro 3ª Categoria), Árbitros Assistentes: Efectivos - Rui Sesifredo e André Baltasar; Suplente - António Guerreiro
  • Edgar Gaspar (Árbitro 3ª Categoria), Árbitros Assistentes: Efectivos - António Bernardino e Sérgio Teixeira; Suplente - Ricardo Diogo
  • Dinis Gorjão (Árbitro 3ª Categoria), Árbitros Assistentes: Efectivos - Filipe Aurélio e Bruno Vieira; Suplente - Daniel Lança
  • João Constantino (Árbitro 3ª Categoria), Árbitros Assistentes: Efectivos - João Jacinto e João Pereira; Suplente - Jorge Fragoso.

Fonte: http://nafan.blogs.sapo.pt/

OLEGÁRIO BENQUERENÇA NO MUNDIAL SUB-17

O árbitro internacional de Leiria foi nomeado para estar presente no Campeonato do Mundo de sub-17 a realizar na Coreia.Esta competição irá decorrer de 18 de Agosto a 9 de Setembro em oito cidades coreanas.

quinta-feira, 19 de julho de 2007

PEDRO PARATY NOMEADO PARA O EUROPEU UNIVERSITÁRIO

O árbitro internacional Pedro Paraty vai estar presente no Europeu Universitário de Futsal, que vai decorrer na Eslovénia, de 23 a 29 de Julho.
Mais uma presença da arbitragem portuguesa num evento internacional, que vai contar com a participação de uma equipa portuguesa, a Académica.

PAULO PARATY NA TAÇA UEFA

O árbitro português Paulo Paraty vai dirigir o encontro entre o MK Llina e o F91 Dudelange, a contar para a segunda mão da segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
De referir que Paraty vai ser auxiliado por José Ramalho e João Santos, enquanto Carlos Xistra será o quarto árbitro desta partida, que se vai disputar no próximo dia 25 de Julho, na Eslováquia.

terça-feira, 17 de julho de 2007

LUIS LAMEIRA - ÁRBITRO DE BEJA, ALVO DE PROCESSO DISCIPLINAR

A Federação Portuguesa de Futebol, decidiu instaurar um processo disciplinar ao árbitro bejense, Luis Miguel Neves Lameira, "em virtude de indicios de corrupção em jogos oficiais por convolação em processo disciplinar dos processos de avariguações nº. 7-03/04 e 16-03/04".

O TÃO ESPERADO ENSAIO FOTOGRÁFICO!!!


(Clique na imagem e veja as restantes fotografias)

sexta-feira, 13 de julho de 2007

APITO DE LATA COM A REVISTA "O ÁRBITRO"

REVISTA "O ÁRBITRO" Nº 128

BANDEIRINHA ANA PAULA FALA COM INTERNAUTAS

A bandeirinha Ana Paula Oliveira, que posou nua para a Playboy de julho, vai bater um papo com os internautas do Cosmo e do iG nesta sexta-feira (13/7) às 17h.Profissional desde 1998, quando passou a fazer parte do quadro de árbitros da Federação Paulista de Futebol (FPF), Ana Paula Oliveira teve uma ascensão meteórica na carreira, destacando-se pelo profissionalismo em campo. Em 2001, já estava apitando jogos da primeira divisão paulista. Hoje, ela quer vôos mais altos. O sonho da assistente, natural de Hortolândia, é ter o passaporte carimbado para a Copa de 2010. Sobre futebol, ela garante que a paixão está na arbitragem mesmo: "Não torço para nenhum time. Comecei com a arbitragem aos 14 anos e, desde então, minha torcida é para que o trio envolvido numa partida se saia bem. Torço pelo juiz, por mim e pelo outro bandeirinha".

quinta-feira, 12 de julho de 2007

ALTERAÇÕES AO REG. DE ARBITRAGEM DA LPFP

Conheça as alterações ao Regulamento de Arbitragem da Liga Portuguesa de Futebol Profissional para a Época 2007/2008 consultando o link associado.

Link associado

segunda-feira, 9 de julho de 2007

LIGA INGLESA EXPERIMENTA O "OLHO DE FALCÃO"

A Primeira Liga inglesa de futebol vai experimentar o sistema electrónico "olho de falcão", já utilizado no ténis, para confirmar se as bolas entraram na baliza. Segundo afirmou à BBC o criador do sistema, existe um "contrato" com a liga inglesa, mas que "será usado pelos árbitros e não pelas televisões".
"O processo terá de ser submetido à Premier League e depois à Federação Internacional de Futebol (FIFA). Se ultrapassarmos essas etapas, haverá um período de ensaios em jogos e depois colocaremos o sistema em todos os estádios", explicou.
O Presidente da UEFA, o francês Michel Platini, é contra a instauração da "arbitragem-vídeo", mas afirmou ser favorável à adopção de sistemas electrónicos para definir se a bola entrou ou não, em caso de dúvida. O espanhol Rafael Nadal, que defronta hoje o suíço Roger Federer na final do Torneio de Wimbledon, criticou quinta-feira o "hawk-eye", afirmando que o mesmo não é infalível. O primeiro desporto a utilizar este sistema foi o cricket.

TOQUES PARA UMA BOA ARBITRAGEM!!!

Não é difícil imaginar a pressão que um juiz de futebol (árbitro – regra 05) sofre durante os 90 minutos de uma partida (duração da partida – regra 07). Com certeza, são poucos os que gostariam de estar no lugar dele. Podemos dar o exemplo da partida Belenus x Cotai, uma simples decisão de campeonato amador da cidade de Vinhedo, interior de São Paulo, na qual fatores extra-campo deram uma notoriedade maior ao evento. Na semana do jogo houve um debate promovido por uma rádio local, na qual dirigentes de ambas as equipes travaram uma verdadeira guerra, insinuando que o campeonato poderia ser decidido pelo “apito amigo”. Uma simples partida de futebol transformado em uma batalha, transferindo ainda mais responsabilidade ao árbitro. A simples presença de uma emissora de rádio ou de televisão pode interferir no trabalho do árbitro, provocando uma dose maior de ansiedade e de insegurança, pois ao tentar não errar, e buscar uma perfeição, certamente colocará mais pressão em seu estado emocional. Ao sofrer uma tensão muito forte, esse profissional pode cometer alguns erros. Também é natural que com tantas cobranças e principalmente com sua responsabilidade ampliada, o árbitro tenha momentos de instabilidade em seu estado emocional. Um outro fator, embora que negado pela maioria dos árbitros, diz respeito à pressão que a torcida exerce sobre o mesmo. Ao negar isto, o árbitro poderá mostrar sua fragilidade e colocar sua atuação em risco. É importante dividir tais situações com os seus assistentes (árbitro assistente – regra 06) numa conversa antes da partida e colocando em ação um plano de jogo. Ainda antes de entrar no campo de jogo, além do conhecimento das regras, o árbitro deve ter tranqüilidade, segurança e principalmente a lealdade e o companheirismo de seus assistentes. Um simples exercício de relaxamento pode ser importante para reduzir o nervosismo antes de uma partida. O árbitro de futebol deve procurar estar sempre focado no jogo, correr com a maior simplicidade, estar de bem consigo mesmo, de bem com sua família e com quem vai atuar. Uma boa noite de sono é o maior exercício de relaxamento que ele poderá ter antes do jogo. O mau desempenho do árbitro em uma partida decisiva pode influenciar sua atuação em outras menos importantes.

sexta-feira, 6 de julho de 2007

CURSO DE ÁRBITROS DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU

DESTINATÁRIOS:
Jovens de ambos os sexos dos 14 aos 31 anos.


INSCRIÇÕES:
Até 30 de Agosto de 2007 estão abertas inscrições para o curso de Árbitros de Futebol e Futsal, que terá o seu início no mês de Setembro de 2007.

CONDIÇÕES:
- Sejam Nacionais de um País comunitário ou beneficiem do estatuto de dupla nacionalidade.
- Residam na área do Distrito do Conselho de Arbitragem da Associação em que se inscrevem.
- Não sofram de incapacidade civil, interdição ou inabilitação.
- Não tenham sido condenados, por sentença com trânsito em julgado, por crime doloso com pena de prisão preventiva.
- Não sejam portadores de doença ou defeito físico incompatível com a prática da arbitragem.
- Tenham o mínimo de 1,60m de altura.
- Tenham habilitação literária mínima nacional ou equivalente.

LOCAL DO CURSO:
Auditório da Associação de Futebol de Viseu, ou noutras localidades se o número de candidatos assim o justificar.

LOCAL DE INSCRIÇÃO:
ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU
Das 14 às 18 horas e das 20 às 23horas
Telefs: 232425586 ou 232424859
Fax: 232424574
Email: arbitragem.afv@fpf.pt

QUADRO DE ÁRBITROS, A. ASSISTENTES E OBSERVADORES - ÉPOCA 2007/08 - A.F.E.

O conselho de arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, comunicou no dia 28 de Junho o quadro de árbitros da 1ª, 2ª e 3ª categorias para a época 2007/08. O "Apito de Lata" deixa aqui a lista dos árbitros do conselho de arbitragem da Associação Futebol de Évora que participarão nas provas nacionais a época que se aproxima.
Árbitros de Fut. 11 - 2ª Categoria Nacional
  • Hugo José Almeida Cardoso
  • José Pedro Esturrado Godinho
  • Luis Martins Catita da Silva

Árbitros de Fut. 11 - 3ª Categoria Nacional

  • Hugo Miguel Lobato Quintino
  • Joaquim Filipe Moisés Gato
  • Pedro Miguel Matias Mansinho

A. Assistentes de Fut. 11 - 1ª Categoria

  • Manuel António Candeias Quadrado

A. Assistentes de Fut. 11 - 2ª Categoria

  • Diamantino José Lopes Costa
  • Diamantino Manuel Silva Guerreiro
  • Gonçalo Nuno Lopes Bráulio
  • José Carlos Glandim Chilrito
  • Vasco António Grilo Gadelha

Árbitros Futsal - 3ª Categoria

  • Leonel José Conceição Craveiro

Obrservadores Fut. 11 - 1ª Categoria

  • José João Mendes Pratas
  • João Manuel Paias Gaspar

Obrservadores Fut. 11 - 2ª Categoria

  • Américo João Calado Gonçalves
  • Jerónimo Vitor Alves Oliveira
  • João António Lopes Mateus
  • João Rosa Penicho
  • José António Bilro Coelho
  • José Elviro Almeida Serra
  • José Joaquim Bravo Pinto
  • Sebastião Machado Fernandes

quarta-feira, 4 de julho de 2007

IMAGENS TELEVISIVAS PASSAM A CONTAR PARA AVALIAÇÃO DOS ÁRBITROS

As imagens televisivas vão passar a contar para a avaliação dos árbitros, anunciou Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem (CA) da Liga, no decorrer da Assembleia Geral do organismo, que decorreu no Porto.Esta introdução insere-se no novo modelo de observação e classificação de árbitros, assistentes e observadores para a nova época. Também o relatório técnico foi sujeito a alterações, com o seu preenchimento a revelar-se mais simples e objectivo, garantiu Vítor Pereira, e a eliminação da nota ao grau de dificuldade do jogo.O presidente da CA admitiu, ainda, que está em andamento a preparação de um projecto-piloto para a profissionalização de um pequeno grupo de árbitros, algo a implementar já esta temporada. Nesta primeira fase, Vítor Pereira esclareceu, no entanto, que o regime laboral não é de exclusividade, ainda que a arbitragem seja a actividade prioritária.No que respeita à preparação dos árbitros, estes contarão com nove centros de treino espalhados pelo país, nos quais serão acompanhados por um preparador físico, um técnico de arbitragem e um psicólogo.

ARBITRAGEM DA A.F.BEJA: QUADRO NACIONAL 2007/ 2008

O Concelho de Arbitragem da Associação de Futebol de Beja, vai contar com nove elementos nos Quadros Nacionais 2007/ 2008. Faltam ainda conhecer os Observadores da Liga e Federação.
O Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Beja conta, nesta altura, com nove elementos na próxima temporada nos Quadros Nacionais, de futebol de onze e futsal, faltando ainda conhecer as listagens de Observadores da Liga e da Federação.
De acordo com os comunicados oficiais da Federação Portuguesa de Futebol dados a conhecer no dia 28 de Junho, Beja vai ter seis árbitros e dois árbitros assistentes no futebol de onze e, um observador no futsal.
Marco Trombinhas, promovido a temporada passada, vai ser o principal representante da arbitragem bejense, englobando o quadro da 2ª categoria.
No escalão seguinte, Beja, terá cinco juízes: Edgar Gaspar, Luís Lameira e Tiago Canário, que transitam na categoria e os recém promovidos, José Dinis Gorjão e João Constantino. Como árbitros assistentes, Carlos Nilha, mantém a categoria, continuando no escalão, máximo, actuando nas competições da Liga Profissional, enquanto que Ricardo Cabecinha, integra o quadro da 2ª categoria, participando nas competições da FPF.
Finalmente, José Teodósio, vai ocupar um lugar no Quadro de Observadores de futsal, categoria em que se vai estrear na temporada 2007/ 2008.
Falta conhecer a composição dos Quadros de Observados da Liga e Federação, com Albano Fialho, a estar no grupo principal e Jorge Fontes na 2ª categoria.

terça-feira, 3 de julho de 2007

A.F.ÉVORA FICA EM 22º (ULTIMO) NO TORNEIO "LOPES DA SILVA"

22º Lugar - Selecção Sub-14 da Associação de Futebol de Évora

segunda-feira, 2 de julho de 2007

COMO SER ÁRBITRO?

A Federação Portuguesa de Futebol, em parceria com as Associações de Futebol de todo o país, promove cursos de candidato a árbitro para todos os interessados. Inscreva-se na Associação de Futebol da sua àrea de residência. Para aceder aos contactos das Associações de Futebol, queira consultar a tabela seguinte:

ARBITRAGEM - NORMAS DE CLASSIFICAÇÃO

ÉPOCA 2007/2008 JÁ ARRANCOU OFICIALMENTE

A temporada desportiva 2007/2008 já começou. Oficialmente esse início deu-se no dia 1 de Julho.